sexta-feira, 23 de novembro de 2018

POEMA: PONTINHO DE VISTA - PEDRO BANDEIRA - COM GABARITO

Poema: Pontinho de vista
                          Pedro Bandeira


Eu sou pequeno, me dizem,
E eu fico muito zangado.
Tenho de olhar todo mundo
Com o queixo levantado.

Mas, se formiga falasse
E me visse lá do chão,
Ia dizer, com certeza:
— Minha nossa, que grandão!

                     Pedro Bandeira. Por enquanto eu sou pequeno. São Paulo: Moderna, 2002.

Entendendo o poema:
01 – Qual é o título do poema?
      Pontinho de vista.

02 – Quantas estrofes e quantos versos possui o poema?
      Possui 02 estrofes e 08 versos.

03 – Quem é o autor?
      Pedro Bandeira.

04 – Por que o menino diz que precisa olhar todo mundo com o queixo levantado?
      Porque ele ainda é pequenino.

05 – Se uma formiga visse você lá do chão e ela pudesse falar, será que ela diria que você é grande? Por quê?
      Sim. Porque eu serei sempre maior que uma formiga.

06 – Dentro da tua casa, perto de quem você é grande?
      Resposta pessoal do aluno.


17 comentários:

  1. Amei este poema! Quero trabalhar com minhas crianças...

    ResponderExcluir
  2. nossa que poema divertido para as crianças

    ResponderExcluir
  3. Um ponto de vista é uma opinião. Porque o poema se chama pontinho de vista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Ponto de vista é como se fosse o ângulo de vista, ou seja um indivíduo acha ele pequeno e outro grandão.

      Excluir
  4. Explique o título do poema Pontinho de Vista

    ResponderExcluir
  5. Estou com uma questão em dúvida referente a este poema.
    Que sentimento o menino expressa com o trecho " tenho que olhar todo mundo de queixo levantado.
    A- tristeza
    B- com raiva
    C - alegre
    D - Espanto

    Questão da escola do meu filhote. Obrigada pela atenção 🙏🏻

    ResponderExcluir
  6. Quantas estrofes tem esse poema?quantos versos tem cada estrofe?

    ResponderExcluir
  7. Um. Idoso

    Uma formiga

    Uma criança

    Uma pessoa grande

    ResponderExcluir
  8. O menino levanta o queixo porque quer ser

    ResponderExcluir