sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

CRÔNICA: O VILARES - VIRIATO CORREA - COM GABARITO

CRÔNICA: O VILARES
                 Viriato Correa

   Havia, no colégio, três companheiros desagradáveis. Um deles era o Vilares. Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente. 
      Parecia ter nascido para senhor do mundo. No recreio queria dirigir as brincadeiras e mandar em todos nós. Se a sua vontade não predominava, acabava brigando e desmanchava o brinquedo. Simplesmente insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia nada; sem ele talvez não existisse o mundo. Vivia censurando os companheiros, metendo-se onde não era chamado, implicando com um e com outro, mandando sempre. (…)

        Não tinha um amigo. A meninada do curso primário movia-lhe a guerra surda. E, um dia, os mais taludos se revoltaram e deram-lhe uma sova. Foi um escândalo no colégio. O vigilante levou-os ao gabinete do diretor. O velho Lobato repreendeu-os fortemente. Mais tarde, porém, chamou o Vilares e o repreendeu também. Eu estava no gabinete e ouvi tudo.
        – É necessário mudar esse feitio, menino. Você, entre os seus colegas, é uma espécie de galo de terreiro. Quer sempre impor a sua vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é antipático. Isso é feio. Isso é mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária, está cavando buracos e amontoando pedras na estrada de sua vida.
        E, continuando:
        – Você gosta de mandar. Mas é preciso lembrar-se de que ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo é mundo, a humanidade luta para ser livre. O sentimento de liberdade nasce com o homem e do homem não sai nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios irracionais o possuem. E louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de modificar sentimentos dessa ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá que sofrer na vida.

(VIRIATO CORREA. Cazuza. São Paulo, Editora Nacional)

Entendendo o texto:
Após a leitura do texto responda às questões:

01 – Assinale a alternativa que combina com o texto.
a. (   ) O texto é sério, porque relata um acontecimento desagradável.
b. (X) É formativo porque, através do diretor do colégio, mostra como se deve corrigir um comportamento reprovável.
c. (   ) É um texto cômico, engraçado.

02 – Quais são as personagens do texto?
      Um menino de nome Vilares e dois companheiros seus; o velho Lobato, que era o diretor da escola; o vigilante; os alunos do curso primário; o narrador da história.

03 – Assinale a alternativa correta:
a. (   ) O narrador não é personagem do texto.
b. (X) O narrador é personagem do texto, porque ele se inclui entre as pessoas que participam da história.
c. (   ) Não existe narrador nesta história.

04 – Quem é o protagonista, isto é, o personagem principal da história?
      O menino Vilares.

05 – O autor descreve o Vilares informando algumas características dele. Transcreva a parte do texto em que o narrador descreve os aspectos físicos do Vilares.
      “Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente.”

06 – Identifique, de acordo com o texto, entre as características psicológicas dadas abaixo, as que se encaixam no personagem Vilares.
Humilde –
briguentometido – tolerante – sabichãoinsuportável – cordial – bondoso – autoritárioimplicante – simpático – antipáticodesagradávelegoísta – quieto.

07 – No texto, o diretor usou três frases para caracterizar o autoritarismo do Vilares. Assinale-as:
a. (X) “… é uma espécie de galo de terreiro.”
b. (   ) “Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa”.
c. (X) “Quer sempre impor a sua vontade.”
d. (X) “… quer mandar em toda a gente.”
e. (   ) “… ninguém gosta de ser mandado.”

08 – Que outro título você daria ao texto?
      Resposta individual, porém deverá ter conexão com o assunto do texto.

09 – Assinale as alternativas que resumem as mensagens do texto:
a. (X) A convivência com uma pessoa autoritária é desagradável.
b. (   ) A meninada da escola costuma mover guerra surda.
c. (   ) Os diretores são autoritários em suas repreensões.
d. (X) As pessoas têm um forte sentimento de liberdade e geralmente não aceitam as imposições das pessoas autoritárias e mandonas.

10 – Faça uma pequena redação que tenha o mesmo assunto do texto que você acabou de ler.
      O tema da história em questão é autoritarismo. A redação deve explorar esse assunto que pode ser feita através de um relato vivido ou conhecido pelo aluno, ou ainda expressar a sua opinião a respeito. O aluno deverá mostrar sua redação para alguém que possa ajudá-lo a melhorar suas ideias e corrigir erros gramaticais cometidos.




58 comentários:

  1. Obrigada me ajudou muitoooooooo
    ♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  2. Obrigado me ajudou em muita coisa 😍

    ResponderExcluir
  3. Obrigado mim ajudou demais na minha tarefa!

    ResponderExcluir
  4. PESQUISE NO TEXTO: 6 verbos na 3° conjugação, me ajuda só achei dirigir e existir

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado me ajudou muito!♥️♥️

    ResponderExcluir
  6. Obgd ❤️seria melhor se tivesse a redação tbm kk mas obgd!

    ResponderExcluir
  7. Eu na quarentena tendo lição de casa... Vlw pelas respostas akakaka

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Um texto que traz lições e aprendizados muito relevantes, principalmente quando traz a frase "o sentimento de liberdade nasce com o homem..."
    Sensacional.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡
      ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡
      ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. So q minhas perguntas foram diferentes dessas kkkkk

    ResponderExcluir