domingo, 11 de novembro de 2018

POEMA: EXCURSÃO - SÉRGIO CAPPARELLI - COM QUESTÕES GABARITADAS

POEMA -  EXCURSÃO

O ônibus roncava na subida
e como era difícil o amor de Mariana,
de blusa rala e jeans apertado!
A viagem nem tinha começado
e eu ali, em meio ao vozerio, cantava
batendo nos bancos,
e a professora pedia um pouco de silêncio,
pelo amor de Deus, vou ficar surda,
e a turma batucava e batucava


e batucava no meu peito
um coração pedindo estrada
e tu, nem te ligo,
conversavas com Luísa, ajeitando uma rosa branca
nos teus cabelos lisos,
ô Mariana, vê se me vê, pô, estou aqui,
louco de você, e me calava,
ouvindo o ônibus cheio de amor pela estrada
que diante dele se torcia
machucada.
                                            CAPPARELLI, Sérgio. Restos de arco-íris. Porto Alegre: L&PM,2000.
1 -   Explique que efeito de sentido produzem as repetições no poema “excursão”
     As repetições indicam as batidas do coração do eu poético; provavelmente referem-se ao fato de o coração do eu poético estar acelerado.

2 – Observe que, além da repetição de palavras, o poema também emprega versos curtos, em que se alternam sílabas fracas e fortes. Identifique esses versos e explique de que modo esse recursos reforçam o efeito de sentido que você indicou na atividade anterior.
     “Batendo nos bancos”; “e tu, nem te ligo”. Eles também expressam as batidas do coração do eu poético.

3 -   Interprete os seguintes versos do poema de Sérgio Capparelli:
        Ouvindo o ônibus cheio de amor pela estrada que diante dele se torcia machucada.
     “O ônibus cheio de amor” se refere ao sentimento do eu poético que era capaz de encher, tomar o ônibus de amor. A expressão “estrada que se torcia” refere-se as curvas da estradas.

4 -   Segundo as informações do poema, é possível identificar quem seria o eu poético?
     É possível deduzir que o eu poético é um adolescente apaixonado que está participando de uma excursão escolar.


6 comentários:

  1. quem é o amor do estudante MARIANA OU A PROFESSORA?

    ResponderExcluir
  2. Oque significa a repetição verbal:e a turma batucava e batucava...,

    ResponderExcluir
  3. que a turma batucava muito respectivamente

    ResponderExcluir
  4. 1. Releia estes versos do poema "Excursão".
    A viagem nem tinha começado
    e eu ali, em meio ao vozerio, cantava
    batendo nos bancos,
    e a professora pedia um pouco de silêncio,
    pelo amor de Deus, vou ficar surda,
    e a turma batucava e batucava
    e batucava no meu peito
    e tu, nem te ligo,

    A) Que figura de linguagem foi empregada nessa estrofe como forma de dar mais expressividade aos versos?

    B) Justifique a presença da figura de linguagem indicada como resposta á questão anterior e exemplifique.

    ResponderExcluir