sábado, 17 de fevereiro de 2018

CONTO: A ESCOLA DA VILA - VIRIATO CORRÊA - COM GABARITO

CONTO: A ESCOLA DA VILA
                 Viriato Corrêa

Fonte da imagem - https://www.blogger.com/blog/post/edit/7220443075447643666/8962504675627433419#

    Para quem já tivesse visto o mundo, a Vila do Coroatá devia ser feia, atrasada e pobre. Mas, para mim, que tinha vindo da pequenice do povoado, foi um verdadeiro deslumbramento.
        As quatro ou cinco ruas, com a maioria de casas de telha; os três ou quatro sobradinhos; as casas comerciais sempre cheias de mercadorias e de gente; as missas aos domingos; a banda de música de dez figuras; as procissões, de raro em raro, eram novidades que me deixaram maravilhado.
        A igreja acanhadinha e velha, onde os morcegos voejavam, tinha aos meus olhos um esplendor estonteante.
        A Casa da Câmara, acaçapada e pesadona, com o vasto salão onde, às vezes, se realizavam festas, parecia-me um palácio.
        O que mais me encantou foi a escola.
        Quando chegamos à vila, já haviam acabado as férias. Durante os quinze dias em que fiquei em casa curando-se das febres, eu via, da janela, as crianças passarem em grandes bandos, à hora em que terminavam as aulas. A vontade de ficar bom para misturar-me com aquela meninada alegre apressou a minha cura.
        A escola funcionava num velho casarão de vastas salas, que devia ter mais de meio século.
        Quando lá entrei, no primeiro dia, levado pela mão de meu pai, senti no peito o coração bater jubilosamente.
        Dona Janoca, a diretora, recebeu-me com o carinho com que se recebe um filho. Os meninos e as meninas, que me viram chegar, olharam-se risonhamente, como se já houvessem brincado comigo.
        Eu que vinha do duro rigor da escola do povoado, de alunos tristes e de professor carrancudo, tive um imenso consolo na alma.
        A escola da Vila era diferente da escolinha da povoação como o dia o é da noite.
        Dona Janoca tinha vindo da capital, onde aprendera a ensinar crianças.
        Era uma senhora de trinta e cinco anos, cheia de corpo, simpática, dessas simpatias que nos invadem o coração sem pedir licença.
        Havia nas suas maneiras suaves um quê de tanta ternura que nós, às vezes, a julgávamos nossa mãe.
        A sua voz era doce, dessas vozes que nunca se alteram e que mais doces se tornam quando fazem alguma censura.
        Mostrava, sem querer, um grande entusiasmo pela profissão de educadora: ensinava meninos porque isso constituía o prazer de sua vida.
        Se um aluno adoecia, ela, apesar dos afazeres, encontrava tempo pra lhe levar uma fruta, um biscoito, um remédio
        Vivia arranjando livros, papel e lápis nas casas comerciais para os meninos paupérrimos. Se um pai se recusava a mandar o filho à escola corria a convencê-lo de que o pequeno nada seria na vida se não tivesse instrução.
        Quando chegou da capital para dirigir o grupo escolar da vila, o prédio em que as aulas funcionavam estava em ruinas e o mobiliário, de tão velho e maltratado, já não servia para nada.
        Era preciso dar àquilo um jeito de coisa decente. Mas não havia vintém.
        Ela trazia, como auxiliares, as suas irmãs Rosinha e Neném, ambas moças.
        E as três deixavam o povo surpreendido: saíram de casa em casa a pedir auxílio para as obras, fizeram rifas, organizaram festas, leilões, bazares de sorte, tudo enfim que pudesse render dinheiro.
        E a vila, cochilona e desacostumada a novidades, viu, com pasmo, dona Janoca e as irmãs, de brocha e pincel nas mãos, caiando e pintando paredes.
        E a velha casa, de mais de meio século, ressuscitou maravilhosamente, como os palácios surgem nos contos de fada.
        Os salões, amplos e claros, abriam-se de um lado e de outro do vasto corredor, com filas de carteiras escolares, vasos de plantas, aqui e ali, e jarras de flores sobre as mesas.
        As paredes, por si sós, faziam as delícias da pequenada. De alto a baixo uma infinidade de quadros, bandeiras, mapas, fotografias, figuras recortadas de revistas, retratos de grandes homens, coleções de insetos, vistas de cidades, cantos e cantinhos do Brasil e do mundo.
        E tudo aquilo me encantava de tal maneira que eu, às vezes, deixava de brincar todo o tempo do recreio para ficar revendo paisagem por paisagem, mapa por mapa, figurinha por figurinha.

                           Viriato Corrêa. Cazuza. São Paulo: Nacional, 2004.

Acaçapada: escondida, encolhida.
Jubilosamente: alegremente.

Entendendo o texto:
01 – O menino Cazuza ficou encantado com a Vila do Coroatá. O que mais o deixou maravilhado na vila?
       A escola.

02 – O que Cazuza sentiu quando entrou na escola no seu primeiro dia de aula?
       Ele sentiu no peito o coração bater jubilosamente.

03 – Como Cazuza foi recebido por todos na escola?
        A diretora o recebeu com o carinho com que se recebe um filho. Os meninos e as meninas o olharam risonhamente, como se já houvessem brincado com ele.

04 – Quando, em um texto, indicam-se as características de determinados objetos – pessoas, coisas, lugares, animais, etc. – apresentando ao leitor de que modo eles são ou se encontram, temos uma descrição. No texto “A escola da Vila”, qual é a descrição que o menino faz da diretora?
        Resposta possível: Dona Janoca era uma senhora de trinta e cinco anos, cheia de corpo, simpática, de maneiras suaves, terna, de voz doce, entusiasmada pela profissão, preocupada com a saúde dos alunos e que lutava para que todas as crianças frequentassem a escola.

05 – Como estavam o prédio, as instalações e a conversação da escola quando Cazuza a conheceu?
        O prédio em que as aulas funcionavam estava em ruínas e o mobiliário, de tão velho e maltratado, já não servia para nada.

06 – O que Dona Janoca fez para conseguir melhorias para a escola? Quem a ajudou?
        Ela e suas irmãs, Rosinha e Neném, saíram de casa em casa a pedir auxílio para as obras, fizeram rifas, organizaram festas, leilões, bazares de sorte, tudo enfim que pudesse render dinheiro.

07 – Como ficou a escola depois da reforma?
        Os salões, amplos e claros, abriam-se de um lado e de outro do vasto corredor, com filas de carteiras escolares, vasos de plantas, aqui e ali, e jarras de flores sobre as mesas. As paredes ficaram repletas de uma infinidade de quadros, bandeiras, mapas, fotografias, figuras, etc.

08 – Ao que Cazuza comparou a escola depois de reformada?
        Comparou-a com os palácios dos contos de fadas.

09 – A visão que o menino tinha de escola foi sempre a mesma? Por quê?
        Não. Pois a escola do povoado era de suro rigor, de alunos tristes e de educador carrancudo. A nova escola deu a Cazuza um imenso consolo na alma e o deixou encantado.

10 – Para demonstrar que a escola da Vila era muito diferente da escola que frequentou no povoado, Cazuza faz uma comparação. Copie a frase que a expressa.
        “A escola da Vila era diferente da escolinha da povoação como o dia o é da noite”.



59 comentários:

  1. O texto e muito bom aprendi bastande

    ResponderExcluir
  2. olha eu não sei mas,eu preciso da ajuda de vcs dentifique, no texto, frases em que o narrador atribui características humanas a seres inanimados.

    ResponderExcluir
  3. mds iss n é um texto é uma história

    ResponderExcluir
  4. Relacione os sentimentos e as emoçoes vividos pelo narrador personagem ao ver as crianças voltando das aulas e no primeiro dia em que foi à escola??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você estuda no Quarto Colégio da Polícia Militar do Paraná!!!

      Excluir
    2. Preciso fazer um resumo sobre a escola da vila

      Excluir
  5. Eu Eu quero uma pergunta porque o final do texto o narrador afirma que as paredes por se faziam as delícias da pequenada

    ResponderExcluir
  6. No trecho do texto escola da vila como essas palavras em destaque se classificam

    ResponderExcluir
  7. to lendo esse texto pra eu responder uma pergunta na minha aula online kkk ;-;

    ResponderExcluir
  8. Oi eu estudo no 2° Colégio da polícia militar!
    aqui da segunda maior cidade do estado do paraná
    Londrina!

    ResponderExcluir
  9. Preciso fazer um resumo sobre a escola da vila.alguem me ajudar.obrigado.

    ResponderExcluir
  10. oi alguem conhece cafeara? no parana eu conhesso londrina

    ResponderExcluir
  11. oi estou fazendo aula online do 6 ano e encontre a resposta é assim “E a vila, cochilona e desacostumada a novidades' pronto espero ter ajudado meu nome é Gabriella.

    ResponderExcluir
  12. Não se qual a relação de oposição nesta frase a igreja acanhadinha e velha onde os morcegos voejavam tinha aos meus olhos um esplendor estonteante alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
  13. Ele é meinho grandi mas goitei muito

    ResponderExcluir
  14. Alguem sabe qual foi a intenção do autor ao usar esse recurso linguistico. (Cochilona e desacostumada a novidade)

    ResponderExcluir
  15. Há também uma relação de oposição na frase "a igreja acanhadinha e velha onde os morcegos voejavam tinha aos meu olhos um esplendor estonteante ". Explique-a

    ResponderExcluir
  16. OLA SOU DO 6 ANO DE MARECHAL RONDON DO COLEGIO ERON DOMINGUES ALGUEM PRESISA DE AJUDA SO ME FALAR

    ResponderExcluir
  17. Como o predio ficou despois da reforma?

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. vcs tem que agradecer que nois tem um texto bonito para ler que eu e vcs nao sao niguel emtao para de falar mal

    ResponderExcluir
  20. e para comentar sobre o texto nao da sua vida sua anta


    ResponderExcluir
  21. costei de mais me ajutou muito muito obrigado

    ResponderExcluir
  22. Respondam como o menino cazuza descreve a personagem dona Janocas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma senhora de trinta e cinco anos.cheia de corpo.simpática.dessas simpáticas que nos invadem o coração sem pedir licença.espero que tenha ajudado..

      Excluir
  23. Por que, ao final do texto, o narrador afirma que “as paredes, por si sós, faziam as delícias da pequenada”?

    ResponderExcluir