quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

FÁBULA: A GALINHA DOS OVOS DE OURO - JEAN DE LA FONTAINE - COM GABARITO

FÁBULA: A GALINHA DOS OVOS DE OURO
                     JEAN DE LA FONTAINE


A avarice só perde
Pensando que tudo pode ganhar!
A fábula da galinha
Esta ideia vem ilustrar.
Pois não é que um homem rico,
Achando que por dia um só ovo
Era pouco, era nada, era um tico,
Resolveu ter tudo de uma vez só?!
Acreditando que, por ovos de ouro botar,
De ouro fosse feita a galinha inteira,
Sem dó, piedade e consideração
Matou-a numa panela certeira.
Que decepção! Que raiva! que dor!
Encontrou-a igualzinha a todas as galinhas
Que punham ovos de qualquer cor!
Nada havia que mostrasse o seu mistério.
Para as pessoas mesquinhas
É, sem dúvida, uma boa lição.
Quantos amanhecem pobres, hoje,
Por ontem terem tido tanta ambição?

                                   Jean de La Fontaine. Fábulas de La Fontaine.
             Adaptação de Regina Drummond. São Paulo: Paulus, 2004.

Avarice: apego excessivo ao dinheiro, mesquinharia.

Entendendo o texto:
01 – Elabore uma frase que sirva de moral para o texto “A galinha dos ovos de ouro”. Em seguida, leia-a para a classe.
       Resposta pessoal. Educador: é importante verificar a coerência entre a moral construída pelos alunos e a fábula.

02 – Que características do gênero “poema” podemos identificar nessa fábula?
       O fato de estar escrita em versos com algumas rimas, agrupados em estrofes.

03 – No texto “A galinha dos ovos de ouro”, aparecem as características de outro gênero textual: a fábula. Quais são essas características?
        Há animais como personagens e uma moral.

04 – Nos versos a seguir, os adjetivos indicam as características dos elementos em destaque, Identifique os adjetivos e transcreva-os.
        - “Pois não é que um homem rico” rico
        - “Matou-a numa panela certeira” certeira
        - “Para as pessoas mesquinhas” mesquinhas
        - “É, sem dúvida, uma boa lição”. Boa

05 – Leia os trechos a seguir, retirados das fábulas que você leu. Identifique a classe a que pertencem as palavras destacadas e substitua-as por outras com significado semelhante.
        - “Mas suas pernas eram mais fortes e mais ligeiras do que as do lobo [...]”
        Adjetivos. Mas suas pernas eram mais vigorosas e mais velozes do que as do lobo [...]

        - “Foi de lá que avistou uma parreira com lindos cachos de uvas bem maduras e suculentas”.
        Adjetivos. Foi de lá que avistou uma parreira com belos cachos de uvas bem amadurecidas e sucosas.


Um comentário: