domingo, 11 de novembro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): A MULHER DO MEU PATRÃO - LUIZ GONZAGA - COM QUESTÕES GABARITADAS

ATIVIDADES COM A Música: A Mulher do Meu Patrão

                                            Luiz Gonzaga

Eu tenho pena da mulher do meu patrão
Muito rica, tão bonita ai meu Deus que mulherão
Não tem meninos para não envelhecer
Mais nervosa sofre muito por não ter o que fazer

No atiço da panela, no batuque do pilão
Tem somente quinze filhos mais o xaxo do feijão
Sarampo catapora, mais roupa pra lavar
Resfriado, tosse braba, lenha para carregar
Pote na cabeça, tem xerém pra cozinhar
Tira o leite da cabrinha, tem o bode pra soltar
Vivo com minha nega num ranchinho que eu fiz
Não se queixa não diz nada e se acha bem feliz

Com tudo isso ainda sobra um tempinho um agrado um
Carinho eu não quero nem dizer
Com tudo isso ainda sobra um tempinho e um moleque
Sambudinho todo ano é pra nascer

                                           Composição: Nelson Valença

Entendendo a canção:
01 – Leia a letra da canção e assinale a afirmativa que mostra CORRETAMENTE uma característica do perfil demográfico brasileiro:
a)   Aumento da mortalidade infantil associada a problemas de saúde que acometem a população das áreas rurais.
b)   Diferenciação dos índices demográficos em consonância com os variados perfis socioeconômicos das populações brasileiras.
c)   Redução da longevidade associada ao novo padrão alimentar baseado em atendimento às demandas nutricionais.
d)   Manutenção da estrutura populacional com elevado crescimento demográfico acompanhado de melhoria dos índices sociais.

02 – Que tema é abordado na canção?
      Que as diferenças sociais mudam as funções das mulheres.

03 – Em que verso o eu lírico critica a maternidade?
      “Não tem meninos para não envelhecer.”

04 – O poeta na canção registra que linguagem?
a)   Culta.
b)   Regional.
c)   Científica.
d)   Informativa.

05 – Que verso há descrição da mulher do patrão?
      “Muito rica, tão bonita ai meu Deus que mulherão.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário