REPORTAGEM: O
SONHO DE SER DONO DO PRÓPRIO NARIZ
Dirigir, beber e entrar em boates são, para menores, as vantagens de ser maior.
Chiquinho tem 16 anos e, para impressionar as meninas e tirar onda de mais
velho, anda com uma chave de carro pendurada no chaveiro, que fica sempre à
vista, preço à calça. Parece brincadeira, mas é sério. Chiquinho é amigo de
Júlio [...], de 15 anos, que, como a maioria dos garotos de sua idade, também
tem vontade de ser mais velho.
-- Queria poder dirigir. Para quê?
Ah, para poder levar as garotas em casa e não ter que depender dos pais para
buscar nas festas – diz Júlio.
Aparentemente bem mais do que seus 14 anos, Guilherme [...] garante que nunca
mentiu sobre sua idade. Para ele, ter 18 anos não é tudo:
-- Queria ter logo 21, pois com 18 anos você ainda deve satisfação aos pais. O
bom de ter carro é que qualquer um, mesmo sendo feio, leva uma menina para casa
depois de uma festa. É sério! Qual a menina que gosta de voltar a pé ou de
ônibus? – argumenta.
Edson [...], de 15 anos, cita outras vantagens de ser maior de idade:
-- Poder ir a boates sem correr o risco de ser barrado na porta, tomar cerveja
e não ter hora para voltar para casa – lista Edson.
A
responsabilidade que chega junto com a maioridade
André
[...], de 16 anos, também queria poder voltar mais tarde para casa, de carro,
mas acha que ainda não está preparado para dirigir.
-- Acho que 16 anos ainda é muito cedo para dirigir. Até os 18 a gente
amadurece, ganha mais experiência. Não sei se teria maturidade para dirigir
sozinho, só acompanhado por alguém mais velho.
Como ele, sua namorada Júlia [...], de 15 anos, também busca a
responsabilidade.
-- Não tinha vontade de ter 18 anos, mas de poder fazer as coisas que os mais velhos
podem com a idade que tenho. Queria ter a liberdade para fazer o que quiser.
Não só para entrar em lugares proibidos para menores, mas para poder trabalhar,
ter o meu próprio dinheiro, ter mais responsabilidade. Deve ser bom responder
pelos seus atos, sem depender de mais ninguém – acredita Júlia.
É justamente essa responsabilidade que Júlia procura que as amigas Soraya [...]
e Maria [...], ambas de 14 anos, acham a única coisa ruim de ser maior de
idade.
-- O ruim é que com 18 anos a adolescência já está acabando. Você passa a ter
muita responsabilidade e tem que trabalhar – lamenta Soraya, acrescentando que,
em compensação, poderá entrar em boates.
Já sua amiga Renata [...], de 13 anos, só vê vantagens.
-- Com 18 anos você está livre, pode ir morar sozinha! Já até combinei de
dividir apartamento com uma amiga – sonha Renata, que está contando os dias, ou
melhor, os anos, para fazer 18 anos.
O Globo, Rio de Janeiro, 2 ago. 1998, Caderno Planeta Globo, p. 4.
Os
sobrenomes dos entrevistados foram retirados.
Entendendo
o texto:
01 – O
texto é uma reportagem. Leia a diferença entre estes dois tipos de texto
jornalístico – a notícia e a reportagem:
Notícia: relata a informação da
maneira mais objetiva possível; raramente é assinada:
Reportagem: traz informações mais
detalhadas sobre notícias, interpretando os fatos; é assinada quando em
informação exclusiva ou se destaca pelo estilo ou pela análise.
a) Por que o texto é uma reportagem e
não uma notícia?
Porque não apenas noticia o que
adolescentes pensam sobre as restrições que enfrentam, mas detalha e interpreta
os fatos, comprovando-os com entrevistas e mostrando a diferença entre as
opiniões dos adolescentes.
b)A
reportagem é assinada por quem? Por quê?
Por Inês Amorim. Porque a matéria não
apenas informa sobre as restrições a menores, mas interpreta essas restrições e
acrescenta informações exclusivas, por meio de entrevistas; a avaliação do
estilo e da análise, mencionados na definição de reportagem, é pessoal –
qualquer resposta pode ser aceita, desde que justificada.
02 –
Recorde o título da reportagem:
“O Sonho de ser dono do próprio nariz”
a) O que quer dizer “ser dono do
próprio nariz”?
Ser livre, independente para tomara
decisões e assumir responsabilidades; não ser submetido a restrições ou
impedimentos.
b) Em sua opinião, este título é
adequado ao conteúdo da reportagem? É atraente, motivando o leitor a ler a
matéria?
Resposta pessoal.
03 –
Releia o lide da reportagem.
Veja o objetivo atribuído ao lide: O lide tem por objetivo introduzir o leitor
na reportagem e despertar seu interesse pelo texto já nas linhas iniciais.
a) Em sua opinião, o lide da
reportagem atinge o objetivo de introduzir o leitor na matéria, apresentando
uma boa síntese dela?
Resposta pessoal.
b) Em sua opinião, o lide da
reportagem desperta o interesse do leitor pelo texto? Despertou o seu interesse
pelo texto?
Resposta pessoal.
04 – A
jornalista usou um subtítulo na reportagem.
a) Qual é o subtítulo?
A responsabilidade que chega junto com a
maioridade.
b) O que diferencia os adolescentes
que aparecem na parte inicial da reportagem dos que aparecem depois do
subtítulo?
Na parte inicial: adolescentes que
desejam livrar-se das restrições impostas aos menores de idade; após o
subtítulo: adolescentes que reconhecem a importância de aguardar a maturidade,
ou identificam a relação entre maioridade e responsabilidade.
05 –
Neste livro, este sinal [...] foi introduzido em vários pontos da reportagem.
a) Esse sinal substitui o quê?
A questão retorna, para fins de revisão,
o significado de recurso gráfico apresentado em texto anterior. Substitui o
sobrenome dos entrevistados.
b) Por que foi feito essa
substituição?
Para respeitar a privacidade dos
entrevistados, que podem não desejar sua identificação num livro didático.
Faça uma lista das restrição citadas pelos entrevistadores que impedem os adoro de serem dono do próprio nariz
ResponderExcluirComo quero ser nesse momento dono do meu próprio nariz
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