segunda-feira, 19 de novembro de 2018

TEXTO: TEMPOS DE PAZ - KATHERINE SCHOLES - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Tempos de paz

        [...]
        Que fazer quando as necessidades ou desejos das pessoas parecem não se harmonizar?
        Pode haver discussões, palavras irritadas, silêncios – ou até mesmo brigas.
        Isso pode durar muito tempo ou pouco tempo. Até um dos lados ganhar.  Até conseguir o que quer ou precisa e o outro lado desistir.
        Aí, a paz se interrompe.
        Mas pode acontecer algo completamente diferente. Um outro tipo de discussão em que ambos os lados explicam o que querem ou precisam e por que razão… Em que um escuta o que o outro tem a dizer. Em que trabalham juntos na solução do problema, de modo que ambos os lados possam ter aquilo que querem ou precisam – pelo menos em parte…
        Às vezes, pessoas alheias ao problema podem ajudar a resolvê-lo. Dizer se um dos lados está sendo injusto ou infringindo as regras do debate.
        Podem sugerir maneiras de resolver o problema de modo que a paz não se interrompa.
        E às vezes, entre dois caminhos inconciliáveis, pode-se encontrar um terceiro caminho. Diferente do que a princípio se queria ou precisava. Mas bom para ambos os lados.
        O terceiro caminho talvez até seja melhor para todos! E o conflito pode ser o começo de algo novo, bom.
        [...]
                   Katherine Scholes. Tempos de paz. Trad. José Paulo Paes.
São Paulo: Global Editora, 1999. p. 18-20.
Entendendo o texto:
01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·        Alheias = que não têm relação com o assunto em questão.
·        Infringindo = desobedecendo, desrespeitando.
·        Inconciliáveis = sem acordo.
·        Conflito = desentendimento, problema.

02 – Em que situações do dia-a-dia as pessoas precisam negociar a paz?
      No convívio com familiares, amigos, colegas de escola, companheiros de trabalho, etc.

03 – Você já ouviu falar do cientista Albert Einstein? Foi ele quem disse a seguinte frase:
          “A paz não pode ser mantida à força, só pode ser conseguida pela compreensão”. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Discussões, palavras irritadas, brigas e inimizades podem desencadear uma guerra. O que pode dar início à paz?
      Podem ser: amizade, solidariedade, gentileza, amor, palavras amáveis, etc.

05 – Releia dois trechos do texto:
        “[...] entre dois caminhos inconciliáveis, pode-se encontrar um terceiro caminho.” Explique com suas palavras, a mensagem desse trecho.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Em uma discussão entre duas opiniões contrárias, pode surgir uma terceira, com a solução do problema.

        “Ás vezes, pessoas alheias ao problema podem ajudar a resolvê-lo.” Na frase o pronome em destaque se refere a que palavra da frase?
      O pronome lo, refere-se à palavra problema.

06 – Em sua opinião, o que pode causar no leitor um texto iniciado por uma pergunta?
      A pergunta pode despertar o interesse do leitor, levando-o a refletir sobre o assunto que será desenvolvido no texto.

07 – Das palavras abaixo, quais podemos associar à guerra e quais a paz?
Harmonia – Ignorância – Respeito – Maldade – Briga – Vaidade – Compreensão – Preconceito – Alegria – Bondade – Incompreensão – Tolerância – Sabedoria.
·        Guerra = Ignorância – Maldade – Briga – Vaidade – Preconceito – Incompreensão.
·        Paz = Harmonia – Respeito – Compreensão – Alegria – Bondade – Tolerância – Sabedoria.

08 – Qual é o título do texto?
      Tempos de paz.

09 – Quantos parágrafos há no texto?
      No texto há 8 parágrafos.

10 – Quem é o autor do texto?
      A autora é Katherine Scholes.

11 – Qual é o tema do texto?
      O texto fala sobre a guerra.

12 – O que pode levar a guerra?
      Quando as necessidades ou os desejos das pessoas não se harmonizam, começam as discussões e desentendimentos, que pode levar a brigas e até a guerra.

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