sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

CONTO: GOVERNAR - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

CONTO: GOVERNAR
                 Carlos Drummond de Andrade


       Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.
        – Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.
        – Com que dinheiro? – atalhou Januário.
        – Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.
        – E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.
        – Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
        – Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
        – Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
        Foi deposto, e dissolvida a República.

Carlos Drummond de Andrade. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record.

Entendendo o texto:
Após a leitura do texto, responda às questões:
01 Quais são as personagens da narração?
Martim, Clóvis, Januário e mais dois garotos citados no texto. O texto passa a ideia de que o grupo de garotos é maior, mas não informa quantos.

02 Quem é personagem principal, isto é, o protagonista da história?
Martim.

03 – O que eles resolveram fazer?
Resolveram brincar de Governo.

04 – Por que o Presidente foi deposto?
Porque os meninos viram que ele só queria ser servido e não servir ao grupo; que ele se achava superior ao grupo e ainda exigia coisas ilegais como alguém pagar por suas despesas particulares (lanches) e fazer os seus deveres (tarefas escolares).

05 – Assinale as características do presidente que o texto apresenta:
     a. (X) mandão
     b. (X) autoritário
     c. (   ) democrático
     d. (   ) justo
     e. (X) egoísta.

06 – Que outro título você daria ao texto?
Resposta individual. O título deve ter relação com o assunto do texto.

     07 – Escreva sim ou não, de acordo com o texto:
     a. (Não) As autoridades devem aproveitar-se de seus cargos para tirar benefícios próprios.
     b. (Sim) As autoridades devem agir para o bem de todos, sem se aproveitarem do cargo para benefícios próprios.

     08 – Justifique sua resposta à questão 7.
           A justificativa das duas alternativas (a = não   / b = sim) deve apresentar argumentos que as sustentem, inclusive ilustradas com situações concretas.

     09 – Se você fosse Prefeito da sua cidade, o que faria para beneficiar as pessoas que moram nela?
      Resposta pessoal do aluno.





15 comentários:

  1. Respostas
    1. eles entendem mt bem de governar, eu acho, mas o martim nao entende nada aquele arrombado

      Excluir
  2. Quatro verbos e quatro substantivos desse texto de brincar de governar

    ResponderExcluir
  3. Brincar, governar, farão, e o outro sei la

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada deus os abençoe
    ❤️❤️❤️🥰

    ResponderExcluir
  5. qual é o entendimento dos demais garotos sobre ser g
    overnados

    ResponderExcluir
  6. "Em nosso país existem três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Podemos identificar o texto o exercício de apenas um dos três poderes. Qual?"

    ResponderExcluir
  7. E agora que eu vi que meu proff pegou da qui jesus

    ResponderExcluir