domingo, 18 de novembro de 2018

O DIÁRIO DE ZLATA - ZLATA FILIPOVIC - COM QUESTÕES GABARITADAS

O diário de Zlata

     
 [...]
        Sábado, 19 de outubro de 1991.
   Um dia infecto, ontem. A gente estava se preparando para subir a Jahorina (a montanha mais linda do mundo) e passar o final de semana. Quando cheguei da escola, encontrei mamãe chorando e papai de uniforme. Me deu um nó na garganta quando papai anunciou que tinha que ir reunir-se a sua unidade de reserva da polícia porque havia sido chamado. Me abracei a ele chorando e supliquei para ele não ir, para ficar conosco. Papai disse que era obrigado a ir. Aí ele partiu e ficamos nós duas, mamãe e eu. Mamãe, que não parava de chorar, telefonou aos amigos e à família. Todos eles vieram imediatamente (Slobo, Doda, Keka, Braco – o irmão de mamãe –, tia Melica e não sei mais quem). Todos vieram para nos consolar e oferecer ajuda. Keka me levou para a casa dela para passar a noite com Martina e Matej. Quando acordei esta manhã, Keka me disse que tudo estava bem e que papai ia voltar dentro de dois dias.
        Voltei para casa, tia Melica está conosco, parece que tudo vai se ajeitar. Papai deve voltar depois de amanhã. Obrigada, meu Deus!
        [...]
        Quarta-feira, 23 de outubro de 1991.
        Em Dubrovnik é guerra de verdade. Bombardeios terríveis. As pessoas estão em abrigos, sem água, sem eletricidade, o telefone está cortado. Na televisão aparecem cenas terríveis. Papai e mamãe estão muito preocupados, não é possível que deixem destruir uma cidade tão fantástica. Eles têm uma ligação toda especial com Dubrovnik. Foi lá, no Palácio do Governo, que eles assinaram com uma pena de ganso o “sim” à futura vida em comum. Mamãe fica dizendo que Dubrovnik é a cidade mais bonita do mundo e que não pode ser destruída.
        Estamos preocupados com o padrinho Srdjan (ele trabalha e mora em Dubrovnik, mas tem toda a família em Sarajevo) e também com os pais dele. Como eles fazem para aguentar tudo o que está acontecendo? Será que ainda estão vivos? A gente tenta falar com eles pelos radioamadores mas não consegue. Bokica (a mulher de Srdjan) está desesperada. Tudo o que a gente faz para descobrir alguma coisa dá em nada. Dubrovnik está cortada do mundo.
        [...]
        Terça-feira, 12 de novembro de 1991.
        Em Dubrovnik a coisa vai de mal a pior. Conseguimos saber pelos radioamadores que Srdjan está vivo e que está bem, os pais dele também. O que se vê pela televisão é horroroso. As pessoas estão passando fome. Procuramos descobrir um jeito de mandar provisões para Srdjan. Com certeza vai ser possível pela Caritas. Papai continua seu serviço na reserva, volta para casa cansado. Quando isso tudo vai acabar? Segundo papai, talvez na semana que vem. Obrigada, meu Deus.
        [...]
        Zlata Filipovic. O diário de Zlata: a vida de uma menina na guerra. Trad. Antônio de Macedo Soares e Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 22-4; 26.
Entendendo o texto:

01 – Qual a função de um diário?
      O diário é uma forma de registro de fatos importantes que fazem parte do dia-a-dia de uma pessoa, para compartilhar seus sentimentos, manifestar-se diante de ocorrências que muitas vezes fogem do controle, etc. Pode também contar relatos técnicos de uma viagem de navegação, de expedições, de coleta de dados, etc.

02 – Que tipo de dificuldade, além das relatadas no diário de Zlata, as pessoas enfrentam na guerra?
      Ver as cidades destruídas, não ter trabalho nem perspectiva de vida, enfrentar doenças, miséria, etc.

03 – Você já tinha ouvido falar da cidade de Dubrovnik e da montanha Jahorina?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Nos diários, por que é importante incluir a data?
      É importante para saber a ordem em que os fatos ocorrem; além disso, a data permite organizar esses acontecimentos.

05 – No dia 19 de outubro de 1991, o que deixou a família de Zlata triste e desesperada?
      A possível convocação do pai de Zlata à guerra.

06 – No dia 12 de novembro do mesmo ano, aparece a expressão “a coisa vai de mal a pior”. A que Zlata se refere?
      Ela se refere à situação da guerra, agravando-se a cada dia, com pessoas passando fome, e sem mostras de que o conflito estaria se aproximando do fim.

07 – Quais são as características do texto que nos remetem ao gênero textual diário?
      Ele é um diário pois, Zlata descreve sobre seus dias durante a guerra.

08 – Nem sempre um diário relata somente ações de seu autor. Ele também serve para reflexões a respeito de sua vida. Copie um trecho em que Zlata demonstre essa reflexão.
      “Uma carnificina! Um massacre! Um horror! Uma abominação! Sangue! Gritos! Choro! Desespero!”

09 – Quem é o interlocutor de Zlata?
      O diário dela, Mimmy.

10 – Como Zlata se sente em relação à guerra?
      Ela se sente muito triste e infeliz.

11 – Qual o momento que mais choca Zlata no meio à guerra?
      O dia em que a mãe estava perto de onde caiu uma granada de um ataque da guerra.

12 – Pesquise sobre Sarajevo e a Guerra da Bósnia (1992-1995) e escreva pelo menos 5 linhas a respeito delas.
      A guerra de Bósnia, que foi um conflito armado, se iniciou em abril de 1992 e foi até dezembro de 1995 na região de Bósnia e Herzegovina. A guerra foi causada por motivos de política e religião.
      A aliança bosníaco-croata ocupou 51% do território da Bósnia e Herzegovina e acabou chegando à Banja Luka. Quando viram sua capital ameaçada, os líderes sérvios assinaram o acordo e a guerra terminou oficialmente em 14 de dezembro de 1995. Foi o conflito mais prolongado e violento da Europa desde o fim da II Guerra Mundial, com duração de 1.606 dias. A guerra durou cerca de três anos e causou aproximadamente 200.000 vítimas entre civis e militares e 1,8 milhões de deslocados, de acordo com relatórios recentes.

13 – Procure saber um pouco mais sobre Zlata Filipovic. Onde mora, o que faz hoje, se já visitou o Brasil, se possui outros livros publicados.
      Atualmente Zlata Filipovic tem 36 anos, veio ao Brasil mais de uma vez, autora de O DIÁRIO DE ZLATA e em parceria com outros autores também publicou o livro chamado VOZES ROUBADAS.



9 comentários:

  1. O livro de zlata é muito legal aprendendo coisas novas e viajando pela imaginação
    Recomendo a todas

    ResponderExcluir
  2. A resposta da questão 8 não está na leitura inicial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim não está
      no caso seria Em Dubrovnik a coisa vai de mal a pior. Conseguimos saber pelos radioamadores que Srdjan está vivo e que está bem, os pais dele também. O que se vê pela televisão é horroro. essa parte ou essa Papai continua seu serviço na reserva, volta para casa cansado. Quando isso tudo vai acabar? Segundo papai, talvez na semana que vem. Obrigada, meu Deus.



      Excluir