Texto: Tempos
de paz
[...]
Que fazer quando as necessidades ou
desejos das pessoas parecem não se harmonizar?
Pode haver discussões, palavras
irritadas, silêncios – ou até mesmo brigas.
Isso pode durar muito tempo ou pouco tempo.
Até um dos lados ganhar. Até conseguir o que quer ou precisa e o outro
lado desistir.
Aí, a paz
se interrompe.
Mas pode acontecer algo completamente
diferente. Um outro tipo de discussão em que ambos os lados explicam o que
querem ou precisam e por que razão… Em que um escuta o que o outro tem a dizer.
Em que trabalham juntos na solução do problema, de modo que ambos os lados
possam ter aquilo que querem ou precisam – pelo menos em parte…
Às vezes, pessoas alheias ao problema podem
ajudar a resolvê-lo. Dizer se um dos lados está sendo injusto ou infringindo as
regras do debate.
Podem sugerir maneiras de resolver o
problema de modo que a paz não se interrompa.
E às vezes, entre dois caminhos
inconciliáveis, pode-se encontrar um terceiro caminho. Diferente do que a
princípio se queria ou precisava. Mas bom para ambos os lados.
O terceiro caminho talvez até seja
melhor para todos! E o conflito pode ser o começo de algo novo, bom.
[...]
Katherine Scholes. Tempos de paz. Trad.
José Paulo Paes.
São Paulo: Global Editora, 1999. p. 18-20.
Entendendo o texto:
01 – De acordo com o texto, qual o significado das
palavras abaixo:
·
Alheias
=
que não têm relação com o assunto em questão.
·
Infringindo
=
desobedecendo, desrespeitando.
·
Inconciliáveis
=
sem acordo.
·
Conflito
=
desentendimento, problema.
02 – Em que situações do
dia-a-dia as pessoas precisam negociar a paz?
No convívio com
familiares, amigos, colegas de escola, companheiros de trabalho, etc.
03 – Você já ouviu falar do
cientista Albert Einstein? Foi ele quem disse a seguinte frase:
“A
paz não pode ser mantida à força, só pode ser conseguida pela compreensão”.
Você concorda com essa afirmação? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
04 – Discussões, palavras
irritadas, brigas e inimizades podem desencadear uma guerra. O que pode dar
início à paz?
Podem ser: amizade, solidariedade,
gentileza, amor, palavras amáveis, etc.
05 – Releia dois trechos do
texto:
“[...]
entre dois caminhos inconciliáveis, pode-se encontrar um terceiro caminho.”
Explique com suas palavras, a mensagem desse trecho.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Em uma discussão entre duas opiniões contrárias, pode
surgir uma terceira, com a solução do problema.
“Ás
vezes, pessoas alheias ao problema podem ajudar a resolvê-lo.” Na
frase o pronome em destaque se refere a que palavra da frase?
O pronome lo, refere-se à palavra problema.
06 – Em sua opinião, o que
pode causar no leitor um texto iniciado por uma pergunta?
A pergunta pode
despertar o interesse do leitor, levando-o a refletir sobre o assunto que será
desenvolvido no texto.
07 – Das palavras abaixo,
quais podemos associar à guerra e quais a paz?
Harmonia
– Ignorância – Respeito – Maldade – Briga – Vaidade – Compreensão – Preconceito
– Alegria – Bondade – Incompreensão – Tolerância – Sabedoria.
·
Guerra = Ignorância – Maldade – Briga –
Vaidade – Preconceito – Incompreensão.
·
Paz = Harmonia – Respeito – Compreensão
– Alegria – Bondade – Tolerância – Sabedoria.
08 – Qual é o título do
texto?
Tempos de paz.
09 – Quantos parágrafos há
no texto?
No texto há 8
parágrafos.
10 – Quem é o autor do
texto?
A autora é Katherine Scholes.
11 – Qual é o tema do texto?
O texto fala
sobre a guerra.
12 – O que pode levar a
guerra?
Quando as
necessidades ou os desejos das pessoas não se harmonizam, começam as discussões
e desentendimentos, que pode levar a brigas e até a guerra.
Cade o 5 o 7 o 8 o a o ou c
ResponderExcluirEstão incompletos
ResponderExcluirPoderia ter mais
ResponderExcluirÓtimo
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