terça-feira, 27 de novembro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): BIBI FON-FON - EVELYN HEINE - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Bibi Fon-Fon Meu carro eu buzinei - (EVELYN HEINE)

              Apresentação na escolinha CRESCER em Betim

Bibi Fon-Fon, meu carro eu buzinei
O farol estava vermelho, o carro eu parei
Bibi Fon-Fon, meu carro eu buzinei
O farol estava verde, o carro acelerei

Quando está no amarelo é sinal de atenção
Motorista cuidadoso nunca entra em contra mão
Bibi Fon-Fon, meu carro eu buzinei
O farol estava verde, o carro acelerei

Coloquei uma primeira como um bom motorista
Puxei uma segunda e alinhei ele na pista
Bibi Fon-Fon, meu carro eu buzinei
O farol estava vermelho, o carro eu parei

Dirigindo com cuidado, vou seguindo o meu caminho
Sempre estou acompanhado, nunca viajo sozinho Bibi

Fon-Fon, meu carro eu buzinei
O farol estava verde, o carro acelerei
Bibi Fon-Fon, meu carro eu buzinei
O farol estava vermelho, o carro eu parei

"Olha aí motorista, dirija sempre com atenção!"

Quando tem um cruzamento
Sempre olho pros dois lados
Dou um toque na buzina
E atravesso com cuidado

Bibi Fon-Fon, meu carro eu buzinei
O farol estava vermelho, o carro eu parei
Bibi Fon-Fon, meu carro eu buzinei
O farol estava verde, o carro acelerei

Bibi Fon-Fon, meu carro eu buzinei
O farol estava verde, o carro acelerei.

Entendendo a canção:

01 – Qual o assunto tratado no poema?
      O trânsito.

02 – A que público interessa esse tipo de texto?
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Quem é o autor do poema?
      Evelyn Heine.

04 – O texto Bibi Fon-Fon, meu carro eu buzinei, está escrito em prosa ou verso? Justifique.
      Está escrito em verso.

05 – Quantas estrofes têm o poema.
      Possui 09 estrofes.

06 – Quantos versos têm o poema?
      Possui 29 versos.

07 – Há rimas no poema? Quais?
      Gente / inteligente – Paisagem / bagagem – Simão / sinalização – Vão / sinalização – Vão, caminhão, contramão / contramão, confusão / fechado, lado / celular, parar / atenção, estação.

08 – Como o autor retrata o trânsito no primeiro verso?
      São retratadas brigas de motoristas no trânsito.

09 – Quais são as atitudes retratadas no poema como negativas?
      Andar na contramão, falar no celular e trocar a estação do rádio.

10 – Segundo o poema para que serve a sinalização?
      Para organizar o trânsito.

11 – Que conselho o motorista pode retirar do poema?
      É necessário dirigir com atenção.


2 comentários: