Conto: O
desafio de Lilibel
Quando o professor de matemática veio
com aquela história de Campeonato de Tabuada, Lilibel desconfiou que
estivesse em apuros. As perguntas seriam orais e venceria quem
acertasse o maior número de respostas. O problema não era a matemática e, sim,
um medo guardado a sete chaves. Um gigante invisível que a acompanhava de
segunda a sexta-feira em todas as horas do dia. O medo de Lilibel chamava-se
timidez. Ela preferia fazer dez provas bem difíceis a participar daquela
competição. O campeonato começaria logo na primeira aula do dia seguinte.
Lilibel dormiu muito mal naquela noite.
Teve pesadelos cheios de números. Todas as tabuadas estavam na ponta da língua,
mas o medo de falar em público não saia de sua cabeça. Medo X Medo
era igual a muito medo.
As preces de Lilibel para que o
professor ficasse doente não foram atendidas. Lá estava ele, com o maior
sorriso no rosto, pronto para começar o campeonato de Tabuada. Logo, os nomes
começaram a ser chamados. Primeiro foi o Carlinhos, depois o Heitor, a Joana, a
Laís. Foi então que ela ouviu o seu nome: – Lilibel, é a sua vez. Quanto é
quatro vezes seis? Ela sabia que a resposta certa era 24, mas perdeu a fala e
os seus primeiros pontos.
No recreio, Lilibel foi chorar no
banheiro. Lá estava Tate, sua melhor amiga, que também tinha lá os seus medos.
-- Lilibel, não chore, você só precisa
criar coragem. A primeira vez que derrotar o medo, ele vai embora para sempre.
Dois dias depois, começou a segunda
etapa da competição. O primeiro a ser chamado foi o Joaquim. A pergunta era: –
quanto é nove x sete? O aluno errou a resposta. Lilibel sentiu que
chegara a hora de dar uma rasteira no medo e, tremendo, levantou o braço.
-- Pode
responder Lilibel – disse o professor.
Os olhos de
todos os colegas de classe voltaram-se surpresos para ela, que, com a voz
trêmula disse: – Se ...sen...ta e tr ..ês.
Resposta
certa! Ponto para Lilibel.
Tate não se
conteve e gritou:
-- É isso
aí, garota!
Lilibel sentia-se leve como uma pluma.
Tinha vontade de abraçar o mundo inteiro. Para ela, aquela era uma grande
vitória. De repente, um bilhete aterrizou em sua carteira. Nele estava escrito:
-- “Lilibel,
você tem uma voz muito bonita. Zeca”.
Com o rosto queimando feito brasa,
Lilibel sorriu para o Zeca. Ele também estava vermelho como pimenta-malagueta.
E sorria.
Vocabulário:
Timidez:
acanhamento, vergonha.
Pluma:
pena.
Aterrissou:
pousou.
Entendendo o conto:
01 – Qual era o verdadeiro
problema de Lilibel? E como ela o resolveu?
O verdadeiro medo
de Lilibel era o de falar em público. Ela era muito tímida e resolveu seu
problema enfrentando o medo.
02 – Qual é o tipo de
narrador do texto que você acabou de ler?
O tipo de
narrador apresentado nesse texto é o narrador em 3ª pessoa (observador).
03 – Releia o trecho: “...
com a voz trêmula disse: - Ses...sen...ta e tr...ês.”
O que a autora quis
demonstrar ao escrever a resposta da menina dessa forma?
Ela quis
demonstrar que a Lilibel deu a resposta com voz trêmula e falando pausadamente.
04 – Ao final do texto, a
autora faz comparações. Transcreva uma.
Com o rosto
queimando feito brasa ou vermelho como pimenta malagueta.
05 – Depois que Lilibel
venceu o medo e falou diante da turma, algo bom lhe aconteceu, como uma
recompensa. O que foi?
Lilibel recebeu um bilhetinho de um
colega elogiando sua voz.
vc poderia potar em engreis
ResponderExcluirNão
ExcluirOi alguém sabe o medo que revela umas das características dessa personagen ?quel
ExcluirSeu maior medo era o de falar em público.
Excluirtimidez
ExcluirQual era o maior medo de liliBel????
ResponderExcluirFala em público
ExcluirFalar em público
ExcluirFalar em público
ResponderExcluirQue Acontecimentos marca o desfecho do conto
ResponderExcluirQuando ela vence o medo
ExcluirEsse medo revela umas das características desse personagem. Qual ?
ResponderExcluirTimidez
ExcluirTimidez
ResponderExcluirÑ sei
ResponderExcluirQue expressão foi empregada nesse trecho para substituir a palavra Joaquim
ExcluirE timidez
Excluiroi, alguém sabe em que tempo verbal está essa frase?:"o aluno errou a resposta"??
ResponderExcluircomo lilibel agiu para vencer seu medo
ResponderExcluirTambém quero saber
Excluirquantos dias durou essa historia? justifique sua conclusao. - alguem sabe responder?
ResponderExcluirDois dias pois fala no dia seguinte
ExcluirSim, aproximadamente quatro dias. No começo do conto, o professor anuncio o campeonato de tabuada. No dia seguinte ocorre a etapa do campeonato. Depois de dois, acontece a segunda etapa.
ExcluirQue relação de sentido essa conjunção sinaliza entre as partes do texto
ResponderExcluirE possivel saber em quanto tempo se passa a historia narrada no conto!
ResponderExcluirSim, aproximadamente quatro dias.No começo do conto,o professor anuncia o campeonato de tabuada.No dia seguinte,ocorre a etapa do campeonato.Depois de dois ,acontece a segunda etapa.
ResponderExcluirEm que momento ocorre o clímax nesse conto.
ResponderExcluirO que quer dizer guarda a sete chaves
ResponderExcluirComo Lilibel agiu para vencer seu medo ?
ResponderExcluirQue acontecimento marca o desfecho no conto
ResponderExcluir