REPORTAGEM: PROJETO QUE INCENTIVA LEITURA NO ÔNIBUS
É LANÇADO EM PASSO FUNDO
Livros, jornais e
revistas estarão à disposição dos passageiros da linha Italac – UPF via Codepas
para leitura durante o trajeto do ônibus.
A partir desta segunda-feira,
uma estante com livros, jornais e revistas passa a ser companhia dos
passageiros que embarcarem em uma linha de ônibus em Passo Fundo, no norte do
Estado. O projeto-piloto Leitura no Caminho foi lançado pelo Instituto Roberto Zanatta
para incentivar a leitura na Capital Nacional da Literatura e tem como slogam
“Quem lê sabe onde quer chegar”.
Inédita no Estado, a
iniciativa de ter uma minibiblioteca nos veículos é desenvolvida em parceria
com a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas), uma
das empresas de transporte coletivo do município. A linha escolhida é a
Italac-UPF via Codepas, que tem início no distrito industrial e vai até a
Universidade de Passo Fundo (UPF), com uma hora e meia de trajeto.
Ao embarcar, o passageiro
poderá escolher, em uma estante ao lado do cobrador, entre os cerca de 20 itens
disponível. Antes de descer, o usuário deve colocar o livro na prateleira verde
próximo à porta de desembarque.
Na primeira volta do ónibus
com os livros, a coordenadora do instituto, Raquel Pirovano, juntamente com a
coordenadora da Universidade Popular, Maria Augusta Darienzo, distribuíram
folders e explicaram aos usuários como funciona o projeto. Segundo Raquel, a
receptividade foi muito boa e o plano é expandir a iniciativa para outras
linhas da Codepas e de outras empresas que quiserem aderir.
--- Estamos fazendo uma experiência,
testando o gosto das pessoas, o que vão querer ler, se vão aceitar bem a
proposta. A expectativa é que o projeto preencha o espaço de tempo que se passa
dentro do ônibus, principalmente de uma linha longa como essa, com informação,
conhecimento e assunto para comentar com a pessoa do lado --- explica.
A ideia surgiu há três anos,
de uma sugestão da professora Maria Augusta, e foi inspirada em modelos
adotados ao redor do mundo. Raquel acrescenta que a acessibilidade é um ponto
forte do projeto, pois leva o livro até as pessoas, também evitando que o preço
ou a correria diária sejam empecilhos para ler.
Jornal Zero Hora, segunda-feira, 25 de junho de 2012.
Disponível em: <http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/
notícia/2012/06/projeto-que-incentiva-leitura-no-ônibus-e-
lançado-em-passo-fundo-3801336.html>
Acesso em: 15 set. 2012.
Entendendo o texto:
01 – O texto que você leu é uma notícia retirada de um jornal. Quais
características do texto indicam tratar-se de uma notícia?
Resposta possível: a linguagem, o título e a frase-resumo do que vai ser dito,
a fotografia, um texto que se assemelha aos textos de jornais.
02 – Qual é a formação principal presente no texto?
O texto informa que em determinada linha de ônibus da cidade de Passo Fundo
haverá uma estante com livros, jornais e revistas, de forma que os passageiros
do ônibus possam ler durante o trajeto.
03 – A cidade de Passo Fundo está localizada no estado do Rio Grande do
Sul. No primeiro parágrafo, foi usada uma expressão que substitui o nome da
cidade, atribuindo a ela uma característica. Releia o parágrafo, identifique e
copie essa expressão.
A expressão é “Capital Nacional da Literatura”.
04 – O projeto que incentiva a leitura ocorre em uma linha de ônibus.
a) Qual é essa linha?
A linha Italac-UPF via Codepas.
b) Qual o tempo de trajeto dessa linha?
Uma hora e meia.
c) No quinto parágrafo, uma das coordenadoras do projeto relaciona o
tempo de trajeto da linha de ônibus ao possível sucesso do projeto. Qual é essa
relação?
Como o trajeto é longo, as pessoas ficam
mais tempo no ônibus, podem ter interesse nos livros, revistas e jornais e
comentar os assuntos com a pessoa sentada ao lado.
05 – Ao longo da notícia, há duas palavras destacadas em itálico,
escritas em inglês. Releia os parágrafos em que essas palavras aparecem.
Educador. O Manual traz um apontamento sobre estrangeirismos; sugerimos que o
consulte caso queira completar a reflexão suscitada pela questão 5b.
a) Observe a frase ou o parágrafo em que essas palavras foram
usadas e dê o significado de cada uma delas.
Resposta possível: slogam = lema, tema,
frase de efeito;
Folders = panfletos, folhetos
informativos.
b) Caso substituíssemos os termos em inglês por palavras da língua
portuguesa, haveria mudança no sentido do texto? Justifique.
Educador: espera-se que os alunos
percebam que sentido do texto não se alteraria, pois essas palavras tem termos
correspondentes e, língua portuguesa. Porém, como slogam e folders são termos
correntes em língua portuguesa, é interessante conversar com os alunos sobre a
assimilação e integração de palavras de outros idiomas ao português, em
especial o uso de termos da língua inglesa em áreas como: informática,
equipamentos eletroeletrônicos, música, etc.
06 – Na conclusão da notícia, é apresentado um fato considerado
importante para o desenvolvimento do projeto. Qual é esse fato?
O fato de levar até a pessoa, evitando que o custo ou a correria diária impeçam
a leitura.
Obgd mim ajudou muito
ResponderExcluir