Fábula: A GALINHA REIVINDICATIVA
MILLÔR FERNANDES
Em certo dia de data incerta, um galo
velho e uma galinha nova encontraram-se no fundo de um quintal e, entre bicada
e outra, trocaram impressões sobre como o mundo estava mudado. O galo, porém,
fez questão de frisar que sempre vivera bem, tivera muitas galinhas em sua vida
sentimental e agora, velho e cansado, esperava calmamente o fim de seus dias.
-- Ainda bem que você está satisfeito –
disse a galinha – E tem razão de estar, pois é galo. Mas eu galinha, posso
estar satisfeita? Não posso. Todo dia pôr ovos, todo semestre chocar ovos,
criar pintos, isso é vida? Mas agora a coisa vai mudar. Pode estar certo de que
vou levar uma vida de galo, livre e feliz. Há já seis meses que não choco e há
uma semana que não ponho ovo. A patroa se quiser que arranje outra para esses
ofícios. Comigo não, violão!
O velho galo ia ponderar
filosoficamente que galo é galo e galinha é galinha e que cada ser tem sua
função específica na vida, quando a cozinheira, sorrateiramente, passou a mão
no pescoço da doidivanas e saiu com ela esperneando, dizendo bem alto: -- “A
patroa tem razão: galinha que não choca nem põe ovo só serve mesmo é pra
panela”!
MORAL: Um
trabalho por jornada mantém a faca afastada.
Millor Fernandes. Fábulas fabulosas,
editora nórdica
Entendendo a fábula:
01 – Qual é o título do
texto?
A Galinha
reivindicativa.
02 – Escreva o significado
do adjetivo atribuído à galinha de acordo com a atitude dela no texto.
Adjetivo
reivindicativa: ela queria a vida do galo.
03 – Escreva no quadro as
características de cada uma dos personagens.
Características da galinha =
Nova, revoltada.
Características do galo = Velho, cansado.
04 – Explique o significado
da expressão:
a) Comigo não, violão!
Significa a uma
recusa para alguma atividade ou algo impossível de ser concretizado.
05 – Com certeza você já
ouvir alguém falar para outra pessoa “está
chocando”, em que sentido esta expressão está sendo usada?
Que está apresentando oposição; sendo contrário.
06 – Cite quais eram os
ofícios específicos da galinha e que ela reclamava em fazê-los.
·
Pôr ovos todos os dias.
·
Chocar os ovos todo semestre.
·
Criar os pintinhos.
07 – Segundo a galinha como
é levar uma vida de galo? O que ela quis dizer com isso?
É levar uma vida
de tranquilidade sem ter fazer muita coisa, diferente da vida da galinha.
08 – Escolha a alternativa
que demonstra o comportamento da galinha em relação ao que ela acha da vida do
galo:
a) ( ) sente ciúme e inveja do jeito que o galo
vive.
b) (X) afirma de modo positivo que a
vida dele é boa.
c) ( ) usa de ironia para dizer que ele não faz
nada de importante.
09 – Qual é o tema que a
fábula aborda?
Aborda a revolta
e indignação da vida de uma galinha.
10 – Em sua opinião a
galinha tinha motivos para reivindicar seus direitos? E que direitos ela queria?
Resposta pessoal do aluno.
11 – Você conhece pessoas
que como a galinha estão insatisfeitas com o trabalho que desempenham e
reclamam em ter que cumprir com suas obrigações?
Resposta pessoal
do aluno.
12 – Você acha que têm
profissões mais importantes e outras menos importantes? Comente
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: NÃO. Todas as profissões tem o mesmo valor dentro do teu ramo.
13 – As pessoas podem ser
discriminadas pela profissão que exercem? Conhece algum caso?
Não. Resposta pessoal do aluno.
14 – Escolha uma profissão que
você considera que não é valorizada e escreva o que poderia acontecer caso ela
deixasse de existir, ou melhor, se ninguém quisesse fazer esse trabalho.
Resposta pessoal
do aluno.
muitooooooooooooooooooooooo obg me ajudou muito serio vei valeu mano
ResponderExcluirValeu ajudou muito
ResponderExcluir