Viajando com os poetas românticos brasileiros
Marisa Lajolo
O Romantismo foi um estilo de arte. Foi a moda dominante na Europa de meados do século XVIII até a metade do século XIX. A arte romântica valorizava o indivíduo, dava rédea solta à imaginação, exprimia sentimentos íntimos, expressa ideias de liberdade, buscava as raízes dos diferentes povos.
Parece que é por valorizar o indivíduo
e os sentimentos que a expressão romantismo (e todas as palavras daí
derivadas) acabou desenvolvendo o significado mais coerente que tem hoje, de
clima, de estado de espírito sentimental, afetivo, apaixonado. Como se canta na
música popular, por exemplo.
Enquanto estilo artístico, o Romantismo
chegou ao Brasil logo depois da Independência e prolongou-se até quase o final
do século XIX. A literatura romântica muito contribuiu para a construção da
imagem do Brasil independente. O romance romântico ensinou o Brasil a ler
histórias que tinham por cenário a paisagem carioca em vez de capitais
europeias como Lisboa ou Londres. E a poesia romântica, além de também exaltar
a paisagem nacional, foi responsável pelas primeiras e sugestivas imagens do
povo e da cultura brasileiros.
Sem sotaque lusitano, escrita num
português já abrasileirado, sonoro e muito musical, a poesia romântica pôde
circular bem num país com um baixo índice de leitores como era o Brasil do
século XIX. Mais do que a prosa, a poesia presta-se a ser lida e ouvida
coletivamente, a ser declamada de memória.
[...] A poesia romântica tem entre seus
temas a celebração das diferentes etnias que constituem o povo brasileiro.
Índios, africanos e brancos serviram de inspiração a homens e mulheres -
brancos, negros e mestiços - que foram construindo a identidade plural
brasileira.
Com Gonçalves Dias, a poesia celebra a
América anterior ao descobrimento; [...]. Em Luís Gama ecoa o vivo protesto
pelo preconceito racial, e a poesia de Castro Alves inspira-se em movimentos
antiescravistas.
Além desses temas mais coletivos, a
expressão de individualidade e a confissão intimista são também temas
românticos. E esse foi um outro caminho para os escritores brasileiros
conquistarem seu público. [...] Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo
escreveram poemas líricos [...].
Foi assim, com o Romantismo, que a
literatura brasileira tornou-se uma linguagem na qual aprendemos a nos
exprimir, quer enquanto povo mestiço de diferentes etnias, quer enquanto
indivíduos com diferentes sonhos de felicidade. [...]
LAJOLO, Marisa. Apresentação. In: Poesia romântica brasileira.
São Paulo: Moderna/FNDE, 2003. p.3-4. (Palavra da Gente, EJA, 4).
Entendendo
o texto?
01 –
Qual é o objetivo do texto "Viajando com os poetas românticos
brasileiros"?
Ensinar
e dar informações a respeito do Romantismo como estilo de arte e do Romantismo
literário brasileiro.
02 – Segundo
o texto, em que período predominou o Romantismo brasileiro?
Iniciou-se após a independência do Brasil e prolongou-se até quase o final do século XIX. (Comente com os alunos que estudiosos do assunto consideram algumas obras do Arcadismo brasileiro como pré-românticas.)
Iniciou-se após a independência do Brasil e prolongou-se até quase o final do século XIX. (Comente com os alunos que estudiosos do assunto consideram algumas obras do Arcadismo brasileiro como pré-românticas.)
03 –
Qual é a relação que a autora estabelece entre a Independência do Brasil e o
Romantismo brasileiro?
Segundo a autora, a
literatura romântica contribuiu para a construção da imagem do Brasil
independente.
04 –
Segundo o texto, quais são as principais características da poesia brasileira
produzida no Romantismo?
Busca
das raízes das diferentes etnias que compõem o povo brasileiro; emprego da
língua "abrasileirada"; exaltação da paisagem brasileira; denúncia da
escravidão - todas as características que favorecem a construção da plural
identidade brasileira.
05 – Leia e explique o trecho a seguir: "[...] a poesia romântica pôde circular bem num país com um baixo índice de leitores como era o Brasil do século XIX."
05 – Leia e explique o trecho a seguir: "[...] a poesia romântica pôde circular bem num país com um baixo índice de leitores como era o Brasil do século XIX."
A autora atribui a
circulação da poesia romântica brasileira, mesmo com um baixo índice de
leitores, ao uso do português abrasileirado ("sem sotaque lusitano");
à sonoridade e à melodia da poesia; à facilidade para ser lida e ouvida
coletivamente e declamada, de memória.
06 – Segundo
a autora, qual foi a importância da prosa romântica no Brasil?
O romance romântico teria
ensinado o brasileiro a ler histórias que se passavam no Brasil, que tinham
como cenário a paisagem carioca em vez de capitais europeias.
07 – Segundo
o texto que você leu, assinale as alternativas que estão relacionadas ao
movimento romântico. Justifique.
a)
Expressão de sentimentos íntimos
(subjetivismo).
b) Negação
da liberdade da linguagem e dos temas nativos.
c) Idealização da infância e
valorização do indivíduo.
d) Incorporação
de temas sociais e políticos.
e) Exaltação da diversidade
cultural e da liberdade.
Exemplo de Justificativa:
durante o Romantismo ocorre a valorização da linguagem e a exaltação dos temas
nativos. Apesar de a valorização da infância ser tema presentes em obras
românticas, isso não foi mencionado no texto.
08 – Leia as proposições a seguir e assinale as alternativas corretas.
a) A
poesia romântica brasileira difundiu-se entre o público graças a características
como sonoridade e sotaque próprios.
b) A
literatura romântica ajuda a construir a imagem de país independente.
c) O
cenário urbano brasileiro é retratado em romances da época.
Todas as proposições estão corretas.
Obrigada
ResponderExcluirC sera
ResponderExcluirOBRIGADO PELA AJUDA
ResponderExcluirMuito obrigada
ResponderExcluirObrigado ajudou muito
ResponderExcluirMuito obrigada,queria saber o resto da perguntas e resposta, a 9 e a 10
ResponderExcluirVlw ajudou muitooo
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