sexta-feira, 30 de novembro de 2018

CRÔNICA: ESTRANHAS GENTILEZAS - IVAN ÂNGELO - COM GABARITO


Crônica: Estranhas gentilezas

   Caminhões baixam os faróis, mulheres sorriem. Muito suspeito
                                                                       Ivan Ângelo

        Estão acontecendo coisas estranhas. Sabe-se que as pessoas nas grandes cidades não têm o hábito da gentileza. Não é por ruindade, é falta de tempo. Gastam a paciência nos ônibus, no trânsito, nas filas, nos mercados, nas salas de espera, nos embates familiares, e depois economizam com a gente.
        Comigo dá-se o contrário, é o que estou notando de uns dias para cá. Tratam-me com inquietante delicadeza. Já captava aqui e ali sinais suspeitos, imprecisos, ventinho de asas de borboleta, quase nada. A impressão de que há algo estranho tomou corpo mesmo foi na semana passada. Um vizinho que já fora meu amigo telefonou-me desfazendo o engano que nos afastava, intriga de pessoa que nem conheço e que afinal resolvera esclarecer tudo. Difícil reconstruir a amizade, mas a inimizade morria ali.
        Como disse, eu vinha desconfiando tenuemente de algumas amabilidades. O episódio do vizinho fez surgir em meu espírito a hipótese de uma trama, que já mobilizava até pessoas distantes. E as próximas?
        Tenho reparado. As próximas telefonam amáveis, sem motivo. Durante o telefonema fico aguardando o assunto que estaria embrulhado nos enfeites da conversa, e ele não sai. Um número inesperado de pessoas me cumprimenta na rua, com acenos de cabeça. Mulheres, antes esquivas, sorriem transitáveis nas ruas dos Jardins. Num restaurante caro da Rua Amauri, o maître, com uma piscadela, fura a demorada fila de executivos à espera e me arruma rapidinho uma mesa para dois. Um homem de pasta que parecia impaciente à minha frente me cede o último lugar no elevador. O jornaleiro larga sua banca na Avenida Sumaré e vem ao prédio avisar-me que o jornal chegou. Os vizinhos de cima silenciam após as 10 da noite.
        Caminhões baixam a luz dos faróis quando cruzam comigo na Via Anhanguera. Motoristas, mesmo mulheres, cedem-me a preferência nas esquinas. Vendedores de bugigangas nos faróis de trânsito passam direto pelo meu carro, sem me olhar. Até crianças me cumprimentam cúmplices: oi, tio.
        Que está acontecendo? Quem e por que está querendo me convencer de que as pessoas são um doce? Penso: não são gentilezas, são homenagens aos meus cabelos brancos, por eu ter aguentado tanto, como se fosse um atleta de maratona, daqueles retardatários que são mais aplaudidos na chegada que os vencedores.
        A última manobra: botaram um pintassilgo a cantar para mim na árvore em frente à janela do meu apartamento de 2º andar.
        Que significa isso? Que querem comigo? Que complô é esse? Que vão pedir em troca de tanta gentileza?
        Aguardo, meio apreensivo, meio feliz.
        Interrompo a crônica nesse ponto, saio para ir ao banco, desço pelas escadas porque alguém segura o elevador lá em cima, o segurança do banco faz-me esvaziar os bolsos antes de entrar pela porta giratória, enfrento a fila do caixa, não aceitam cheques de outra pessoa para pagar contas, saio xingando do banco, atravesso a avenida arriscando a vida entre bólidos, um caminhão respinga-me a água suja de uma poça, entro no apartamento, sento-me ao computador e ponho-me de novo a sonhar.

                                                  Veja São Paulo, 2 de junho de 1999.
Entendendo a crônica:
01 – No 1º parágrafo do texto, após expressar sua estranheza diante de acontecimentos, o narrador expressa uma certeza, parte de uma premissa, para pensar sobre os acontecimentos. Transcreva o trecho que contém essa premissa.
      Gastam a paciência nos ônibus, no trânsito, nas filas, nos mercados, nas salas de espera, nos embates familiares, e depois economizam com a gente.

02 – Que expressões são usadas no texto para construir a ideia de que a gentileza e a delicadeza não eram normais, comuns?
      Tratam-me com inquietante delicadeza.

03 – Segundo o texto, indique uma das causas da falta de gentileza das pessoas das grandes cidades.
      Falta de tempo.

04 – No 2º parágrafo, o narrador faz uso de uma metáfora, uma expressão usada por semelhança com “quase nada, algo difícil de se notar, quase imperceptível”. Transcreva essa expressão.
      “Ventinho de asas de borboleta.”

05 – Como ficou a relação do narrador com o vizinho? (2º parágrafo).
      Difícil reconstruir a amizade, mas a inimizade morria ali.

06 – O que significa dizer que um assunto estaria “embrulhado nos enfeites da conversa”? (4º parágrafo)
      A pessoa fica aguardando pelo assunto que iria ouvir, do que se trataria.

07 – Cite duas gentilezas contadas pelo narrador.
·        Um homem de pasta que parecia impaciente à minha frente me cede o último lugar no elevador.
·        Os vizinhos de cima silenciam após as 10 da noite.

08 – Por que o narrador se sentia “meio apreensivo, meio feliz”? (9º parágrafo)
      Porque ele não sabia o que estava acontecendo por trás de tanta gentileza.

09 – O que se esclarece no desfecho da crônica? (Último parágrafo).
      Que ao sair do apartamento, as coisas voltam a ser como sempre. Tudo o que pensou não passou de um sonho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário