quinta-feira, 29 de novembro de 2018

CONTO: O DESAFIO DE LILIBEL - LÚCIA TULCHINSI - COM GABARITO

Conto: O desafio de Lilibel          

                          Lúcia Tulchinski

        Quando o professor de matemática veio com aquela história de Campeonato de Tabuada, Lilibel desconfiou que estivesse em apuros. As perguntas seriam orais e venceria quem acertasse o maior número de respostas. O problema não era a matemática e, sim, um medo guardado a sete chaves. Um gigante invisível que a acompanhava de segunda a sexta-feira em todas as horas do dia. O medo de Lilibel chamava-se timidez. Ela preferia fazer dez provas bem difíceis a participar daquela competição. O campeonato começaria logo na primeira aula do dia seguinte.
        Lilibel dormiu muito mal naquela noite. Teve pesadelos cheios de números. Todas as tabuadas estavam na ponta da língua, mas o medo de falar em público não saia de sua cabeça. Medo X Medo era igual a muito medo.
        As preces de Lilibel para que o professor ficasse doente não foram atendidas. Lá estava ele, com o maior sorriso no rosto, pronto para começar o campeonato de Tabuada. Logo, os nomes começaram a ser chamados. Primeiro foi o Carlinhos, depois o Heitor, a Joana, a Laís. Foi então que ela ouviu o seu nome: – Lilibel, é a sua vez. Quanto é quatro vezes seis? Ela sabia que a resposta certa era 24, mas perdeu a fala e os seus primeiros pontos.
        No recreio, Lilibel foi chorar no banheiro. Lá estava Tate, sua melhor amiga, que também tinha lá os seus medos.
        -- Lilibel, não chore, você só precisa criar coragem. A primeira vez que derrotar o medo, ele vai embora para sempre.
        Dois dias depois, começou a segunda etapa da competição. O primeiro a ser chamado foi o Joaquim. A pergunta era: – quanto é nove x sete? O aluno errou a resposta. Lilibel sentiu que chegara a hora de dar uma rasteira no medo e, tremendo, levantou o braço.
        -- Pode responder Lilibel – disse o professor.
        Os olhos de todos os colegas de classe voltaram-se surpresos para ela, que, com a voz trêmula disse: – Se ...sen...ta e  tr ..ês.
        Resposta certa! Ponto para Lilibel.
        Tate não se conteve e gritou:
        -- É isso aí, garota!
        Lilibel sentia-se leve como uma pluma. Tinha vontade de abraçar o mundo inteiro. Para ela, aquela era uma grande vitória. De repente, um bilhete aterrizou em sua carteira. Nele estava escrito:
        -- “Lilibel, você tem uma voz muito bonita. Zeca”.
        Com o rosto queimando feito brasa, Lilibel sorriu para o Zeca. Ele também estava vermelho como pimenta-malagueta. E sorria.

Vocabulário:
Timidez: acanhamento, vergonha.
Pluma: pena.
Aterrissou: pousou.

Entendendo o conto:
01 – Qual era o verdadeiro problema de Lilibel? E como ela o resolveu?
      O verdadeiro medo de Lilibel era o de falar em público. Ela era muito tímida e resolveu seu problema enfrentando o medo.

02 – Qual é o tipo de narrador do texto que você acabou de ler?
      O tipo de narrador apresentado nesse texto é o narrador em 3ª pessoa (observador).

03 – Releia o trecho: “... com a voz trêmula disse: - Ses...sen...ta e tr...ês.”
O que a autora quis demonstrar ao escrever a resposta da menina dessa forma?
      Ela quis demonstrar que a Lilibel deu a resposta com voz trêmula e falando pausadamente.

04 – Ao final do texto, a autora faz comparações. Transcreva uma.
      Com o rosto queimando feito brasa ou vermelho como pimenta malagueta.

05 – Depois que Lilibel venceu o medo e falou diante da turma, algo bom lhe aconteceu, como uma recompensa. O que foi?
      Lilibel recebeu um bilhetinho de um colega elogiando sua voz.


30 comentários:

  1. Qual era o maior medo de liliBel????

    ResponderExcluir
  2. Que Acontecimentos marca o desfecho do conto

    ResponderExcluir
  3. Esse medo revela umas das características desse personagem. Qual ?

    ResponderExcluir
  4. oi, alguém sabe em que tempo verbal está essa frase?:"o aluno errou a resposta"??

    ResponderExcluir
  5. como lilibel agiu para vencer seu medo

    ResponderExcluir
  6. quantos dias durou essa historia? justifique sua conclusao. - alguem sabe responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois dias pois fala no dia seguinte

      Excluir
    2. Sim, aproximadamente quatro dias. No começo do conto, o professor anuncio o campeonato de tabuada. No dia seguinte ocorre a etapa do campeonato. Depois de dois, acontece a segunda etapa.

      Excluir
  7. Que relação de sentido essa conjunção sinaliza entre as partes do texto

    ResponderExcluir
  8. E possivel saber em quanto tempo se passa a historia narrada no conto!

    ResponderExcluir
  9. Sim, aproximadamente quatro dias.No começo do conto,o professor anuncia o campeonato de tabuada.No dia seguinte,ocorre a etapa do campeonato.Depois de dois ,acontece a segunda etapa.

    ResponderExcluir
  10. Em que momento ocorre o clímax nesse conto.

    ResponderExcluir
  11. Como Lilibel agiu para vencer seu medo ?

    ResponderExcluir
  12. Que acontecimento marca o desfecho no conto

    ResponderExcluir