sexta-feira, 9 de novembro de 2018

FILME(ATIVIDADES): O PALHAÇO - DIREÇÃO: SELTON MELLO - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): O PALHAÇO
 Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FO_Palha%25C3%25A7o&psig=AOvVaw2QSEzKl5o3aH9Gde1sucnm&ust=1635646256199000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCNiXoKOH8fMCFQAAAAAdAAAAABAD



Data de lançamento 28 de outubro de 2011 (1h 28min)
Direção: Selton Mello
Gêneros DramaComédia
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES
   
 Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.

Entendendo o filme:

01 – “Quem é você? Qual é o seu lugar?” Duas perguntas sintetizam o momento de vida do protagonista desta história. Explique os motivos pelos quais ele passa por uma crise existencial e precisa encontrar respostas para as perguntas anteriores.
      Porque ele nunca teve experiência com outras profissões, não tinha endereço, trabalho fixo com salário, documentos essenciais. O circo não o permitia criar raízes, se apaixonar, ter uma família. É uma cura pela coletividade, por sentir-se parte de algo, sentimento que tem uma boa expressão justamente no mundo do circo.

02 – O filme faz homenagem a uma arte muito praticada em um passado recente, mas que se encontra em decadência atualmente. Qual é o nome dessa modalidade de arte?
      O Circo.

03 – Dentro do enredo do filme, artistas de diferentes especialidades no picadeiro são apresentados. Identifique as principais especialidades mostradas no filme.
      Palhaços, malabaristas, mágicos, acrobatas, apresentador, atores de circo-teatro, dançarina, músicos. Entre outras funções de bastidores, técnicas (som, iluminação), pipoqueiros, doceiros, administração.

04 – Por que Benjamim repetia a frase "Quem é que me faz rir?" ao longo de toda a história?
      O personagem sempre repetia a frase: "Quem é que me faz rir?" porque ele já não via mais graça nem nas próprias palhaçadas.  

05 – Qual é o nome da companhia circense dessa história? Informações: Origem: Brasil Gênero: Comédia dramática Duração: 88 minutos Ano: 2011 Direção: Selton Melo.
      Companhia Esperança.

06 – Qual aparelho elétrico é o sonho de consumo do personagem principal dessa história?
      Um ventilador. Sonho de consumo, sinônimo de conforto e, principalmente, metáfora de mudança, o ventilador de Benjamim marca passagens importantes durante toda a narrativa.  

07 – Quem é a personagem Guilhermina? O que ela representa na história?
      Guilhermina é uma personagem importante para a produção, interpretada por Larissa Manoela, atriz com dez anos de idade na época. “Ela é a testemunha ocular da história – sabe tudo, vê tudo, está acompanhando tudo”. Diz Selton Melo, diretor do filme. A personagem representa a ingenuidade e a pureza da infância, e é através dos olhos dela que os espectadores percebem a atmosfera de magia e lirismo que há na história de O Palhaço, em Benjamin e no “Circo Esperança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário