domingo, 25 de novembro de 2018

BIOGRAFIA: A INOCENTE FRANCISCA(CHIQUINHA GONZAGA) - EDINHA DINIZ - COM GABARITO

BIOGRAFIA: A Inocente Francisca

        Dia de grande aflição para Rosa. Só mesmo Nossa Senhora para lhe valer. Depois de um parto difícil, sua mãe Tomásia e a parteira vinham avisar que a menina corria risco de vida. Era preciso fazer alguma coisa, e já. O retardo podia ser fatal.
        Talvez chamar o Dr. Felix fosse a única solução. Morava logo ali, era um pulo. Mas, quem sabe? Era homem importante, acostumado a tratar de gente fidalga. Uma moça pobre, mestiça e solteira como ela não ia conseguir os cuidados de médico tão afamado. Não podia hesitar. A menina precisava de socorro. Se fosse preciso, diria o nome do pai da pequena. Sabia que era amigo da família de Basileu. Não havia tempo a perder.
        Mais: era preciso correr à Igreja a chamar o reverendo Jerônimo. Nessa hora o padre não pode faltar. A menina tem que ser batizada.
        Vai se chamar Francisca Edwiges. Não é Edwiges, a santa da folhinha? E que Nossa Senhora das Dores proteja a inocente.
        Se Basileu estivesse na Corte! Lá na província sequer imagina o que se passa com sua amada Rosa. Reconheceria a filha? Agora não importa; talvez já seja tarde.
        Quem sabe se a Providência não está deliberando certo? Afinal, a família Neves Gonzaga não consentirá no matrimônio. O Brigadeiro deseja futuro melhor para o filho. E sua filha, a menina Francisca, será uma bastarda. Bastarda! Quanto sofrimento espera essa criatura! Talvez seja melhor assim. Quando Basileu voltar – se voltar – nem precisa saber de nada. Estará livre para fazer sua carreira, como ele ou a família desejar. Assim seja.
        A menina, no entanto, venceu o perigo. Aquela que mais tarde viria a ser conhecida como uma mulher de enorme audácia, a compositora Chiquinha Gonzaga, já veio à vida conhecendo o perigo e sabendo vencê-lo. Muitos ainda encontraria pela frente...

                      DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga: uma história de vida.
 4. ed. Rio de Janeiro: Record / Rosa dos Tempos, 1999. p. 17-19.  
Entendendo o texto:
01 – Qual é a principal ideia desenvolvia nesse texto?
      Relatar em detalhes as circunstâncias do nascimento de Francisca Edwirges Neves Gonzaga, conhecida como Chiquinha Gonzaga.

02 – Quem conta a história? Ela participa da história?
      A pesquisadora e autora do texto, Edinha Diniz; ela não é um personagem da história.

03 – Como a autora iniciou essa biografia? Por que ela tomou essa decisão?
      Ela começa a biografia falando do parto difícil e do risco que o bebê corria; talvez para reforçar para o leitor que a biografada enfrentaria várias dificuldades desde o nascimento.

04 – No primeiro parágrafo, o texto diz que a menina corria risco de vida. Quando sabemos a quem se refere a forma a menina?
      A menina refere-se a Chiquinha Gonzaga; só confirmamos isso no último parágrafo desse trecho, quando a autora retoma essa forma e revela ao leitor de quem se trata.

05 – Que passagem desse trecho mais chamou sua atenção? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário