segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

REPORTAGEM: PROJETO QUE INCENTIVA LEITURA NO ÔNIBUS É LANÇADO EM PASSO FUNDO - JORNAL ZERO HORA - COM GABARITO


REPORTAGEM: PROJETO QUE INCENTIVA LEITURA NO ÔNIBUS
                      É LANÇADO EM PASSO FUNDO

        Livros, jornais e revistas estarão à disposição dos passageiros da linha Italac – UPF via Codepas para leitura durante o trajeto do ônibus.
        A partir desta segunda-feira, uma estante com livros, jornais e revistas passa a ser companhia dos passageiros que embarcarem em uma linha de ônibus em Passo Fundo, no norte do Estado. O projeto-piloto Leitura no Caminho foi lançado pelo Instituto Roberto Zanatta para incentivar a leitura na Capital Nacional da Literatura e tem como slogam “Quem lê sabe onde quer chegar”.
        Inédita no Estado, a iniciativa de ter uma minibiblioteca nos veículos é desenvolvida em parceria com a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas), uma das empresas de transporte coletivo do município. A linha escolhida é a Italac-UPF via Codepas, que tem início no distrito industrial e vai até a Universidade de Passo Fundo (UPF), com uma hora e meia de trajeto.
        Ao embarcar, o passageiro poderá escolher, em uma estante ao lado do cobrador, entre os cerca de 20 itens disponível. Antes de descer, o usuário deve colocar o livro na prateleira verde próximo à porta de desembarque.
        Na primeira volta do ónibus com os livros, a coordenadora do instituto, Raquel Pirovano, juntamente com a coordenadora da Universidade Popular, Maria Augusta Darienzo, distribuíram folders e explicaram aos usuários como funciona o projeto. Segundo Raquel, a receptividade foi muito boa e o plano é expandir a iniciativa para outras linhas da Codepas e de outras empresas que quiserem aderir.
        --- Estamos fazendo uma experiência, testando o gosto das pessoas, o que vão querer ler, se vão aceitar bem a proposta. A expectativa é que o projeto preencha o espaço de tempo que se passa dentro do ônibus, principalmente de uma linha longa como essa, com informação, conhecimento e assunto para comentar com a pessoa do lado --- explica.
        A ideia surgiu há três anos, de uma sugestão da professora Maria Augusta, e foi inspirada em modelos adotados ao redor do mundo. Raquel acrescenta que a acessibilidade é um ponto forte do projeto, pois leva o livro até as pessoas, também evitando que o preço ou a correria diária sejam empecilhos para ler.

                      Jornal Zero Hora, segunda-feira, 25 de junho de 2012.
                     Disponível em: <http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/
                 notícia/2012/06/projeto-que-incentiva-leitura-no-ônibus-e-
                                          lançado-em-passo-fundo-3801336.html>
                                                                    Acesso em: 15 set. 2012.

Entendendo o texto:
01 – O texto que você leu é uma notícia retirada de um jornal. Quais características do texto indicam tratar-se de uma notícia?
       Resposta possível: a linguagem, o título e a frase-resumo do que vai ser dito, a fotografia, um texto que se assemelha aos textos de jornais.

02 – Qual é a formação principal presente no texto?
       O texto informa que em determinada linha de ônibus da cidade de Passo Fundo haverá uma estante com livros, jornais e revistas, de forma que os passageiros do ônibus possam ler durante o trajeto.

03 – A cidade de Passo Fundo está localizada no estado do Rio Grande do Sul. No primeiro parágrafo, foi usada uma expressão que substitui o nome da cidade, atribuindo a ela uma característica. Releia o parágrafo, identifique e copie essa expressão.
       A expressão é “Capital Nacional da Literatura”.

04 – O projeto que incentiva a leitura ocorre em uma linha de ônibus.
     a) Qual é essa linha?
      A linha Italac-UPF via Codepas.

     b) Qual o tempo de trajeto dessa linha?
      Uma hora e meia.

     c) No quinto parágrafo, uma das coordenadoras do projeto relaciona o tempo de trajeto da linha de ônibus ao possível sucesso do projeto. Qual é essa relação?
      Como o trajeto é longo, as pessoas ficam mais tempo no ônibus, podem ter interesse nos livros, revistas e jornais e comentar os assuntos com a pessoa sentada ao lado.

05 – Ao longo da notícia, há duas palavras destacadas em itálico, escritas em inglês. Releia os parágrafos em que essas palavras aparecem.
       Educador. O Manual traz um apontamento sobre estrangeirismos; sugerimos que o consulte caso queira completar a reflexão suscitada pela questão 5b.

     a) Observe a frase ou o parágrafo em que essas palavras foram usadas e dê o significado de cada uma delas.
      Resposta possível: slogam = lema, tema, frase de efeito;
                                     Folders = panfletos, folhetos informativos.

     b) Caso substituíssemos os termos em inglês por palavras da língua portuguesa, haveria mudança no sentido do texto? Justifique.
      Educador: espera-se que os alunos percebam que sentido do texto não se alteraria, pois essas palavras tem termos correspondentes e, língua portuguesa. Porém, como slogam e folders são termos correntes em língua portuguesa, é interessante conversar com os alunos sobre a assimilação e integração de palavras de outros idiomas ao português, em especial o uso de termos da língua inglesa em áreas como: informática, equipamentos eletroeletrônicos, música, etc.

06 – Na conclusão da notícia, é apresentado um fato considerado importante para o desenvolvimento do projeto. Qual é esse fato?
       O fato de levar até a pessoa, evitando que o custo ou a correria diária impeçam a leitura.








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