Carlos Eduardo Novaes
Numa sociedade onde ninguém quer engordar, o crescimento dos supermercados é um
tanto contraditório. A febre de emagrecimento deveria beneficiar o
desenvolvimento de pequenas quitandas e não desses monstruosos templos de
consumo. Acontece que o esforço para manter-se magro nasceu exatamente na
esteira dos supermercados. O homem atual vive imprensado entre os dietéticos e
os supermercados. Mais um pouco, e será impossível reviver a dupla do Gordo e o
Magro. Quando muito, conseguiremos uma dupla formada pelo Gordo e o Menos
Gordo.
É difícil, entretanto, fugir ao irresistível apelo dos supermercados. É nele
que o homem satisfaz todas as necessidades de consumidor. A primeira intenção
de quem entra num supermercado é comprar tudo. Um conhecimento meu, consumidor
consagrado, já confessou que seu maior desejo é se atirar sobre as prateleiras,
abrir pacotes, latas e caixas de biscoito, queijo, compotas, doces e ficar ali
esparramado, comendo até sair pelos ouvidos.
Os proprietários têm consciência dessa compulsão e arrumam suas mercadorias de
forma a deixar o consumidor como eles, proprietários, quando chegaram ao
Brasil, ou seja, de tanga. Curiosamente, a alimentação deixou de ser uma
simples necessidade para tornar-se um complicado sistema de marketing e
pesquisas. Hoje, a gente nem sempre compra o que quer. Compra o que eles querem
vender. Vocês sabem, por exemplo, por que o açúcar é colocado no fundo dos
supermercados? Porque o açúcar é um artigo comum a todos e, ficando no fundo,
obriga o consumidor a passar por várias outras seções antes de encontra-lo. E,
nessa passagem, pode comprar alguma coisa. Para escapar a esse risco, só há uma
solução: entrar pela porta dos fundos.
NOVAES,
C. E. O caos nosso de cada dia. São Paulo:
Edibolso, 1974. p. 123.
Entendendo
o texto:
01 – Como
descobrir as partes que compõem o texto?
A atividade foi comentada no texto. Em geral, os parágrafos (assim como as
estrofes, na poesia) são indicadores da organização do pensamento do autor.
02 –
Escreva uma frase que sintetize a ideia de cada parágrafo.
1º parágrafo: O
crescimento dos supermercados é uma contradição numa sociedade que propõe
“pessoas Magras”.
2º
parágrafo: Os supermercados acendem a tendência para o consumismo.
3º
parágrafo: Os supermercados fazem a alimentação perder sua características de
necessidade, para virar uma questão de marketing.
03 –
Marque os termos de relação entre ideias, se as relações estão claramente
apresentadas.
Resposta
pessoal.
04 –
Escreva um texto de no máximo três frases apresentando o que compreendeu do
texto.
Resposta pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário