sexta-feira, 18 de março de 2022

HISTÓRIA: BRINQUEDO LEGO - MARIA CRISTINA VON ATZINGEN - COM GABARITO

 História: Brinquedo LEGO

        Em 1932, na Dinamarca, um marceneiro chamado Ole Kirk Christiansen começou um pequeno negócio fabricando tábuas de passar roupa, escadas portáteis e brinquedos de madeira.

        Seu filho de 12 anos, Godtfred, o ajudava.

        Dois anos depois, com seis funcionários, deu à sua empresa o nome de LEGO, juntando as primeiras letras das palavras Leg Godt que significavam “boa brincadeira”.

        Seu lema era “Só o melhor é bom o suficiente”. Em 1949, criou o brinquedo LEGO, tijolinhos de plástico que juntos podiam se transformar em casas, carros e em tudo o mais que a imaginação permitisse. Para se ter uma ideia, com seis tijolinhos pode-se obter 102.981.500 combinações diferentes.

        Ole Kirk Christiansen morreu em 1958, aos 67 anos, e seu filho Godtfred assumiu a companhia.

        Hoje o Grupo LEGO emprega mais de 9400 pessoas, em 140 países, ocupando a posição de líder mundial no segmento de brinquedos.

        Os brinquedos LEGO atendem a crianças de três meses a dezesseis anos, que, além de brincar com os famosos tijolinhos, podem conhecer os parques temáticos Legoland localizados na Dinamarca, Inglaterra e Estados Unidos, construídos com milhões de peças. [...]

Maria Cristina Von Atzingen. A história dos brinquedos – Para as crianças conhecerem e os adultos se lembrarem. São Paulo: Alegro, 2001. p. 153-4.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 6ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 228-9.

Entendendo a história:

01 – De que se trata esse texto?

      Conta a história da criação do brinquedo LEGO.

02 – Por quem foi criado este brinquedo? Qual era sua profissão?

      Foi criado em 1932, por Ole Kirk Christiansen. Era marceneiro.

03 – Quem ajudava ele no começo? Qual era a sua idade?

      Seu filho Godtfred. Tinha 12 anos de idade.

04 – Quantos empregados possui o Grupo LEGO? E em quantos países ele ocupa a posição de líder?

      Hoje possui mais de 9.400 pessoas. E está em 140 países.

05 – Leia esta oração:

        “Em 1932, um marceneiro dinamarquês começou um pequeno negócio.”

a)   Identifique o sujeito da oração.

Um marceneiro dinamarquês.

b)   Destaque o núcleo do sujeito.

Marceneiro.

c)   Qual é a classe gramatical das palavras que acompanham o núcleo do sujeito?

Um: artigo; Dinamarquês: adjetivo.

06 – Observe o predicado da mesma oração.

a)   Qual é o objeto do verbo começar?

Um pequeno negócio.

b)   Identifique o núcleo do objeto e a classe gramatical a que ele pertence.

Negócio; substantivo.

c)   Identifique a classe gramatical a que pertencem as palavras que acompanham o núcleo do objeto.

Um: artigo indefinido; Pequeno: adjetivo.

07 – Compare:

        Um marceneiro dinamarquês começou um pequeno negócio.

        Marceneiro começou negócio.

        Que papel têm as palavras que acompanham os núcleos do sujeito e do objeto nessa orações?

      Elas determinam, indeterminam e qualificam os núcleos.

 

 

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