terça-feira, 27 de novembro de 2018

FÁBULA: A GALINHA REIVINDICATIVA - MILLÔR FERNANDES - COM QUESTÕES GABARITADAS

Fábula: A GALINHA REIVINDICATIVA
               MILLÔR FERNANDES


        Em certo dia de data incerta, um galo velho e uma galinha nova encontraram-se no fundo de um quintal e, entre bicada e outra, trocaram impressões sobre como o mundo estava mudado. O galo, porém, fez questão de frisar que sempre vivera bem, tivera muitas galinhas em sua vida sentimental e agora, velho e cansado, esperava calmamente o fim de seus dias.
        -- Ainda bem que você está satisfeito – disse a galinha – E tem razão de estar, pois é galo. Mas eu galinha, posso estar satisfeita? Não posso. Todo dia pôr ovos, todo semestre chocar ovos, criar pintos, isso é vida? Mas agora a coisa vai mudar. Pode estar certo de que vou levar uma vida de galo, livre e feliz. Há já seis meses que não choco e há uma semana que não ponho ovo. A patroa se quiser que arranje outra para esses ofícios. Comigo não, violão!
        O velho galo ia ponderar filosoficamente que galo é galo e galinha é galinha e que cada ser tem sua função específica na vida, quando a cozinheira, sorrateiramente, passou a mão no pescoço da doidivanas e saiu com ela esperneando, dizendo bem alto: -- “A patroa tem razão: galinha que não choca nem põe ovo só serve mesmo é pra panela”!
        MORAL: Um trabalho por jornada mantém a faca afastada.

 Millor Fernandes. Fábulas fabulosas, editora nórdica
Entendendo a fábula:
01 – Qual é o título do texto?
      A Galinha reivindicativa.

02 – Escreva o significado do adjetivo atribuído à galinha de acordo com a atitude dela no texto.
      Adjetivo reivindicativa: ela queria a vida do galo.

03 – Escreva no quadro as características de cada uma dos personagens.
Características da galinha = Nova, revoltada.             
Características do galo = Velho, cansado.

04 – Explique o significado da expressão:
a) Comigo não, violão!
      Significa a uma recusa para alguma atividade ou algo impossível de ser concretizado.

05 – Com certeza você já ouvir alguém falar para outra pessoa “está chocando”, em que sentido esta expressão está sendo usada?
      Que está apresentando oposição; sendo contrário.

06 – Cite quais eram os ofícios específicos da galinha e que ela reclamava em fazê-los.
·        Pôr ovos todos os dias.
·        Chocar os ovos todo semestre.
·        Criar os pintinhos.

07 – Segundo a galinha como é levar uma vida de galo? O que ela quis dizer com isso?
      É levar uma vida de tranquilidade sem ter fazer muita coisa, diferente da vida da galinha.

08 – Escolha a alternativa que demonstra o comportamento da galinha em relação ao que ela acha da vida do galo:
a) (  ) sente ciúme e inveja do jeito que o galo vive.
b) (X) afirma de modo positivo que a vida dele é boa.
c) (  ) usa de ironia para dizer que ele não faz nada de importante.

09 – Qual é o tema que a fábula aborda?
      Aborda a revolta e indignação da vida de uma galinha.

10 – Em sua opinião a galinha tinha motivos para reivindicar seus direitos? E que direitos ela queria?
      Resposta pessoal do aluno.

11 – Você conhece pessoas que como a galinha estão insatisfeitas com o trabalho que desempenham e reclamam em ter que cumprir com suas obrigações?
      Resposta pessoal do aluno.

12 – Você acha que têm profissões mais importantes e outras menos importantes? Comente
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: NÃO. Todas as profissões tem o mesmo valor dentro do teu ramo.

13 – As pessoas podem ser discriminadas pela profissão que exercem? Conhece algum caso?
      Não. Resposta pessoal do aluno.

14 – Escolha uma profissão que você considera que não é valorizada e escreva o que poderia acontecer caso ela deixasse de existir, ou melhor, se ninguém quisesse fazer esse trabalho.
      Resposta pessoal do aluno.
     

2 comentários: