quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

FÁBULA: A MOSCA E A FORMIGUINHA - MONTEIRO LOBATO - COM GABARITO

FÁBULA: A MOSCA E A FORMIGUINHA
                   MONTEIRO LOBATO


    - Sou fidalga! – dizia a mosca à formiguinha que passava carregando uma folha de roseira. – Não trabalho, pouso em todas as mesas, lambisco de todos os manjares, passeio sobre o colo das donzelas – e até me sento no nariz. Que vidão regalado o meu...
   A formiguinha arriou a carga, enxugou a testa e disse:
         -- Apesar de tudo, não invejo a sorte das moscas. São mal vistas. Ninguém as estima. Toda gente as enxota com asco. E o pior é que tem um berço degradante: nascem nas esterqueiras.
         -- Ora, ora! – exclamou a mosca. – Viva eu quente e ria-se a gente.
         -- E além de imundas são cínicas – continuou a formiga – não passam de umas parasitas – e parasita é sinônimo de ladrão. Já a mim todos me respeitam. Sou rica pelo meu trabalho, tenho casa própria e nada me falta durante o rigor do mau tempo. E você? Você, basta que fechem a porta da cozinha e já está sem o que comer. Não troco a minha honesta vida de operária pela vida dourada dos filantes.
         -- Quem desdenha quer comprar – murmurou ironicamente a mosca.
         Dias depois a formiga encontrou a mosca a debater-se numa vidraça.
         --Então, fidalga, o que é isso? – perguntou-lhe.
         A prisioneira respondeu aflita?
         -- Os donos da casa partiram de viagem e me deixaram trancada aqui. Estou morrendo de fome e já exausta de tanto me debater.
         A formiga repetiu as empáfias da mosca, imitando lhe a voz: “Sou fidalga! Pouso em todas as mesas... Passeio pelo colo das donzelas...” e lá seguiu seu caminho, apressadinha como sempre.

        Moral: Quem quer colher, planta. E quem do alheio vive, um dia se engasga.

                                Monteiro Lobato. Fábulas e histórias diversas:
     São Paulo: Brasiliense, 1960, p. 91-2.


Entendendo o texto:
01 – Quantos parágrafos há no texto?
       Quatro parágrafos.

02 – Nos textos narrativos, há geralmente várias vozes. Uma é a do narrador, que conta a história, e as outras são das personagens, que conversam entre si. No primeiro parágrafo qual a fala do narrador:
     a) O trecho que corresponde à voz do narrador;
     b) O autor da fala: “—Sou fidalga!”.

03 – Observe o diálogo entre a mosca e a formiguinha.
     a) Que sinal de pontuação indica o início da fala das personagens?
      Travessão.

     b) Para indicar quem está falando, o narrador emprega certos verbos, como dizer, presente neste trecho: “A formiguinha arriou a carga, enxugou a testa e disse:”.
Identifique no texto outros verbos que marcam a fala das personagens.
      Sentar, pousar, viver, perguntar.

04 – No último parágrafo, há um trecho em que a formiguinha repete o que a mosca disse, imitando lhe a voz. Que sinal de pontuação marca o início e o fim desse trecho?
       Reticências.


2 comentários: