segunda-feira, 19 de novembro de 2018

FÁBULA: O LOBO E O CÃO - MILLÔR FERANDES - COM QUESTÕES GABARITADAS

Fábula: O Lobo e o Cão
           Millôr Fernandes


        Encontrando-se um Lobo e um Cão num caminho, disse o Lobo:
        — Tenho inveja, companheiro, de te ver tão gordo, com o pescoço grosso e o cabelo luzidio; eu ando sempre magro e desgrenhado.
        Respondeu o Cão:
        — Se fizeres o que eu faço, também tu engordarás. Estou numa casa onde gostam muito de mim, dão-me de comer, tratam-me bem; e só tenho de ladrar quando sinto ladrões de noite. Por isso, se quiseres, vem comigo que terás outro tanto.
        O Lobo aceitou e lá foram. Mas no caminho disse o Lobo:
        — O que é isso, companheiro, que te vejo o pescoço esfolado?
        Respondeu o Cão:
        — Para que durante o dia não morda os que entram em casa, prendem-me com uma corrente. De noite soltam-me até de manhã, quando tornam a prender-me.
        — Não quero a tua fartura — respondeu o Lobo. — A troco de não estar preso, antes quero trabalhar e passar fome, mas ser livre.
        E dizendo isto foi-se embora.
        Moral da História: Não há prata nem ouro que valham mais do que a liberdade, e quem a estima faz o que fez este Lobo, que escolhe antes trabalhos e fome que perde-la. Comedores negligentes e sem préstimo não prezam ser livres, desde que comam o pão, e tais são representados nesta Fábula pelo Cão.
                                                                     Fábula de Esopo.
Entendendo a fábula:
01 – Quais são os personagens do Fábula?
      O lobo e o cão.

02 – O texto que você acabou de ler é:
a)   Uma crônica em que o autor trata de um assunto do dia-a-dia.
b)   Uma fábula, isto é, uma pequena história com ensinamento moral.
c)   Um conto de fadas.

03 – O lobo e o cão, sendo animais, são personagens do texto porque:
a)   Antigamente os animais falavam.
b)   Na história, eles agem, falam e raciocinam como se fossem pessoas.
c)   O texto fala sobre eles.

04 – O autor caracteriza o lobo como sendo um animal:
a)   Inteligente, sábio.
b)   Interesseiro, ganancioso.
c)   Preguiçoso.

05 – As respostas e os argumentos que o cão apresentou ao lobo:
a)   Foram respostas com fundamentos, válidas e justas.
b)   Eram sem fundamentos.
c)   Eram respostas que o lobo não conseguia entender.

06 – O autor quis sugerir no final da história, quando o lobo desiste de acompanhar o cão, que:
a)   A liberdade é o maior dos bens e o fundamento de todos os outros.
b)   Antes estar bem alimentado, mesmo que preso.
c)   O insensato que se satisfaz com uma refeição.

07 – Por que o lobo sentiu inveja do cão?
      Porque o cão estava tão gordo, com o pescoço grosso e o cabelo luzidio.

08 – Explique, com suas palavras, a moral da história.
      Resposta pessoal do aluno.


3 comentários: