sexta-feira, 23 de novembro de 2018

TEXTO: EXEMPLOS DE ATITUDE ENSINAM MAIS QUE TEORIAS - ALICE RUIZ - COM GABARITO


Texto: Exemplos de atitude ensinam mais que teorias
    

                                        Alice Ruiz

        Alice cresceu sem ter acesso a muitos livros, mas encontrou motivação na família para se tornar uma respeitada poeta e compositora.

        Acho que existem três tipos de educação. 
        A que se recebe em casa. A formal, que se recebe na escola.
        E aquela que nós próprios fazemos, depois, quando adultos.
        Em minha casa só existia um livro, a Bíblia. E eu fui criada para trabalhar muito cedo e não para prosseguir nos estudos.
        Mas, ainda assim, recebi um exemplo de mulheres fortes, que lutaram por seus espaços e pelas coisas nas quais elas acreditavam.
        E exemplos de atitude, como sabemos, ensinam mais que teorias.
        O primeiro livro que ganhei foi de uma professora de história, descobri um novo mundo ali e virei leitora voraz.
        Meu professor de latim me deu o gosto pela etimologia, pela origem das palavras, o que, em si já traz o cerne da poesia.
        Meu professor de inglês nos fazia traduzir e decorar poemas. E me fez, assim, descobrir esse prazer.
        E houve um professor de português que vibrava tanto com minhas redações que me fez acreditar em mim mesma nesse caminho.
        Mas, além disso, eles me ensinaram algo ainda mais importante, gostar de aprender.
        Acredito que a principal função da Educação é despertar o gosto pelo aprendizado.
        Muito mais do que assimilar essa ou aquela matéria. 
        Porque aprender vira um hábito que nos acompanha para sempre.

                                       Alice Ruiz. Portal Educar para crescer. 11 jan. 2012.

Entendendo o texto:
01 – Qual é o tema principal desse depoimento?
      O tema principal é sobre a educação.

02 – Como Alice Ruiz opina sobre esse tema?
      Ela primeiro relata sua experiência familiar e pessoal para depois dar sua opinião sobre educação.

03 – Localizem no texto palavras e expressões que identificam que as opiniões apresentadas são da própria autora.
      Espera-se que os alunos consigam identificar principalmente as formas verbais e os pronomes pessoais e possessivos, mesmo que não saibam denominá-los.

04 – Que pessoas Alice Ruiz menciona? Por quê?
      Ela menciona as mulheres fortes da família, a professora de História, os professores de Latim, de Inglês e de Português, porque são pessoas que participaram de sua formação e marcaram sua vida.

05 – Em seu depoimento, a autora faz uso da linguagem formal ou informal? Por quê?
      A autora desse depoimento faz uso da linguagem formal porque ela é uma escritora conhecida e é essa linguagem que se espera que ela utilize ao expor seu texto em público.



Nenhum comentário:

Postar um comentário