quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

TEXTO LITERÁRIO:SOLO DE CLARINETA - (FRAGMENTO) - ÉRICO VERÍSSIMO - COM GABARITO

Texto: SOLO DE CLARINETA
           Érico Veríssimo

        Fui devidamente matriculado no ginásio episcopal por minha mãe, que pagou a matrícula com o seu dinheiro.
        Andei macambúzio naqueles meses de princípios de 1920. Doía-me a ideia de ter de passar nove meses inteiros longe de minha gente e de minha casa. Um novo capítulo na minha vida estava por começar.
        Nunca minha terra natal me pareceu mais suave e bela naquele verão do primeiro ano da década dos 20. Eu saía em passeios de despedida pelas ruas da cidade, em casa olhava com uma ternura particular para a ameixeira-do-Japão, que tanta coisa parecia dizer-me em seu silêncio.
        O meu “drama” era consideravelmente agravado por um fato sentimental da maior relevância. Eu estava então seriamente enamorado duma menina pouco mais moça que eu e que correspondia ao meu afeto. Chamava-se Vânia, tinha nas veias sangue italiano, um rosto redondo e corado e uma vivacidade que frequentemente embaraçava o Tibicuera de D. Bega.
        Chegou o dia da partida. Despedi-me de Vânia na véspera, com um simples aperto de mão. Combinamos a melhor maneira de manter uma correspondência secreta durante minha ausência. Juramo-nos amor eterno.

                          VERÍSSIMO, Érico. Solo de clarineta. 1. 5. ed. Porto Alegre.
                                                                                           Globo, 1974. p. 122-3.
Macambúzio: taciturno, triste.

Entendendo o texto:
01 – O texto é narrado em primeira ou em terceira pessoa? Transcreva verbos e pronomes do segundo parágrafo que justifiquem sua resposta.
       O texto é narrado em primeira pessoa. (Andei, doía-me, minha.)

02 – No texto narram-se um fato principal, um fato secundário e as impressões no narrador diante desse fatos.
     a) Identifique o fato principal.
      O narrador muda-se para outra cidade, para estudar.

     b) Identifique o fato secundário.
      O namoro com Vânia.

03 – O narrador atribui maior importância aos fatos ou a seus sentimentos diante dos fatos? Justifique sua resposta.
       No texto prevalece o registro dos sentimentos do narrador. Os fatos ocupam apenas o primeiro parágrafo e parte do quarto parágrafo.

04 – No texto predomina a subjetividade (visão pessoal, particular, individual do assunto). Transcreva um verbo do terceiro parágrafo que justifique tal afirmativa.
       Parecer. (Ocorre duas vezes).

05 – O objetivo principal do narrador é informar o leitor ou expor seus sentimentos?
       O texto caracteriza-se, sobretudo, pela exposição dos sentimentos do narrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário