terça-feira, 20 de novembro de 2018

TEXTO: O PODER DA SUPERAÇÃO - GISELE VITÓRIA E RODRIGO CARDOSO - COM GABARITO

Texto: O poder da superação
           Como pessoas com deficiência vencem seus limites e realizam seus sonhos driblando as dificuldades no dia-a-dia

        A última compra de Flávia Cintra foi uma banheirinha de bebê. Grávida de sete meses de um casal de gêmeos, ela não vê a hora de experimentar esse e outros tantos deliciosos momentos da maternidade com Mateus e Mariana, esperados para o início de agosto. Tetraplégica desde os 18 anos em consequência de um acidente de carro, Flávia adaptou a banheira com pés para que funcione como mesa, sob a qual sua cadeira de rodas se alojará. Assim pretende banhar seus bebês, com a ajuda do marido, o advogado Pedro Corradino, na sua casa em São Paulo. A gravidez não foi planejada. "Não tenho gêmeos na família nem fiz inseminação artificial. Fomos escolhidos", diz ela, jornalista e consultora de empresas na área de inclusão social. Com movimentos parciais nos braços, Flávia, 34 anos, também estuda um jeito de amamentar um filho em cada seio. A experiência singular de sua gravidez está sendo registrada e dará origem a um documentário com consultoria do cineasta João Jardim, diretor de Janela da alma, premiada produção sobre pessoas com problemas de visão. O documentário será útil para preparar e informar não só quem tem deficiência e decide dar à luz, mas também aqueles que o cercam. Consciente de suas limitações, Flávia acredita que educar é mais do que tarefa física.
        "Não sei como vai ser, mas estou feliz", diz ela.
        A história de Flávia é exemplar num país que não enxerga uma população de 24,5 milhões de pessoas com deficiência.
        Mostra como essas pessoas podem superar seus limites, realizar seus sonhos e tocar suas vidas com alegrias e realizações, driblando as dificuldades no dia-a-dia. Bonita e extrovertida, Flávia foi à luta por tudo o que teve vontade. "Nunca fez parte do meu plano de vida comprar uma cadeira de rodas motorizada", diz. "Mas tudo de bacana que aconteceu comigo foi depois da cadeira de rodas: meu trabalho, viagens internacionais, conhecer o pai dos meus filhos." Para ela, não andar não é um problema, mas um aspecto de sua realidade. Às vezes é ruim, porque gostaria de ser mais rápida, às vezes é bom porque é mais ligeira nas filas. "Se um gênio da lâmpada aparecesse para realizar três desejos meus, talvez voltar a andar não fosse um deles."
        A paulista Cláudia Sofia Indalécio Pereira certa vez sonhou que se casava numa igreja de paredes azuis. Guardou os detalhes na cabeça e, quando decidiu trocar alianças com o instrutor de mergulho carioca Carlos Jorge Wildhagen Rodrigues, achou em 2005 o detalhe da cor na igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em São Paulo. Ali tornaram-se marido e mulher. "A igreja parou para chorar", lembra ela, 37 anos. "Fomos os primeiros surdo cegos do País a se casar." Cláudia ficou surda aos seis anos, vítima de sarampo. Aos nove foi perdendo a visão (por síndrome degenerativa de Usher) e aos 19 ficou cega. Seu marido nasceu surdo e aos dez anos enxergava mal. Eles se comunicam pela Língua Brasileira dos Sinais (Libras) Tátil na palma das mãos. Cláudia usa um método raro de comunicação, o Tadoma (entende o interlocutor ao tocá-lo próximo do lábio). "Me sinto superbem. Vou atrás do que quero. Somos exemplo de vida", diz Cláudia. Eles moram sozinhos num apartamento, às vezes se perdem dentro de casa, "o que é uma diversão", conta ela. Vão a banco, padaria, churrascaria, praia, com o auxílio de um guia-intérprete. Fazem um curso de mobilidade para se deslocarem sozinhos de casa até o trabalho, a Associação Brasileira de Surdo-cegos. Vivem com R$ 2 mil mensais. "Fui solteirão até os 45 anos. A vida ficou melhor com o casamento", diz ele.
        Pudera. Cláudia o tira para dançar em casa. Na cozinha, prepara lasanha e pavê. Passa, lava e faz crochê. Diz que sua limitação não é impedimento. Batalha para cursar o ensino médio, com guia intérprete. Quer fazer faculdade de letras e libras. Está ansiosa com as próximas férias, em Campos do Jordão (SP).
        O plano B é Socorro (interior paulista), onde praticam esportes radicais. "Já fizemos rafting, boiacross, tirolesa, rapel e arvorismo", diz Carlos, primeiro mergulhador surdo-cego do Brasil e segundo do mundo, registrado na Sociedade Brasileira do Mergulho Adaptado. Ele aprendeu apneia aos 17 anos com um tio, em Búzios (RJ). "Vi, por toque, estrelas-do-mar, esponjas, corais, algas e dois naufrágios históricos." Cláudia batizou-se em mergulho numa piscina. "Foi tão romântico ter mergulhado com ele", diz. Ela já saltou de paraquedas com um instrutor, em 2005. "Minha família dizia: ‘Mas você não enxerga!’ O vento batia no meu rosto, me sentia voando como um passarinho." O maior desafio do casal pode estar a caminho: decidiram ter um filho. "Somos conscientes e temos condições."
        [...]
                                    Gisele Vitória e Rodrigo Cardoso. O poder da superação.
Isto é. n. 1963. 13 jun. 2007.
Entendendo o texto:
01 – O texto que você leu é uma reportagem. Onde ela foi publicada?
      Em uma revista em versão digital, publicada na internet.

02 – Que jornalistas escreveram essa reportagem?
      Gisele Vitória e Rodrigo Cardoso.

03 – Qual o propósito do texto que você leu?
      Mostrar ao leitor que algumas pessoas com deficiência podem viver bem, mesmo com as dificuldades que a deficiência impõe.

04 – Em uma reportagem, os fatos relatados são reais ou inventados? Justifique.
      São reais. Os textos jornalísticos, como notícia, reportagem, entrevista, editorial, possuem compromisso com a verdade.

05 – Como é possível identificar as falas em uma reportagem?
      Por meio do uso das aspas e também a partir do encadeamento das ideias.

06 – Por que você acha que aparecem falas nas reportagens?
      Para tornar o que está sendo narrado mais próximo do leitor, de modo que ele possa ouvir da(s) própria(s) pessoa(s) da(s) qual(is) a reportagem trata o que ela(s) tem(têm) para dizer. Para criar o efeito de veracidade.

07 – De acordo com o texto, quantos deficientes físicos vivem no Brasil?
      24,5 milhões de pessoas.

08 – Flávia Cintra, citada na reportagem, possui uma deficiência física que faz com que ela precise de uma cadeira de rodas. Como ela vê essa necessidade?
      Depois de ter ficado tetraplégica, ela percebeu que tudo de bom que aconteceu na sua vida veio depois de ela estar em uma cadeira de rodas.

09 – O que você entende nesta frase de Flávia: “Se um gênio da lâmpada aparecesse para realizar três desejos meus, talvez voltar a andar não fosse um deles”?
a)   Que, apesar de desejar andar, hoje ela percebe que essa não é sua maior prioridade.
b)   Que andar está entre os três pedidos que faria ao gênio da lâmpada.

10 – Sobre Cláudia Pereira, a autora entrevistada, respondia oralmente:
a)   Qual(is) deficiência(s) ela possui?
Cláudia é cega e surda.

b)   Qual foi o sonho que ela conseguiu realizar?
Casar-se na Igreja com a qual sonhou na juventude.

c)   Quais atividades Cláudia pratica em casa?
Dança com o marido, cozinha, passa e lava roupas, faz crochê.

11 – Das atividades realizadas por Cláudia e o marido Carlos, qual é a mais surpreendente?
      A prática de esportes radicais.

12 – Você acredita que essas pessoas da reportagem são felizes? Que medidas a sociedade pode tomar para melhorar a vida de pessoas como Flávia, Cláudia e Carlos?
      Os deficientes da reportagem são felizes e vivem bem. A necessidade de acolhimento por parte da sociedade, como as pessoas com deficiência podem ser ajudadas com a construção de rampas e guias e a implantação de sinais sonoros nas ruas.



Um comentário:

  1. Muito bom ver que apesar das necessidades especiais, eles são felizes e vão em busca de seus propósitos.Amei os textos.Vou usá-los em minhas aulas.

    ResponderExcluir