domingo, 11 de novembro de 2018

TEXTO: FERRÉZ - A EDUCAÇÃO ME TRANSFORMOU EM UM FAZEDOR DE LEITORES - COM GABARITO

Texto: Ferréz - A educação me transformou em um fazedor de leitores
      
    Um dos principais nomes da literatura marginal fala sobre superação e cultura

        A educação me trouxe a literatura e a cultura, que revolucionaram minha vida. Fizeram de mim, um balconista de padaria, alguém que pudesse ter o prazer de ler e escrever. Me transformaram em um fazedor de leitores.
        Eu era um cara sem muito acesso à leitura. Estudei no Capão Redondo até a 3ª série do Ensino Fundamental, e na escola eu não aprendi a ter amor pela literatura. Aprendi foi na rua e nos livros que li por conta. Grande parte eu encontrava em sebos.
        Em casa, minha mãe pintava em panos de prato algumas frases de escritores famosos. Meu pai lia literatura de cordel. Isso já era uma grande ajuda.
        Minha vida foi transformada por essa busca de conhecimento. É ela que me faz continuar no meu trabalho, com muito orgulho.

             Portal Educar para Crescer, 8 nov. 2011. Ferréz:
“A Educação me transformou em um fazedor de leitores”.
Entendendo o texto:
01 – Que informações desse depoimento chamam sua atenção? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os alunos poderão mencionar o fato de ser de uma comunidade carente, ter sido balconista de padaria, etc.

02 – Releia o terceiro parágrafo e identifique os pronome possessivos e as palavras que eles acompanham. A quem eles se referem?
      O possessivo minha acompanha a palavra mãe, e meu acompanha pai. Eles se referem à primeira pessoa do discurso, ou seja, ao autor do depoimento.

03 – Por que nesse depoimento predominam os verbos no passado?
      Porque Ferréz fala principalmente das experiências já vividas, o que justifica o uso do passado.

04 – Identifique o tempo presente empregado no texto. Onde ele aparece? Por quê?
      Na frase do último parágrafo: É ela que me faz continuar no meu trabalho, com muito orgulho. Espera-se que os alunos percebam que o presente aparece justamente quando Ferréz faz a relação de seu passado com sua vida atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário