Texto: ALÉM DO PREÇO E DA MARCA
Consumo responsável, Qualidade de Vida,
Consumo e Trabalho.
Na hora de pegar este ou aquele
produto na gôndola do supermercado, o que pesa em sua decisão? Preço mais
baixo, melhor qualidade, tradição da marca, preferência familiar? Em geral, são
esses os fatores que costumam ser levados em conta no instante da compra. Mas
há um fenômeno novo que desafia esse padrão: são os consumidores preocupados
com o comportamento da empresa que produziu determinado produto.
Já não são poucos os que fazem suas
escolhas se perguntando se aquela companhia respeitou direitos humanos e
trabalhistas; se sua cadeia de produção segue normas de preservação ambiental e
boas práticas empresariais. Se é ética quando faz publicidade. Ou até se está
comprometida com a geração de empregos.
Essa mudança nos padrões de consumo,
que ganhou força na segunda metade do século 20, quando os consumidores
passaram a se organizar em grupos independentes para defender seus direitos, já
gerou efeitos nas empresas. Não são poucas as que adotaram um ideal conhecido
como “responsabilidade social”, que fundamenta práticas cujo fim não é apenas o
lucro.
Como
exercer o consumo responsável
* Refletir sobre seus
hábitos de consumo, reduzir quando possível, não desperdiçar e dar destinação
correta ao resíduo ou ao produto pós-consumo;
* Escolher marcas de
empresas reconhecidas por suas práticas responsáveis e éticas;
* Obter informações, por
meio da mídia e das associações sociais, sobre os impactos sociais e ambientais
da produção, do consumo e do pós-consumo de produtos e serviços;
* Entrar em contato com o
SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) das empresas por telefone ou por
escrito, para questionar sobre os impactos e pressionar pela adoção de práticas
sustentáveis de produção e pós-consumo;
* Procurar saber se a
empresa tem um balanço social e solicitar informações a respeito;
* Boicotar marcas de
empresas envolvidas em casos de desrespeito à legislação trabalhista, ambiental
e de consumo. Por exemplo, consulte a lista de reclamações fundamentadas do
Procon, a fim de saber como determinada empresa se comporta em relação ao
consumidor;
* Participar de apoio
associações de consumidores;
* Denunciar práticas contra
o meio ambiente, contra as relações de consumo e de exploração do trabalho
infantil às autoridades competentes.
Empresas
conscientes
“O consumidor mais atento e informado
já percebe as relações de seu nível de consumo e os efeitos disso no plano
social, econômico e ambiental. Isso torna as empresas mais conscientes e
preocupadas com os valores que ela propaga com seus produtos e marketing”,
afirma Marilena Lazzarini, coordenadora institucional do Instituto Brasileiro
de Defesa do Consumidor (Idec), com 17 anos de trabalho e militância na área.
Foi pensando em estimular esse “consumo
engajado” que o Idec acaba de lançar o Guia de Responsabilidade Social para o
Consumidor, um livreto de 22 páginas com um painel sobre o movimento mundial de
consumidores e sua articulação do Brasil.
Atividade: Consumo consciente e meio
ambiente.
Objetivos: Estabelecer relações entre
consumo consciente e atitudes de respeito ao meio ambiente.
Introdução: “Responsabilidade social”,
“consumidor responsável” e “empresa responsável” são expressões do momento,
bastante utilizadas nas propagandas de indústrias, bancos, empresas em geral.
Muitas vezes, não paramos para pensar sobre o que elas podem significar para a
vida em sociedade e o meio ambiente, não é? Pois bem, o texto “além do preço e
da marca” nos leva a pensar em algo mais, quando vamos escolher um determinado
produto para o nosso consumo diário. As lutas e os debates sobre os direitos
humanos e trabalhistas, o meio ambiente, a diversidade levaram o Idec a
elaborar o “Guia de Responsabilidade Social para o Consumidor”. Neste “Guia” a
preservação do meio ambiente é um dos pontos a serem observados pelo
consumidor.
Extraído
do site Repórter Brasil: www.reporterbrasil.org.br
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
E o que significa este título?
Além do preço e da marca. Consumo
responsável, qualidade dos produtos, etc.
02 – Quando pega-se um
produto na gôndola do supermercado, o que devemos verificar?
Olharmos a
qualidade, o preço, a marca, a validade e a preferência familiar.
03 – Hoje, há consumidores
preocupados com as indústrias, quanto a produzir determinado produto. Quais são
essas preocupações?
Respeitar ao direitos humanos e
trabalhista, as normas de preservação ambiental, boas práticas empresariais, se
é ética quando faz publicidade e se está comprometida com a geração de
empregos.
04 – Os consumidores
passaram a se organizar, e a defenderem a partir de quando? E qual o nome que
se as empresas que não visam apenas lucros?
Passaram a ganhar força a partir da
segunda metade do século XX. Chama-se “Responsabilidade Social”.
05 – Quais as obrigações de
um consumo responsável?
Refletir sobre os hábitos de consumo,
reduzir os desperdícios, dar destino correto ao resíduo e ao produto
pós-consumo.
06 – Para se obter
informações sobre os impactos sociais e ambientais da produção. Quais os meios?
Através dos meios
de comunicação da mídia e das associações sociais.
07 – Qual o órgão que
podemos recorrer para questionar os procedimentos das empresas?
SAC – Serviço de Atendimento ao
Consumidor.
08 – Caso uma empresa, tenha
reclamações fundamentadas no PROCON, quanto ao relacionamento com o consumidor.
O que devemos fazer?
Em caso de
desrespeito à legislação trabalhista, ambiental e de consumo, podemos boicotar
a empresa.
09- No texto: “O consumidor
mais atento e informado já percebe as relações de seu nível de consumo e os
efeitos disso no plano social, econômico e ambiental. Isso torna as empresas
mais conscientes e preocupadas com os valores que ela propaga com seus produtos
e marketing”. Quem faz essa afirmação?
Marilena Lazzarini, coordenadora
institucional do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com 17
anos de trabalho e militância na área.
10 – O Idec lançou um
livreto, com um painel sobre o movimento mundial de consumidores e sua
articulação no Brasil. Qual o nome deste livreto e quantas páginas possuem?
É o Guia de Responsabilidade
Social para o Consumidor, com 22 páginas.
11 – Qual é a atividade do
livreto lançado pelo Idec?
O consumo
consciente e o meio ambiente.
12 – Você tem o hábito de
ler os rótulos dos produtos que compra?
Resposta pessoal do aluno.
13 – De acordo com o
livreto, qual é o objetivo?
Estabelecer relações entre consumo
consciente e atividades de respeito ao meio ambiente com “Responsabilidade
Social”.
14 – Na sua opinião, como
você acha que o consumidor deve agir para ser considerado responsável?
Resposta pessoal do aluno.
15 – Você sabe quais
práticas contra o meio ambiente, são condenáveis e devem ser denunciadas?
Resposta pessoal do aluno.
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