segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

CRÔNICA: E A VIAGEM CONTINUA... - L.H.ZABOTTO - COM GABARITO

CRÔNICA: E A VIAGEM CONTINUA...

      
  [...]
        Depois de rezarmos e cantarmos muito, voltávamos todos para casa e logo chegavam convidados para o almoço, que sempre era espacial. Comidas italianas que vovó, a nona, fazia. E todos os adultos matavam saudade da Itália. Ela tinha vindo de lá, de navio, no começo do século, quando meu pai tinha três anos. Mamãe chegou um pouco mais tarde, com seus pais. Depois de moços, conheceram-se no Brasil e se casaram.
        Durante o almoço, falavam em italiano e tomavam vinho. Era engraçado! Como na missa, não entendíamos nada...
        --- Mamãe me ensinou que é falta de educação conversar em outra língua quando tem alguém por perto que não entende – eu disse.
        --- E é mesmo. Mas, na verdade, eles queriam que, de tanto ouvirmos italiano, fossemos aprendendo. E aprendemos mesmo! Depois de algum tempo. Também, naquela época, os adultos não respeitavam muito as crianças. Não gostavam que ficássemos ouvindo o que falavam. Alguns assuntos eram proibidos para nós e não participávamos de nenhum problema da família. Só ficávamos brincando, ou ajudando a mamãe [...].

                                                   Zabotto, L. H. Vovó já foi criança. Brasília:
                                                                           Da Anta casa Editora, 1996.
Entendendo o texto:

     a) Neste breve trecho sobre suas lembranças da família, que práticas a autora descreve como da cultura dessa família?
      Eles iam à missa, eram católicos, se reuniam para almoçar juntos, falavam italiano, cozinhavam pratos típicos, lembravam da Itália, conversavam sobre assuntos que eram proibidos para as crianças.

     b) Que tipo de narrador temos?
      É o narrador personagem.

     c) Que gênero é utilizado?
      É uma narrativa autobiográfica.

     d) Qual a função do texto?
      Como uma narrativa, de memórias, a função é expressiva, visando colocar uma interpretação da narradora quanto ao seu passado, mas, também é um trecho informativo sobre as práticas das famílias italianas.

     e) Quando você leu esse trecho do texto, como ele agiu sobre você? Que impressões você teve, o que aprendeu sobre o narrador personagem?
      Resposta pessoal.

     f) Esse gênero pode ser trabalhado em sala de aula para preparar uma atividade de escrita? Justifique.
      Resposta pessoal.


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