segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: A IMPLANTAÇÃO DA PENA DE MORTE NO BRASIL - COM GABARITO


TEXTO: A IMPLANTAÇÃO DA PENA DE MORTE NO BRASIL


    Não é de hoje que, no Brasil, vem-se discutindo acaloradamente sobre a implantação da pena de morte, sem que se tenha posição firmada, já que se trata de questão bastante polêmica.
    Os que defendem a pena de morte argumentam a partir do fato de ser o nosso país detentor de um alto índice de criminalidade de diversas naturezas. Essa legislação vira intimidar os assassinos perigosos, impedindo-os de cometer os crimes denominados hediondos. Acrescentam, ainda, a certeza de, com ela, vermos resolvido o problema da superlotação dos presídios.
        Outros, no entanto, não aceitam a ideia de ser humano tirar a vida de um semelhante, por mais tenebroso que seja o delito cometido. Argumentam que injustiças seriam cometidas nos julgamentos de cidadãos inocentes, em um país onde o sistema judiciário é tão falho. Apoiam-se, além disso, em princípios religiosos que desdenham a ideia e ainda citam que em algumas partes do mundo onde a pena de morte foi implantada crimes bárbaros não deixaram de acontecer.
        Diante do que foi exposto, percebemos o quanto é difícil estabelecer uma posição definitiva sobre o assunto, mas o que todos nós gostaríamos de ver acontecer é que o país passasse por uma profunda reformulação, atingindo o combate às causas de tantos crimes violentos que fazem parte do nosso dia a dia.

1 – Qual o ponto de vista do autor?
       Diante de tema tão polêmico, fica difícil estabelecer uma posição definitiva sobre a questão.

2 – Que argumentos foram utilizados para defender a implantação da pena de morte?
        Ser o país detentor de um alto índice de criminalidade de diversas naturezas, a intimidação dos assassinos e a superlotação dos presídios.

3 – Que argumentos contrários foram utilizados?
       O ser humano não tem o direito de tirar a vida de seu semelhante, injustiças seriam cometidas nos julgamentos de cidadãos inocentes e, mesmo em alguns países onde a pena de morte foi implantada, crimes bárbaros ainda ocorrem.

4 – Qual a conclusão apresentada?
       Embora seja difícil assumir uma posição sobre o assunto, o pais está necessitando de passar por uma reformulação penal, para combater crimes violentos.

5 – Apresente o seu ponto de vista.
       Resposta pessoal.

6 – Exponha argumentos: favoráveis e contrários.
       Resposta pessoal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário