segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): O SOL - JOTA QUEST - COM GABARITO

Atividades com a Música: O Sol
                                 Jota Quest
Ei, dor                                
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
Ei, medo
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada

E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou
E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou

Ei, dor
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
Ei, medo!
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada

E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou

E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou

Yeah! Han!
Caminho do Sol, eh!
Lá lararará!
Caminho do Sol, eh!

E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou

E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou

Lá lararará, lararará
É pra lá
É pra lá que eu vou
Lá lararará, lararará
Aonde eu vou?
Aonde tenha Sol
É pra lá que eu vou
Lá lararará, lararará
É pra lá
É pra lá que eu vou
Lá lararará, lararará
É pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou
Lá lararará, lararará.

Entendendo a canção:
01 – Qual a reação do eu lírico perante a vivência da dor e do medo nesta canção?
      Ele rejeita os espaços que lhe provocam essas sensações e parte em busca da felicidade e da paz.

02 – O que nos mostra a letra da canção?
      Ela nos mostra que por mais que a escuridão da noite nos traga medos ocultos, a luz do amanhecer sempre afasta tudo que há de ruim nos mostrando a beleza da vida ... com o sorriso do sol.

03 – Na primeira estrofe percebemos que a letra está gramaticalmente errada, dentro da uniformidade de tratamento. Cite os pronomes e explique.
      Te: pronome oblíquo da segunda pessoa que deve ser utilizado com verbos também da segunda pessoa.
      Você: pronome de tratamento que deve ser utilizado com verbos na terceira pessoa.

04 – Reescreva a primeira estrofe, pelas regras da gramática normativa.
      “Ei, dor!
       Eu não te escuto mais
       Tu não me LEVAS a nada
       Ei, medo!
       Eu não te escuto mais
       Tu não me LEVAS a nada...”

 05 – O que representa o sol?
      Representa Deus que é vida, alegria, paz e felicidade.

06 – Medo e dor. Qual a relação?
      Ambos envolve o estado emocional, a sensação de sofrimento, seja perante um eventual perigo, uma lesão ou uma mágoa ou pesar.

07 – Como o sol pode ser “O Amigo” do eu lírico?
      Dando-lhe esperança, ouvindo seus problemas.

08 – O eu lírico personifica o medo e a dor. Explique.
      Sim, ele faz um chamamento ao medo e a dor quando diz: “Ei, dor! Ei, medo! como se fosse uma pessoa dizendo: “Eu não te escuto mais.”

09 – Por que o medo e a dor. “Não leva a nada”?
      Porque o medo é um estado emocional e a dor é uma sensação de sofrimento, ambos não duram para sempre.

10 – O eu lírico coloca o foco central da canção em quê?

      Ele critica fortemente a passividade, ou seja, devemos enfrentar nossas angústias e dificuldades com iniciativa e com vontade de resolver os problemas.

2 comentários:

  1. O que o autor quiz dizer com a expressão e se quizer saber pra onde eu vou pra onde tenha sol e pra lá que eu voj

    ResponderExcluir
  2. Estão seis no texto sobre confirma se quiser saber pra onde eu vou para onde tenha sol é para lá que eu vou palavra sol representa

    ResponderExcluir