quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

TEXTO LITERÁRIO: O SENÃO DO LIVRO - (FRAGMENTO) MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS - MACHADO DE ASSIS - COM GABARITO

Texto: O SENÃO DO LIVRO
            Machado de Assis

        Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...
        E caem! – Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar... Heis de cair.

                ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
                                                20 ed. São Paulo: Ática, 1995, p. 103.

Entendendo o texto:
01 – Em seu “diálogo” com o leitor, o narrador manifesta-se criticamente em relação a esse seu interlocutor, acusando-o de ser o verdadeiro senão do livro, e através de um paralelo traçado entre as características de sua narrativa e os gostos do seu “rival” vai traçando uma linha que o levará a enunciar a forma de composição de sua obra. Essa linha narrativa, ou o seu estilo, pode ser caracterizada pela presença de:
     a) Capítulos concisos.
     b) Linguagem figurada.
     c) Digressões.
     d) Humor.

02 -  Dentre as características apresentadas, uma NÃO pode ser atribuída ao texto lido. Assinale-a:
     a) Ironia amarga.
     b) Tendência a conversar com o leitor.
     c) Foco narrativo em primeira pessoa.
     d) Linguagem coloquial.

03 – Um dos empregos linguísticos do pronome oblíquo átono é retomar um nome, ou mesmo um outro pronome, trazendo-os de volta ao texto. Tal fato está registrado no segundo parágrafo através do emprego do pronome vos.
Que palavra esse pronome está retomando? Assinale-a:
     a) Eu (narrador).
     b) Livro.
      c) Folhas.
      d) Leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário