quarta-feira, 21 de novembro de 2018

TEXTO: O PAPEL(ÃO) DA MÍDIA NA SOCIEDADE - FABIANA PADOVANI VIEIRA - COM QUESTÕES GABARITADAS


Texto: O papel(ão) da mídia na sociedade
       
                       Fabiana Padovan Vieira

        A mídia é composta pelos mais diversos meios de comunicação: cinema, televisão, rádio, internet, jornais, revistas, livros, panfletos, cartazes, outdoors. Enfim, tudo aquilo que comunica em massa, ou seja, que torna algo comum a todos ou a um grande número de pessoas, pode ser considerado mídia. E qual o papel da mídia na sociedade? Como ela pode influenciar na construção e formação cultural e política?
        Para a jornalista Marisa Sanematsu, a mídia informativa é um importante espaço de poder, debate e mediações de conflitos. Ela diz que ‘estar na mídia é sinônimo de existir. Define os assuntos sobre os quais as pessoas conversam dentro de casa, nas reuniões sociais, no ponto de ônibus e no trabalho. Em outras palavras, a mídia tem o poder de selecionar e hierarquizar temas, definindo prioridades. É nesse contexto que se pode afirmar que a imprensa tem muito poder e uma responsabilidade social muito grande na configuração da agenda de debates de uma sociedade’.
        Então, o papel da mídia na sociedade é informar, é definir os temas a serem discutidos, é expor ideias e formar opiniões. O papel da mídia é formar cidadãos conscientes e críticos. Mais do que tudo, o papel da mídia é ser leal com o seu público. Sendo assim, a parcela de colaboração da mídia na construção e formação política e cultural da sociedade é significativa. Afinal, a mídia atinge a massa, ou seja, a maioria.

        Preservar o pouco que resta

        Apesar de todo esse belo discurso do papel da mídia, penso que ela não o tem desempenhado de forma verdadeira, eficaz e sincera. Ela tem desvirtuado sua ideologia e feito um papelão. Sim, é um papelão o que a mídia tem feito, pois ela própria desvirtua-se para desvirtuar uma sociedade inteira. Ela tem trabalhado em prol de interesses pessoais, empresariais e políticos, e não a favor do bem para a sociedade. A imprensa televisiva, escrita e falada tem cometido inúmeros casos de manipulação e distorção das informações. Ela mente, desmente mentindo e confunde.
        Infelizmente, aos poucos, a mídia e o seu verdadeiro papel estão sendo jogadas no lixo orgânico, aquele que nem mesmo dá para reciclar. Sugiro que a imprensa midiática deva preservar o pouco de responsabilidade social que ainda resta. Apesar de boa parte povo estar mais atenta a essa sujeirada toda da mídia, ainda existem aquelas pessoas inocentes que são iludidas e que, pior, ajudam a mentir junto à imprensa passando a frente as falsas informações.
        Fala sério… Que papelão, hein!
        [...]
                                          Fabiana Padovan Vieira. O papel(ão) da mídia na sociedade.

Entendendo o texto:
01 – O texto que você acabou de ler expõe e defende uma opinião ou narra uma história?
      Expõe e defende uma opinião.

02 – Esse texto é um artigo de opinião. Quem escreveu? Em que veículo de comunicação ele foi publicado? Explique como foi possível obter essas informações?
      Fabiana Padovan Vieira. O artigo foi publicado em um site da internet. Foi possível obter as informações no crédito ao final do texto.

03 – A mídia é composta por quais meios de comunicação segundo o texto?
      Cinema, televisão, rádio, internet, jornais, revistas, livros, panfletos, cartazes, outdoors e por tudo aquilo que atinge um grande número de pessoas.

04 – De acordo com o texto, qual é o papel da mídia?
      O papel da mídia é informar, definir os temas a serem discutidos, expor ideias, formar opinião e ser leal com o público.

05 – Para a autora do texto, a mídia tem cumprido o seu papel? Por quê?
      Segunda a autora, a mídia não tem desempenhado seu papel, pois não tem trabalhado em favor da sociedade.

06 – Releia o título do artigo: “O papel(ão) da mídia na sociedade”. Qual o significado do termo papel(ão) nessa frase?
·        Papel, refere-se ao objetivo da imprensa, descrito na primeira parte do texto.
·        Papelão, ao modo como a imprensa tem se comportado, demonstrado na segunda parte do texto.
·        No título, papelão significa procedimento vergonhoso, fiasco.

07 – Ao defender uma opinião, a autora utilizou a 1ª pessoa, ou seja, empregou uma linguagem pessoal. Veja os exemplos abaixo:
“[...] penso que ela não o tem desempenhado de forma verdadeira, eficaz e sincera.”
“Sugiro que a imprensa midiática deva preservar o pouco de responsabilidade social que ainda resta”.
Que efeito de sentido esse tipo de linguagem provoca no leitor?
      A utilização da 1ª pessoa do singular faz com que o discurso fique mais próximo do interlocutor.

2 comentários: