História: Brinquedo LEGO
Seu filho de 12 anos, Godtfred, o ajudava.
Dois anos depois, com seis
funcionários, deu à sua empresa o nome de LEGO, juntando as primeiras letras
das palavras Leg Godt que significavam “boa brincadeira”.
Seu lema era “Só o melhor é bom o
suficiente”. Em 1949, criou o brinquedo LEGO, tijolinhos de plástico que juntos
podiam se transformar em casas, carros e em tudo o mais que a imaginação
permitisse. Para se ter uma ideia, com seis tijolinhos pode-se obter
102.981.500 combinações diferentes.
Ole Kirk Christiansen morreu em 1958,
aos 67 anos, e seu filho Godtfred assumiu a companhia.
Hoje o Grupo LEGO emprega mais de 9400
pessoas, em 140 países, ocupando a posição de líder mundial no segmento de
brinquedos.
Os brinquedos LEGO atendem a crianças
de três meses a dezesseis anos, que, além de brincar com os famosos tijolinhos,
podem conhecer os parques temáticos Legoland localizados na Dinamarca,
Inglaterra e Estados Unidos, construídos com milhões de peças. [...]
Maria Cristina Von
Atzingen. A história dos brinquedos – Para as crianças conhecerem e os adultos
se lembrarem. São Paulo: Alegro, 2001. p. 153-4.
Fonte: Livro-
PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 6ª Série – 2ª
edição - Atual Editora – 2002 – p. 228-9.
Entendendo a história:
01 – De que se trata esse
texto?
Conta a história
da criação do brinquedo LEGO.
02 – Por quem foi criado
este brinquedo? Qual era sua profissão?
Foi criado em 1932, por Ole Kirk
Christiansen. Era marceneiro.
03 – Quem ajudava ele no começo?
Qual era a sua idade?
Seu filho Godtfred. Tinha 12 anos de
idade.
04 – Quantos empregados
possui o Grupo LEGO? E em quantos países ele ocupa a posição de líder?
Hoje possui mais
de 9.400 pessoas. E está em 140 países.
05 – Leia esta oração:
“Em
1932, um marceneiro dinamarquês começou um pequeno negócio.”
a) Identifique o sujeito da oração.
Um marceneiro dinamarquês.
b) Destaque o núcleo do sujeito.
Marceneiro.
c) Qual é a classe gramatical das palavras que acompanham o núcleo do sujeito?
Um: artigo; Dinamarquês: adjetivo.
06 – Observe o predicado da
mesma oração.
a) Qual é o objeto do verbo começar?
Um pequeno negócio.
b) Identifique o núcleo do objeto e a classe gramatical a que ele pertence.
Negócio; substantivo.
c) Identifique a classe gramatical a que pertencem as palavras que acompanham o núcleo do objeto.
Um: artigo indefinido; Pequeno: adjetivo.
07 – Compare:
Um
marceneiro dinamarquês começou um pequeno negócio.
Marceneiro começou negócio.
Que papel têm as palavras que acompanham os núcleos do sujeito e do objeto nessa orações?
Elas determinam,
indeterminam e qualificam os núcleos.
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