sexta-feira, 16 de novembro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): MUITO ROMÂNTICO - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

Música(Atividades): Muito Romântico

                                                                         Caetano Veloso

Não tenho nada com isso nem vem falar
Eu não consigo entender sua lógica
Minha palavra cantada pode espantar
E a seus ouvidos parecer exótica

Mas acontece que eu não posso me deixar
Levar por um papo que já não deu, não deu
Acho que nada restou pra guardar ou levar
Do muito ou pouco que houve entre você e eu

Nenhuma força virá me fazer calar
Faço no tempo soar minha sílaba
Canto somente o que pede pra se cantar
Sou o que soa eu não douro a pílula

Tudo o que eu quero é um acorde perfeito maior
Com todo o mundo podendo brilhar num cântico
Canto somente o que não pode mais se calar
Noutras palavras sou muito romântico

                                                Composição: Caetano Veloso
Entendendo a canção:

01 – Já no primeiro verso “Não tenho nada com isso nem vem falar”; o eu lírico usa um adverbio de negação, por quê?
      Ele deixa transparecer incompreensão, ou ainda uma atitude inconformada, de revolta.

02 – Em que versos o eu lírico assume sua revolta demonstrando ciência de sua brutalidade e alteração?
      “Minha palavra cantada pode espantar – e ao seus ouvidos parecer exótica”.

03 – Com base no que foi estudado a respeito dos aspectos do romantismo como estado de alma e estilo literário, assinale cada uma das afirmativas com V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) É comum encontrarmos traços de romantismo até na literatura dos nossos dias, a exemplo desses versos, em que o eu lírico mostra seu estado de alma romântico.
( ) Como estado de alma, o romantismo encontra-se unicamente concentrado no Romantismo Literário (primeira metade do século XIX).
( ) Pela temática explorada, o compositor Caetano Veloso integra o estilo de época chamado Romantismo.
( ) Não há qualquer distinção entre romantismo (estado de espírito) e Romantismo (estilo de época).
( ) Fuga da realidade por meio da imaginação, comportamento baseado na liberdade, na emoção e na idealização da realidade definem o estado de alma romântico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a)   V – F – F – F – V.
b)   F – F – F – F – V.
c) V – F – F – V – F.
d) V – V – V – V – V.
e) F – V – F – V – F.

04 – Analise os seguintes versos:
a)   “Mas acontece que eu não posso me deixar / Levar por um papo que já não deu, não deu.”
O eu lírico afirma que não pode ser abalar por uma conversa muito mal assimilada, de difícil aceitação, cujo conteúdo não é revelado.

b)   “Acho que nada restou pra guardar ou levar / Do muito ou pouco que houve entre você e eu”.
Com esse verso a relação que unia o protagonista ao destinatário da canção (provavelmente uma mulher, com certeza uma pessoa que foi muito querida).

05 – Em que versos o coração do eu lírico, com sua alma de poeta busca aquietar a alma?
      “Canto somente o que pede para se cantar.”

06 – O último verso da canção “Noutras palavras sou muito romântico”, o que o eu lírico explica?
      Explica o estado de espírito do protagonista, justifica suas colocações evidenciando sua passionalidade, que tende ao sofrimento e a exacerbação dos assuntos passionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário