quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): OCEANO - DJAVAN - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Música(ATIVIDADES): Oceano
                                               Djavan
Assim que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão
Dava pra ver o tempo ruir
Cadê você? Que solidão!
Esquecera de mim?

Enfim, de tudo o que há na Terra
Não há nada em lugar nenhum
Que vá crescer sem você chegar
Longe de ti tudo parou
Ninguém sabe o que eu sofri

Amar é um deserto e seus temores
Vida que vai na sela dessas dores
Não sabe voltar, me dá teu calor

Vem me fazer feliz porque eu te amo
Você deságua em mim, e eu, oceano
Me esqueço que amar é quase uma dor
Só sei viver se for por você!

Entendendo a canção:

01 – O que o eu poético, quis nos transmitir nesta primeira estrofe?
      Nesse primeiro momento Ele se dá conta de que o relacionamento chegou ao fim, que sua amada foi embora e que seu mundo desmoronou. Ele acredita que sua amada já o esqueceu. 

02 – Na segunda estrofe; Por que o eu poético, se mostra tão entristecido?
      Porque ele está convicto de sua condição, ele denota o valor que ela, sua amada tem em sua vida, que ela tem o poder de compor tudo ao seu redor, como se o seu mundo só existisse ao lado dela, que seu sofrimento é tão intenso, que ninguém conseguiria descrever o que ele está sentindo nesse momento. 

03 – Quais os temores que se encontra na frase: “Amar é um deserto e seus temores”?
      Ele faz uma analogia, comparando o amar com o deserto, que de dia é quente e a noite é frio, escuro e vazio.

04 – O que significa, na frase: “Vida que vai na sela dessas dores”?
      Ele compara o fato de amar, como a vida que segue por caminhos desconhecidos.

05 – Em qual verso o eu poético pede o retorno da amada?
      “Vem me fazer feliz porque eu te amo.”

06 – O que quer dizer o eu poético na frase: “Você deságua em mim, e eu, oceano.”
      Que se sua amada voltar, ele a receberá de braços abertos, que seu amor é tão grande feito o oceano.

07 – Na frase: “Me esqueço que amar é quase uma dor / Só sei viver se for por você!” O que o eu poético diz a sua amada?
      Que ele esquecerá tudo o que passou, mesmo sabendo que o amor é doloroso, irá reatar o relacionamento porque não sabe viver sem ela.

08 – Para você, a história contada na canção, tem início e fim?
      Resposta pessoal. Sugestão: Embora não tenha início, meio e fim, é bem definida.

09 – Na canção o eu poético, esperava um amor eterno, e o que aconteceu?
      Após uma noite de amor, ao amanhecer ele não encontrou ao seu lado a sua amada, uma clássica decepção amorosa.

10 – Qual o sentimento do eu poético, após a desilusão amorosa?
      Que não se pode obrigar alguém a corresponder o seu sentimento. O amor pode ser prazeroso, mas, também pode ser doloroso e duvidoso, a ponto de nos deixar perdido, como se estive num deserto, sem saber que rumo tomar e se vai chegar a algum lugar.

11 – O que o eu poético quis dizer em “Amar é quase uma dor”?
      Nos faz pensar no sofrer, na dor do amar, e na dor da desilusão amorosa.





3 comentários: