sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

CRÔNICA: O VILARES - VIRIATO CORREA - COM GABARITO

CRÔNICA: O VILARES
                 Viriato Correa

   Havia, no colégio, três companheiros desagradáveis. Um deles era o Vilares. Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente. 
      Parecia ter nascido para senhor do mundo. No recreio queria dirigir as brincadeiras e mandar em todos nós. Se a sua vontade não predominava, acabava brigando e desmanchava o brinquedo. Simplesmente insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia nada; sem ele talvez não existisse o mundo. Vivia censurando os companheiros, metendo-se onde não era chamado, implicando com um e com outro, mandando sempre. (…)

        Não tinha um amigo. A meninada do curso primário movia-lhe a guerra surda. E, um dia, os mais taludos se revoltaram e deram-lhe uma sova. Foi um escândalo no colégio. O vigilante levou-os ao gabinete do diretor. O velho Lobato repreendeu-os fortemente. Mais tarde, porém, chamou o Vilares e o repreendeu também. Eu estava no gabinete e ouvi tudo.
        – É necessário mudar esse feitio, menino. Você, entre os seus colegas, é uma espécie de galo de terreiro. Quer sempre impor a sua vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é antipático. Isso é feio. Isso é mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária, está cavando buracos e amontoando pedras na estrada de sua vida.
        E, continuando:
        – Você gosta de mandar. Mas é preciso lembrar-se de que ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo é mundo, a humanidade luta para ser livre. O sentimento de liberdade nasce com o homem e do homem não sai nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios irracionais o possuem. E louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de modificar sentimentos dessa ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá que sofrer na vida.

(VIRIATO CORREA. Cazuza. São Paulo, Editora Nacional)

Entendendo o texto:
Após a leitura do texto responda às questões:

01 – Assinale a alternativa que combina com o texto.
a. (   ) O texto é sério, porque relata um acontecimento desagradável.
b. (X) É formativo porque, através do diretor do colégio, mostra como se deve corrigir um comportamento reprovável.
c. (   ) É um texto cômico, engraçado.

02 – Quais são as personagens do texto?
      Um menino de nome Vilares e dois companheiros seus; o velho Lobato, que era o diretor da escola; o vigilante; os alunos do curso primário; o narrador da história.

03 – Assinale a alternativa correta:
a. (   ) O narrador não é personagem do texto.
b. (X) O narrador é personagem do texto, porque ele se inclui entre as pessoas que participam da história.
c. (   ) Não existe narrador nesta história.

04 – Quem é o protagonista, isto é, o personagem principal da história?
      O menino Vilares.

05 – O autor descreve o Vilares informando algumas características dele. Transcreva a parte do texto em que o narrador descreve os aspectos físicos do Vilares.
      “Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente.”

06 – Identifique, de acordo com o texto, entre as características psicológicas dadas abaixo, as que se encaixam no personagem Vilares.
Humilde –
briguentometido – tolerante – sabichãoinsuportável – cordial – bondoso – autoritárioimplicante – simpático – antipáticodesagradávelegoísta – quieto.

07 – No texto, o diretor usou três frases para caracterizar o autoritarismo do Vilares. Assinale-as:
a. (X) “… é uma espécie de galo de terreiro.”
b. (   ) “Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa”.
c. (X) “Quer sempre impor a sua vontade.”
d. (X) “… quer mandar em toda a gente.”
e. (   ) “… ninguém gosta de ser mandado.”

08 – Que outro título você daria ao texto?
      Resposta individual, porém deverá ter conexão com o assunto do texto.

09 – Assinale as alternativas que resumem as mensagens do texto:
a. (X) A convivência com uma pessoa autoritária é desagradável.
b. (   ) A meninada da escola costuma mover guerra surda.
c. (   ) Os diretores são autoritários em suas repreensões.
d. (X) As pessoas têm um forte sentimento de liberdade e geralmente não aceitam as imposições das pessoas autoritárias e mandonas.

10 – Faça uma pequena redação que tenha o mesmo assunto do texto que você acabou de ler.
      O tema da história em questão é autoritarismo. A redação deve explorar esse assunto que pode ser feita através de um relato vivido ou conhecido pelo aluno, ou ainda expressar a sua opinião a respeito. O aluno deverá mostrar sua redação para alguém que possa ajudá-lo a melhorar suas ideias e corrigir erros gramaticais cometidos.




58 comentários:

  1. Obrigada me ajudou muitoooooooo
    ♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  2. Obrigado me ajudou em muita coisa 😍

    ResponderExcluir
  3. Obrigado mim ajudou demais na minha tarefa!

    ResponderExcluir
  4. PESQUISE NO TEXTO: 6 verbos na 3° conjugação, me ajuda só achei dirigir e existir

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado me ajudou muito!♥️♥️

    ResponderExcluir
  6. Obgd ❤️seria melhor se tivesse a redação tbm kk mas obgd!

    ResponderExcluir
  7. Eu na quarentena tendo lição de casa... Vlw pelas respostas akakaka

    ResponderExcluir
  8. Mim ajudou muito ,obg ��

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Um texto que traz lições e aprendizados muito relevantes, principalmente quando traz a frase "o sentimento de liberdade nasce com o homem..."
    Sensacional.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡
      ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡
      ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. So q minhas perguntas foram diferentes dessas kkkkk

    ResponderExcluir