sexta-feira, 2 de novembro de 2018

POEMA: PENSAMENTO - ARNALDO ANTUNES - COM GABARITO

Poema: PENSAMENTO
          Arnaldo Antunes
           
Pensamento vem de fora
E pensa que vem de dentro
Pensamento expectora
O que no peito penso.
Pensamento a mil por hora,
Tormento a todo momento.
Por que é que eu penso agora
Sem o meu consentimento?
Se tudo o que comemora
Tem o seu impedimento,
Se tudo aquilo que chora
Cresce com seu fermento.
Pensamento, vá embora,
Desapareça no vento.
E não jogarei sementes
Em cima do seu cimento.
Arnaldo Antunes. Tudos. São Paulo; Iluminuras, 2000.
Entendendo o poema:

01 – Leia atentamente o significado da palavra expectorar:
        Expectorar = Expelir do peito; expulsar pela boca secreção proveniente do aparelho respiratório.
a) Explique os versos: pensamento expectora / o que no peito penso.
      O pensamento coloca para fora os sentimentos escondidos no peito, às vezes, sentimentos ruins.

b) De acordo com a primeira frase do poema, de onde vem o pensamento?
      O pensamento vem de fora para dentro, isto é, surgem no peito primeiro, no coração. É sentimento e depois pensamento.

c) Dessa forma, é mais sentimento ou raciocínio?
      É mais sentimento, emoção.

02 – Marque a frase que explica o significado da palavra em negrito nos versos: “Por que é que eu penso agora / sem o meu consentimento”?
A) O pensamento tem vida própria e o eu poético não o controla.
B) Falar bem o que sente, sem censura.
C) Sentir de acordo com o pensamento, sem controle.

03 – O que é que cresce com seu fermento?
      O sofrimento, aquilo que o eu poético chora.

04 – Marque a frase que explica os versos: “E não jogarei sementes / em cima do seu cimento”.
A) Não gosta de ver crescer as plantinhas em lugares impróprios.
B) Parece não querer mais ter os pensamentos dos quais se desfez.
C) Querer ficar só e sem pensar por alguns momentos.

05 – Defina:
a) POESIA: Poesia é o nome geral para a arte de criar imagens e de inventar novos sentidos para os fatos do mundo. A poesia está presente em várias formas de expressão, como a pintura, o cinema, a música, o poema.

b) POEMA: Poema é o texto organizado em versos. Cada linha do poema é um verso e um conjunto de versos é uma estrofe.

c) EU LÍRICO: A voz que se expressa num poema é o eu lírico ou eu poético.

d) RITMO: O ritmo é construído pelo modo como as sílabas tônicas e as sílabas átonas estão dispostas nos versos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário