segunda-feira, 5 de novembro de 2018

TEXTO: O COMEÇO DO ADEUS DO MANEZINHO DA ILHA - JUCA KFOURI - COM QUESTÕES GABARITADAS


Texto: O começo do adeus do Manezinho da Ilha
                          
                Juca Kfouri

        Guga começa a se despedir do tênis hoje, ali pelas 21h, na Bahia, mais exatamente na Copa do Sauipe, no Torneio Aberto do Brasil. 
        Seu adversário será o argentino Carlos Berlocq, que acaba de ser quadrifinalista no Aberto de Viña del Mar, no Chile.
     O argentino é o favorito e o próprio Guga é quem diz que ganhar ou perder, agora, não tem mais a menor importância.
        Ele quer ter apenas o prazer de jogar, presente que se deu antes de abandonar definitivamente a raquete, encerramento prematuro da carreira por problemas físicos.
        Mas carreira que já está para sempre na história do tênis mundial, como tricampeão em Roland Garros.
        E carreira do melhor jogador brasileiro de tênis de todos os tempos, o único que chegou a ser número 1 do mundo e por quase um ano.
        Hoje, como ontem e como amanhã, é dia de bater palmas para Gustavo Kuerten, o Guga, quatro letras como Pelé, como Zico, como Mané, ele que sempre gostou de ser chamado de Manezinho da Ilha.

                                    Juca Kfouri. Disponível em: http://www.blogolhada.com.br.
                                                                                                    Acesso em: 4 nov.2011.
Entendendo o texto:
01 – O cronista, sem rodeios, anuncia que o jogador argentino Carlos Berloncq é favorito no jogo contra Guga. Que efeito de sentido essa afirmação pode causar no leitor? Justifique sua resposta.
      Essa afirmação pode acentuar a ideia da importância de Guga como atleta, visto que uma possível derrota no jogo é vista como algo pequeno diante de suas qualidades e de seus feitos.

02 – Observe:
        “Seu adversário será o argentino Carlos Berlocq, que acaba de ser quadrifinalista no Aberto de Viña del Mar, no Chile.”
        “E carreira do melhor jogador brasileiro de tênis de todos os tempos, o único que chegou a ser número 1 do mundo e por quase um ano.”
        É significativo que o texto use orações subordinadas adjetivas para tratar de ambos os jogadores. Qual é a função dessas orações?
      Qualificá-los, mostrar seus atributos.

03 – Como se classifica cada uma dessas orações subordinadas adjetivas?
      A primeira é adjetiva explicativa, a segunda é adjetiva restritiva.

04 – Por que é importante que a crônica explique ao leitor quem é Carlos Berlocq?
      Porque provavelmente nem todos os leitores o conhecem, ao contrário do que sucede com Guga. Além disso, porque essa explicação é o que permite ao leitor entender que esse tenista poderá vencer Guga.

05 – Responda com base nos dois trechos acima:
a)   Qual é o antecedente da oração “que chegou a ser número 1 do mundo”?
O antecedente é o termo único.

b)   Qual é o antecedente da oração “que acaba de ser quadrifinalista”?
O antecedente é o termo o argentino Carlos Berlocq.

c)   Qual das duas orações subordinadas adjetivas é sintaticamente indispensável à frase: a que se refere a Carlos Berlocq ou a que se refere a Guga?
A oração “que chegou a ser número 1 do mundo” é indispensável: a oração “que acaba de ser quadrifinalista” poderia ser retirada da frase sem prejuízo sintático.

d)   Que relação se poderia ver entre a importância sintática de cada uma dessas orações e o valor que o comentarista atribui a cada jogador?
Seria possível pensar que, assim como a oração subordinada adjetiva que se refere a Guga é sintaticamente indispensável à frase e exprime atributos de um jogador que é único, o próprio jogador é um atleta indispensável no cenário esportivo brasileiro e com uma carreira única.

06 – Qual é a construção sintática utilizada pelo cronista para indicar a singularidade da carreira de Guga? Em outras palavras: de que modo ele atesta que não se trata de uma carreira qualquer?
      O cronista indica a singularidade da carreira de Guga especificando-a por meio de outra oração subordinada adjetiva restritiva: ela é uma “carreira que já está para sempre na história do tênis mundial.”

07 – O texto aproxima o tênis do futebol e compara Gustavo Kuerten a alguns dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos.
a)   Qual é o fato linguístico que permite o estabelecimento dessas relações? Através de que tipo de oração ele é expresso no texto?
Guga “que sempre gostou de ser chamado de Manezinho da Ilha”, e esse apelido, rememorado por meio de uma oração subordinada adjetiva restritiva, é a ponte utilizada na crônica para aproximá-lo de craques do futebol cujos nomes, assim como o seu, têm quatro letras: Mané (no caso, Mané Garrincha), Zico, Pelé.

b)   Qual é a importância desses paralelos em um país onde, em comparação ao futebol, o tênis é um esporte que mobiliza pouco o público e a imprensa?
Eles realçam a posição de Guga entre os melhores atletas nacionais, já que o situam entre aqueles mais conhecidos, de maior prestígio, considerados insuperáveis e inesquecíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário