domingo, 11 de novembro de 2018

TEXTO: PRECONCEITO RONDA JORNADA TURÍSTICA DA NOVA CLASSE MÉDIA - COM GABARITO

Preconceito ronda jornada turística da nova classe média


          O casal de aposentados O. e M.F. conseguiu realizar um sonho de longa data: pela primeira vez os dois viajaram em um avião a caminho de uma semana de descanso sob o sol de Porto Seguro, na Bahia. As dez parcelas que eles ainda têm de pagar vão morder todo mês um bom pedaço da renda do pintor aposentado e dos lucros de Maria – que ainda trabalha em casa como manicure – mas eles têm a certeza que é dinheiro bem gasto. “Comida não é a única coisa que precisamos para viver”, diz Ferreira enquanto relaxa à beira-mar. “Isso é que é viver! Olha que beleza!” À medida que a nova classe média chega a mais lugares e tem acesso a novos serviços, surgem, no entanto, tensões com a classe média tradicional brasileira, que parece sentir seu espaço sendo tomado. Números do Instituto Data Popular – uma empresa de pesquisa de mercado especializada na classe C – mostram que entre 2002 e 2010 a participação desse grupo na indústria do turismo saltou de 18% para 34%. Eles já representam quase a metade (48%) das pessoas que viajam nas companhias aéreas do país.

 ‘Resistência à igualdade’

           Uma rápida travessia de balsa e a uma hora de carro ao sul de Porto Seguro fica a vila de Trancoso, bem mais exclusiva, graças à distância e aos preços mais altos. No entanto, mais gente está chegando e quem frequenta a região há mais tempo teme a invasão do turismo de massa. “As pessoas que estão chegando agora a Trancoso têm que mostrar mais educação e mais respeito por este lugar. É um público muito diferente, que começou a vir aqui ao longo dos últimos anos”, reclama a bombeira reformada Norma Sandes, que há mais de uma década frequenta a região. O antropólogo brasileiro Roberto Da Matta, professor emérito da Universidade de Notre Dame (EUA), diz que o crescimento evidenciou a “resistência à igualdade” dos brasileiros. “Nossa fixação por títulos e hierarquia é parte da nossa herança portuguesa. As pessoas aqui querem ser vistas como diferentes, como superiores aos outros, e não gostam de se misturar”, diz ele.

 Desconforto

            Uma pesquisa realizada pelo Data Popular dá alguma noção do desconforto sentido pelas classes mais elevadas, que agora têm que compartilhar alguns espaços. O presidente do órgão de pesquisa, Renato Meirelles, diz que a tensão só será resolvida quando o Brasil estiver preparado para oferecer esses serviços com qualidade para todos os seus cidadãos. “Os aeroportos, por exemplo, estão lotados para todo mundo. Se houvesse bastante espaço para todos, as tensões começariam a desaparecer.”
 Paulo Cabral - BBC Brasil ( adaptado) Disponível em http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/11.shtml Acessado em 16/11/2011
QUESTÃO 01

 Sobre o texto acima, é INCORRETO afirmar:
 a) Trata-se de um texto escrito com a imparcialidade que devem ter os textos jornalísticos.
 b) Há várias passagens que induzem o leitor a criar uma imagem negativa do turista da nova classe C.
 c) A expressão “turismo de massa” se opõe, no texto, à “classe média tradicional brasileira”.
 d) Fica evidente no texto a importância da participação da nova classe C para a economia no turismo.
 e) N.d.a.

 QUESTÃO 02
 Assinale a alternativa CORRETA:
a) As palavras do antropólogo sugerem uma justificativa para a “Resistência à igualdade”.
b) As palavras da bombeira reformada dão respaldo à fala do antropólogo.
 c) A participação da nova classe média na indústria do turismo é irrisória.
 d) O texto é um exemplo do gênero textual entrevista.
 e) N.d.a.

 QUESTÃO 03
 Assinale a alternativa em que o uso das aspas se justifica por uma razão diferente das demais.
a) “Comida não é a única coisa que precisamos para viver”.
 b) “Nossa fixação por títulos e hierarquia é parte da nossa herança portuguesa. As pessoas aqui querem ser vistas como diferentes, como superiores aos outros, e não gostam de se misturar”.
 c) ‘Resistência à igualdade’.
d) “Isso é que é viver! Olha que beleza!”
e) N.d.a.

 QUESTÃO 04
Assinale a alternativa em que as duas palavras apresentam dígrafo.
a) crescimento / portuguesa
b) bombeira / educação
c) lugares / serviços
d) igualdade / fixação
 e) n.d.a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário