PROPAGANDA
Você pode ser o que quiser.
A história sempre se repete.
Todo Chapeuzinho Vermelho
Que se preze, um belo dia,
Coloca o Lobo Mau na coleira.
CONTO: O
CHAPEUZINHO VERMELHO
Havia, numa cidadezinha, uma menina que todos achavam muito bonita. A mãe era
doida por ela e a avó ainda mais. Por isso, a avó mandou fazer um pequeno capuz
vermelho que ficava muito bem na menina. Por causa dele, ela ficou sendo
chamada em toda parte de Chapeuzinho Vermelho.
Um dia em que sua mãe tinha preparado umas tortas, disse para ela:
--- Vai ver como está passando sua avó. Pois eu soube que ela anda doente. Leva
uma torta e este potezinho de manteiga.
Chapeuzinho Vermelho saiu em seguida para ir visitar sua avó, que morava em
outra cidadezinha.
Quando atravessava o bosque, ela encontrou compadre Lobo, que logo teve vontade
de comer a menina. Mas não teve coragem por causa de uns lenhadores que estavam
na floresta.
O lobo perguntou aonde ela ia. A pobrezinha, que não sabia como é perigoso
parar para escutar um lobo, disse para ele:
--- Eu vou ver minha avó e levar para ela uma torta e um potezinho de manteiga
que minha mãe está mandando.
--- Ela mora muito longe? --- perguntou o Lobo.
--- Oh! Sim --- respondeu Chapeuzinho Vermelho. --- É pra lá daquele moinho que
você está vendo bem lá embaixo. É a primeira casa a cidadezinha.
--- Pois bem --- disse o Lobo ---, eu também quero ir ver sua avó. Eu vou por
este caminho daqui e você vai por aquele de lá. Vamos ver quem chega primeiro.
O Lobo pôs-se a correr com toda a sua força pelo caminho mais curto. A
menina foi pelo caminho mais longo, distraindo-se a colher avelãs, correndo
atrás de borboletas e fazendo ramalhetes com as florzinhas que encontrava.
O Lobo não levou muito tempo para chegar à casa da avó. Bateu na porta: toc,
toc.
--- Quem está aí?
--- É sua neta, Chapeuzinho Vermelho --- disse o Lobo, mudando a voz. --- Eu
lhe trago uma torta e um potezinho de manteiga que minha mãe mandou pra você.
A bondosa avó, que estava de cama porque não passava muito bem, gritou:
--- Puxe a tranca que o ferrolho cairá.
O Lobo puxou a tranca e a porta se abriu. Ele avançou sobre a pobre mulher e
devorou-a num instante, pois fazia mais de três dias que não comia. Em seguida,
fechou a porta e foi-se deitar na cama da avó. Ficou esperando Chapeuzinho
Vermelho, que, um pouco depois, bateu na porta: toc, toc.
--- É sua neta, Chapeuzinho Vermelho, que traz uma torta pra você e um
potezinho de manteiga que minha mãe lhe mandou.
O Lobo gritou para ela, adocicando um pouco a voz:
--- Puxe a tranca que o ferrolho cairá.
Chapeuzinho Vermelho puxou a tranca e a porta se abriu.
O Lobo, vendo que ela tinha entrado, escondeu-se na cama, debaixo da coberta, e
falou:
--- Ponha a torta e o potezinho de manteiga sobre a caixa de pão e venha se
deitar comigo.
Chapeuzinho Vermelho tirou o vestido e foi para a cama, ficando espantada de
ver como sua avó estava diferente ao natural. Disse para ela:
--- Minha avó, como você tem braços grandes!
--- É pra te abraçar melhor, minha filha.
--- Minha avó, como você tem pernas grandes!
--- É pra correr melhor, minha menina.
--- Minha avó, como você tem orelhas grandes?
--- É pra escutar melhor, minha menina.
--- Minha avó, como você tem olhos grandes!
--- É pra ver melhor, minha menina.
--- Minha avó, como você tem dentes grandes!
--- É pra te comer.
E, dizendo estas palavras, o Lobo saltou para cima de Chapeuzinho Vermelho e a
devorou.
MORAL
Vimos que os jovens,
Principalmente as moças,
Lindas, elegantes e educadas,
Fazem muito mal em escutar
Qualquer tipo de gente.
Assim, não será de estranhar
Que, por isso, o Lobo as devore.
Eu digo o Lobo porque todos os lobos
Não são do mesmo tipo.
Existe um que é manhoso,
Macio, sem fel, sem furor.
Fazendo-se de íntimo, gentil e adulador,
Persegue as jovens moças
Até em suas casas e seus aposentos.
Atenção, porém!
As que não sabem
Que esses lobos melosos
De todos eles são os mais perigosos.
Charles
Perrault. O Chapeuzinho Vermelho.
Porto Alegre: Kuarup, 1987.
01 –
Anote o que você vê na propaganda (texto 1), conforme o que se pede a seguir.
a) Quais são os elementos visuais que
a compõem?
Em destaque aparece uma moça de aspecto
sedutor. O fundo atrás é azul celeste. No canto superior direito aparece a
frase: “Você pode ser o que quiser”. Abaixo da frase, há um texto verbal.
b) Qual é a cor que se destaca na
propaganda? No que ela foi usada? O que sugere?
A cor em destaque é a vermelha, usada na
capa com capuz em tecido brilhante, semelhante à seda ou cetim. Sugere sedução.
c) Que estratégias são usadas na
propaganda para provocar sensações no leitor?
O tecido acetinado brilhante e vermelho e
o batom usado pela mulher. Ao mesmo tempo que sugerem sensualidade, imprimem um
ar de mistério ao personagem, o que também contribui para criar a ideia de
sedução.
d) Descreva à expressão facial da
mulher e o que ela sugere.
A mulher não sorri e olha diretamente o
observador, o que pode sugerir a determinação de quem sabe o que quer; os
lábios são carnudos, vermelhos e aparecem semiabertos, sugerindo sensualidade.
O texto verbal, que diz que toda Chapeuzinho Vermelho coloca o Lobo mau na
coleira, pode confirmar essa ideia.
e) Que ligação pode ser estabelecida
entre o texto verbal e o texto visual da propaganda?
Educador, se necessário, reveja com os
alunos o conceito de texto verbal e texto visual.
A imagem da
mulher, com todas as características que já foram descritas nas questões
anteriores, busca representar o personagem Chapeuzinho Vermelho mencionada no
texto verbal. Os alunos poderão estabelecer outras relações.
02 –
Quais elementos da propaganda foram emprestados do conto. O Chapeuzinho
Vermelho?
Os personagens principais do conto (Chapeuzinho Vermelho e Lobo), as cores
usadas na roupa do personagem, elementos visuais e verbais relacionados à
sedução.
03 – Uma
característica desse conto maravilhoso de Charles Perrault é a conter uma moral
no seu final. Releia a moral do conto O Chapeuzinho Vermelho e responda às
questões.
a) O que você compreendeu sobre a moral
do conto maravilhoso?
Espera-se que o aluno mencione as
artimanhas usadas pelo sedutor e o aconselhamento às moças que podem ser alvo
dessas artimanhas.
b) Cite uma situação da época atual a
que essa moral pode se aplicar.
Resposta pessoal.
c) Qual é o papel do Lobo Mau no
conto lido?
O de um vilão sedutor que usa artimanhas
para seduzir o personagem protagonista, Chapeuzinho Vermelho.
d) Na propaganda, é possível dizer
que Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau desempenham o mesmo papel que no conto
maravilhoso? Justifique sua resposta.
Não. Na propaganda a situação se inverte:
enquanto no conto é o Lobo Mau que seduz, na propaganda é a mulher (com
características de Chapeuzinho Vermelho) que assume esse papel.
e) Releia
o texto da propaganda. A moral da história é a mesma do conto? Explique.
Não. O texto da propaganda diz: “Todo
Chapeuzinho Vermelho que se preze, um belo dia, coloca o Lobo Mau na coleira”.
Assim, a moral também se modifica por causa da troca de papéis assumidos pelas
personagens: Chapeuzinho Vermelho passa a ser “dona” da situação.
04 – A
propaganda, criada para veicular uma marca de produtos de beleza e perfumaria,
foi publicada numa revista. Você conhece revistas que veiculam esse tipo de
propaganda? Essas revistas normalmente são destinadas a que público?
Resposta
pessoal. Esse tipo de revista se destina especialmente ao público feminino, que
costuma ser o seu público leitor e consumidor de produtos de beleza e
perfumaria.
05 – Você
considera a propaganda eficiente? Por quê?
Resposta pessoal.
06 – Com
base na relação existente entre os dois textos, responda.
a) O público-alvo da propaganda
poderia compreendê-la sem conhecer a história de Chapeuzinho Vermelho? Explique
sua resposta.
Espera-se que o aluno perceba que a
propaganda só faz sentido se conhece o conto maravilhoso, especialmente os
papéis assumidos pelas personagens.
b) Leia o texto a seguir. Converse
com seus colegas e seu educador a respeito da conclusão a que chegaram no item
a.
A intertextualidade se
dá quando um texto estabelece um diálogo com outro texto. Como você pode
observar, os elementos visuais e verbais da propaganda analisada estabelecem
uma relação com o conto maravilhoso O Chapeuzinho Vermelho.
Conhecer
esse conto permite ao leitor da revista compreender as relações entre ele e a
propaganda. É possível dizer, portanto, que há intertextualidade entre a
propaganda e o conto lido.
07 –
Releia o slogan da propaganda.
Você
pode ser o que quiser.
Considerando a noção de intertextualidade acima, responda: Qual é a intenção do
slogan da propaganda?
O aluno pode dar várias respostas: mas deve perceber que existe uma relação
entre a expressão “ser o que quiser” e o jogo que a propaganda faz com o
personagem representado: a mulher que usa produtos da marca veiculada pela
propaganda pode ser bela, sedutora e exercer o papel de quem domina a situação;
pode ser Chapeuzinho Vermelho sem ser vítima do Lobo Mau.
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