quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

TEXTO LITERÁRIO - FUGA - FRAGMENTO VIDAS SECAS - GRACILIANO RAMOS - COM GABARITO

Texto: FUGA - VIDAS SECAS
          Graciliano Ramos


        A vida na fazenda se tornara difícil, Sinhá Vitória benzia-se tremendo, manejava o rosário, mexia os beiços rezando rezas desesperadas. Encolhido no banco de copiar, Fabiano espiava a caatinga amarela, onde as folhas secas se pulverizavam, trituradas pelos redemoinhos, e os garranchos se torciam, negros, torrados. No céu azul as últimas arribações tinham desaparecido. Pouco a pouco os bichos se finavam, devorados pelo carrapato. E Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre.
        Mas quando a fazenda se despovoou, viu que tudo estava perdido, combinou a viagem com a mulher, matou o bezerro morrinhento que possuíam, salgou a carne, largou-se com a família, sem se despedir do amo. Não poderia nunca liquidar aquela dívida exagerada. Só lhe restava jogar-se ao mundo como negro fugido.
[...]
                                               Graciliano Ramos. Fuga, Vidas Secas.

Entendendo o texto:
01 – Destaque, no texto, algumas palavras e classes gramaticais que indicam as sequências dos eventos nos trechos narrativos.
       Se tornara, manejava, tinham desaparecidos; E, viu, salgou, matou, largou-se.

02 – Destaque, no texto, algumas palavras e classes gramaticais que indicam a sequência dos eventos nos trechos descritivos.
       Escolhido, onde as folhas secas se pulverizavam, no céu azul.

03 – Apesar do entrelaçamento dos tipos descritivo e narrativo, qual pode ser considerado predominante a ponto de caracterizar o texto?
       É o tipo narrativo porque as sequências descritivas apenas formam o “pano de fundo” para o desenrolar da ação. Existe a predominância de mudança de estado. As ações são cronologicamente articuladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário