terça-feira, 13 de novembro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): A VOLTA DA ASA BRANCA - LUIZ GONZAGA E ZÉ DANTAS - COM QUESTÕES GABARITADAS


ATIVIDADES COM A Música: A VOLTA DA ASA BRANCA

                              Luiz Gonzaga e Zé Dantas
Já faz três noites
Que pro norte relampeia
A asa branca
Ouvindo o ronco do trovão
Já bateu asas
E voltou pro meu sertão
Ai, ai eu vou me embora
Vou cuidar da prantação

A seca fez
Eu desertar da minha terra
Mas felizmente
Deus agora se alembrou
De mandar chuva
Pr'esse sertão sofredor
Sertão das muié séria
Dos homes trabaiador

Rios correndo
As cachoeira tão zoando
Terra moiada
Mato verde, que riqueza
E a asa branca
Tarde canta, que beleza
Ai, ai, o povo alegre
Mais alegre a natureza

Sentindo a chuva
Eu me arrescordo de
Rosinha A linda flor
Do meu sertão pernambucano
E se a safra
Não atrapaiá meus pranos
Que que há, o seu vigário
Vou casar no fim do ano.
Luiz Gonzaga. São Paulo, Moderna, 2007. Mestres da Música no Brasil.
JATOBÁ, Roniwalter. O jovem Luiz Gonzaga. São Paulo, Nova Alexandria, 2009.
Entendendo a canção:

01 – Esta canção é a segunda parte de “Asa Branca”, continuação de que estrofe?
      “Eu te asseguro, não
       Chore não viu, que
       Eu voltarei viu,
       Meu coração.”

02 – Do que trata a canção?
      Trata sobre migração de retorno de cidades grandes para o sertão.

03 – Que significa “Asa Branca voltou”?
      Que indica sinais de chuva, o que permite que as plantações e a criação de gado voltem a funcionar no sertão. O que permite que o sertanejo volte para a sua terra natal.

04 – Como é formada a canção?
      É formada por estrofes de quatro versos, obtendo sempre o mesmo tipo de rima.

05 – Ao se reproduzir o falar regional, você observa alguns processos associados a fatores geográficos. Retire da letra da música as palavras em que houve:
a)   A substituição do lh pelo i.
Atrapalha / atrapaia.
Mulher / muié.
Trabalhar / trabaiador.
Molhada / moiada.

b)   A substituição do l pelo r em grupo consonantal (consoante + l).
Prantação / plantação.
Pranos / planos. 

06 – Retire da letra da música os versos que:
a)   Apresentam o motivo pelo qual o eu lírico saiu de sua terra.
“A seca fez / Eu desertar da minha terra.”

b)   Caracterizam os habitantes do sertão.
“Sertão das muié séria / Dos homes trabaiador.”

07 – A que termo os versos “A linda flor / Do meu sertão pernambucano” fazem referência?
      Refere-se a Rosinha sua amada.

08 – Que versos fala da felicidade do homem em ver suas terras tão lindas, verdes, molhadas e produtivas com a chegada da Asa Branca e consequentemente das chuvas, e ainda retrata um ponto muito importante que é a felicidade da natureza e o homem, mostrando que o homem e a natureza trabalham juntos?
      “Rios cortendõ, as cachuera tão, zuándo / Terra moiada, mato verde, quiriqueza / E a Asa Branca à tarde canta qui beleza / Ah, alo povo alegre / Mais alegre a natureza.”

09 – Assinale a alternativa em que o verbo fazer está flexionado na terceira pessoa do singular pelo mesmo motivo que no primeiro verso de “A volta da asa-branca”.
a)   Fez anos que não nos viámos.
b)   Ele faz anos depois de amanhã.
c)   Faz-se necessário deixar o tempo passar.
d)   Isso não fará falta a ninguém.
e)   Ontem, ela faria três anos de casada.

10 – Que temas foram abordados na canção?
·        Clima.
·        Migração.
·        Regionalização (nordeste-sertão).

2 comentários: