Quadro: Pôr-do-sol
Norman Rockell. Pôr-do-sol,
1926.
Fonte: Livro-
PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª
edição - Atual Editora -1998 – p. 136-7.
Entendendo o quadro:
01 – Os elementos que
compõem esse quadro fazem imaginar uma história. Observe as personagens, o modo
como estão vestidas e como se abraçam; veja também a expressão do cão, os
objetos que estão no chão e as margaridas que pendem da mão da menina.
a) Pelas roupas, pelo cabelo e pelo porte físico dos garotos, que idade você acha que eles têm?
Eles são pré-adolescentes, devem ter entre 9 e 11 anos.
b) A quem, provavelmente, pertencem a vara de pescar e as minhocas?
Provavelmente ao menino.
c) O que possivelmente eles faziam antes de se encontrarem?
Provavelmente ela colhia flores no campo e ele estava indo pescar.
02 – Observe a postura das
duas personagens. O garoto tem o corpo ereto, enquanto a garota tem o corpo
inclinado: a parte superior do corpo dela está próxima do garoto, mas as pernas
estão distantes.
a) Levante hipóteses: Que tipo de movimento o garoto deve ter feito com os braços para que ela ficasse nessa posição?
Ele deve tê-la puxado ao seu encontro.
b) O que esse abraço sugere quanto ao relacionamento existente entre eles?
Que se inicia um namoro entre eles.
c) Esse tipo de comportamento é condizente com os traços infantis dos dois?
Não.
03 – Observe o cão, seus
olhos e sua expressão.
a) A quem você acha que ele pertence?
Ele pode pertencer a um ou a outro: pode ser o companheiro de pesca
do menino ou a companhia da menina em seus passeios.
b) Que tipo de sentimento seus olhos transmitem?
Transmitem tristeza.
c) Por que você acha que ele está se sentindo assim?
Provavelmente porque ele perdeu o(a) companheiro(a), que agora tem
outra companhia.
04 – Em parte crianças, em
parte adultos, os garotos estão começando a viver a fase da adolescência. Com
base nisso, observe que o quadro pode ser dividido em duas partes: do banco
para baixo, está o mundo infantil, das brincadeiras, da diversão. Acima do
banco, está o mundo adulto, que se inicia com a adolescência.
a) Do banco para baixo, que elemento(s) se associa(m) à infância abandonada:
·
Pela menina? As
flores, principalmente, e as pernas distantes.
·
Pelo menino? A vara
de pesca, principalmente. O cão é um elemento que pode estar ligado tanto a um
quanto a outro.
b) Do banco para cima, que elemento(s) se associa(m) à iniciação à fase adulta?
O abraço entre eles, o corpo reclinado dela.
05 – Observe o banco em que
as personagens estão sentadas. Perceba a fragilidade dos troncos de sustentação
e como aa tábua central está vergada. Supondo que o banco simbolize a linha
divisória entre o mundo infantil e o mundo adulto, o que significa, na sua
opinião, a fragilidade do banco?
A insegurança, as dificuldades e
incertezas da fase adolescente.
06 – As personagens do
quadro olham para o sol que se põe. Por essa razão, a tela se intitula
Pôr-do-sol. No contexto, porém, esse título pode ganhar outros significados.
Como você sabe, o pôr-do-sol é a transição do dia para a noite e marca o
momento a partir do qual ocorre a substituição do sol pela lua e pela estrelas.
a) Qual a semelhança existente entre o dia que finda e a infância das personagens?
As personagens vivem um momento de transição entre a infância e a
fase adulta. Logo, a infância equivale ao dia que termina.
b) Que relação existe entre a noite que se aproxima e o momento que eles estão vivendo no presente?
A noite representa uma fase nova da vida, uma fase ainda desconhecida e cheia de incertezas, tal qual o futuro que se abre para esses adolescentes
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