terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: SUPERMERCADOS, AS CATEDRAIS DO CONSUMO - CARLOS EDUARDO NOVAES - COM GABARITO

ARTIGO DE OPINIÃO: SUPERMERCADOS, AS CATEDRAIS DO CONSUMO
                                                Carlos Eduardo Novaes

     Numa sociedade onde ninguém quer engordar, o crescimento dos supermercados é um tanto contraditório. A febre de emagrecimento deveria beneficiar o desenvolvimento de pequenas quitandas e não desses monstruosos templos de consumo. Acontece que o esforço para manter-se magro nasceu exatamente na esteira dos supermercados. O homem atual vive imprensado entre os dietéticos e os supermercados. Mais um pouco, e será impossível reviver a dupla do Gordo e o Magro. Quando muito, conseguiremos uma dupla formada pelo Gordo e o Menos Gordo.
        É difícil, entretanto, fugir ao irresistível apelo dos supermercados. É nele que o homem satisfaz todas as necessidades de consumidor. A primeira intenção de quem entra num supermercado é comprar tudo. Um conhecimento meu, consumidor consagrado, já confessou que seu maior desejo é se atirar sobre as prateleiras, abrir pacotes, latas e caixas de biscoito, queijo, compotas, doces e ficar ali esparramado, comendo até sair pelos ouvidos.
        Os proprietários têm consciência dessa compulsão e arrumam suas mercadorias de forma a deixar o consumidor como eles, proprietários, quando chegaram ao Brasil, ou seja, de tanga. Curiosamente, a alimentação deixou de ser uma simples necessidade para tornar-se um complicado sistema de marketing e pesquisas. Hoje, a gente nem sempre compra o que quer. Compra o que eles querem vender. Vocês sabem, por exemplo, por que o açúcar é colocado no fundo dos supermercados? Porque o açúcar é um artigo comum a todos e, ficando no fundo, obriga o consumidor a passar por várias outras seções antes de encontra-lo. E, nessa passagem, pode comprar alguma coisa. Para escapar a esse risco, só há uma solução: entrar pela porta dos fundos.

                     NOVAES, C. E. O caos nosso de cada dia. São Paulo:
                                                                        Edibolso, 1974. p. 123.

Entendendo o texto:
01 – Como descobrir as partes que compõem o texto?
       A atividade foi comentada no texto. Em geral, os parágrafos (assim como as estrofes, na poesia) são indicadores da organização do pensamento do autor.

02 – Escreva uma frase que sintetize a ideia de cada parágrafo.
1º parágrafo: O crescimento dos supermercados é uma contradição numa sociedade que propõe “pessoas Magras”.

2º parágrafo: Os supermercados acendem a tendência para o consumismo.

3º parágrafo: Os supermercados fazem a alimentação perder sua características de necessidade, para virar uma questão de marketing.

03 – Marque os termos de relação entre ideias, se as relações estão claramente apresentadas.
       Resposta pessoal.

04 – Escreva um texto de no máximo três frases apresentando o que compreendeu do texto.
       Resposta pessoal.



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