terça-feira, 8 de março de 2022

ANÚNCIO: NEON UM CARRO QUE DESTACA VOCÊ - VEJA.SP. - COM GABARITO

 Anúncio: Neon um carro que destaca você

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjBL0zytkMgdGgNc0-Sa1F0LTxw0Ostf7Ui1JEXtO3tu33vgnKwDEuE16UvXushfi7k-gsRTytjrap0wOdHTTVS5QxvVrHG04YbR7C5yYfrLCLqKXPNWYz3Mgy1H8LBL5Qgs3nLpul9nPyHZnLUHzYqnIQmz_tNihxdiBrcr77jF_ZYQukDj2P0yX15=s259



        Neon é uma ideia luminosa que a Chrysler trouxe para o Brasil. Ter um Neon significa evidenciar o valor que você dá a sua individualidade. Neon é um carro único no design. Por isso, ele destaca você. É único também na sua concepção. [...] Desempenho, melhor dirigibilidade, conforto e segurança. Tudo isso num único carro. Ou melhor, num carro único. Você precisa conhecer o Chrysler Neon. O carro que destaca você. E que vai ser destaque na avenida, na rua, na estrada, em qualquer lugar. Privilege Service, garantia de assistência técnica 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para maiores informações ligue 0800-172322.

Veja. SP. 14/8/1996.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 183-4.

Entendendo o anúncio:

01 – O anúncio promove o automóvel importado Neon, da Chrysler. Observe os sentidos d palavra néon:

        Néon: s. m.(o) 1. Elemento químico gasoso [...] raro, inerte, existente na atmosfera, usado em iluminação e tubos de televisão. 2. Anúncio luminoso em que se emprega esse gás.

Sacconi. Minidicionário da língua portuguesa. São Paulo: Atual, 1996.

a)   Ao atribuírem esse nome ao carro, qual dos dois sentidos da palavra néon os fabricantes quiseram associar a ele, na sua opinião?

O 2° sentido, isto é, a ideia de um carro que brilha por si só.

b)   Identifique no texto um trecho que comprove sua resposta anterior.

Neon é uma ideia luminosa.

c)   Que relação existe entre esse sentido da palavra néon e os verbos evidenciar e destacar, empregados no texto?

Os verbos têm relação com a ideia de luz, ou seja, de iluminar, chamar a atenção sobre algo ou alguém.

d)   Repare na imagem do carro. Perceba que ele está semi-iluminado, como se estivesse recebendo um foco de luz em sua lateral direita (à nossa esquerda. Que relação há entre esse jogo de sombra e luz e o nome do carro?

O jogo de sombra e luz reforça o que o texto informa: “uma ideia luminosa que a Chrysler trouxe para o Brasil”.

02 – A palavra único é empregada quatro vezes no texto, duas em trocadilho:

        “Tudo isso num único carro. Ou melhor, num carro único”.

a)   Que diferença de sentido há entre essas duas frases?

Na 1ª frase, o anunciante deseja informar que todas as vantagens mencionadas estão “num só carro”; na 2ª frase, sua intenção é dizer que não há outro carro igual a esse, ele é diferente, singular.

b)   Em uma entrevista, o publicitário Roberto Duailibi comentou que um dos recursos de maior efeito publicitário é o trocadilho: “O trocadilho ainda é uma arma, e a rima parece que está fora de moda”. Na sua opinião, por que o trocadilho pode facilitar a comercialização do carro anunciado?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O trocadilho chama a atenção do consumidor sobre o texto veiculado – o que é exatamente o desejo do anunciante, pois assim o consumidor memoriza o anúncio e identifica o produto.

03 – A pesquisadora Nelly de Carvalho afirma:

        “Em sua forma de integrar, a linguagem publicitária se caracteriza pelo reforço do individualismo. Ao concentrar o receptor em si próprio, egoisticamente [...] está dizendo que o que interessa é sua roupa, sua casa, sua saúde.”

Publicidade – A linguagem da sedução. São Paulo: Ática: 1993. p. 13.

a)   Na sua opinião, o anúncio do carro Neon serve de exemplo à afirmação acima? Justifique sua resposta com palavras e expressões do texto do anúncio.

Todo o texto está voltado para esse fim, como comprovam as palavras e trechos: “seu estilo de dirigir”, “evidenciar o valor que você dá a sua individualidade”, “carro único”, “ele destaca você”, “o carro que destaca você”, “vai ser destaque na avenida”, “Privilege Service”.

b)   Um dos argumentos fortes na linguagem publicitária é a ideia de que o consumidor pode ser um “vencedor”, isto é, a ideia de que, fazendo uso do produto oferecido, o consumidor estaria em melhores condições para vencer a competição social. Destaque do texto do anúncio um trecho em que se verifique esse tipo de argumento.

Por isso, ele destaca você. / E que vai ser destaque...

04 – O texto de Ciro Marcondes estudado neste capítulo refere-se à publicidade na TV, veículo de comunicação em que as imagens têm movimento, há som, vozes e o texto verbal é ouvido. O anúncio da Chrysler foi publicado numa revista – portanto, as imagens são estáticas e o texto verbal é lido.

a)   Considerando que Neon é um carro importado, caro e de luxo, qual veículo é mais adequado para atingir seu público-alvo: a TV ou a revista? Por quê?

A revista, cujo público leitor tem um poder aquisitivo mais alto que o grande público da tevê. Pela revista, o anunciante atinge mais diretamente seu público-alvo.

b)   Observe o vocabulário empregado no texto do anúncio. Que palavras do texto comprovam a opção por um público de nível cultural e social mais elevado?

Palavras como evidenciar, individualidade, concepção, design e dirigibilidade.

c)   Segundo Ciro Marcondes, a publicidade na TV é “um reforço diário das ideologias, do princípio da valorização das aparências, da promoção de símbolos de status”. Você acha que esse comentário também serve para o anúncio da Chrysler? Por quê?

Sim, porque o anúncio valoriza as aparências sociais e procura envolver o consumidor prometendo-lhes status.

d)   De acordo com Ciro Marcondes, a publicidade é produzida para reforçar “as desigualdades e os problemas sociais”. Você acha que o anúncio da Chrysler aceita e reforça as diferenças sociais? Justifique sua resposta com elementos do anúncio.

Sim, pois incentiva o consumidor a ser diferente, a ser destaque entre as demais pessoas.

e)   Ciro Marcondes afirma que as pessoas são seduzidas por alguma coisa que está fora e muito além do produto anunciado. No caso do anúncio da Chrysler, o que é que está fora e além do produto e o torna sedutor?

A promessa de ascensão social, de distinção, de vitórias, de exclusividade feita ao consumidor.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário