segunda-feira, 3 de setembro de 2018

CONTO: NOME, COLEIRA E LIBERDADE - ORÍGENES LESSA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Conto: Nome, coleira e liberdade

Eu sempre me orgulhei da condição de vira-lata.
Sempre fui um cachorro de focinho para cima.
Fujo de pedrada, que eu não sou besta.
Fujo de automóvel, que não sou criança.
Trato gente na diplomacia: de longe!


Não me deixo tapear. Comigo não tem “não-me-ladres”.
Se precisar, eu ladro e mordo!
E coleira, aceitar eu não aceito, de jeito nenhum!
Quando vejo certos colegas mostrando com orgulho aquela rodela imbecil no pescoço, como se não fosse coleira, mas colar, chego a ter vergonha de ser cão.
Palavra de honra!
A coleira é o dono!
A coleira é escravidão!
Coleira é o adeus à liberdade!
Dirão vocês: a coleira pode livrar o cachorro da carrocinha.           
Posso falar com franqueza?
Cachorro que não sabe fugir da carrocinha pelas próprias patas, que não é capaz de autografar a canela de um caçador com os seus próprios dentes, não tem direito de ser cão.
E é por isso que eu sempre fui contra o nome que os homens me impingem. Porque é símbolo, também, de escravidão.


LESSA, Orígenes. Podem me chamar de Bacana.
Rio de janeiro: Tecnoprint, 1977, p. 25
Entendendo o conto:
01 – No texto, o cão é:
(A)  Covarde 
(B)  Tolo
(C)  Livre 
(D)  Envergonhado.

02 – Qual é o significado de coleira para o vira-lata?
      Coleira é o dono, é escravidão, é o adeus a liberdade.  

03 – “A coleira pode livrar o cachorro da carrocinha.” O que o vira-lata pensa sobre isso?
      “Cachorro que não sabe fugir da carrocinha pelas próprias patas, que não é capaz de autografar a canela de um caçador com os seus próprios dentes, não tem direito de ser cão.”

04 – “Eu sempre me orgulhei da condição de vira-lata.”, por que o cachorro diz isso?
      Ele sempre se orgulhou por ser um animal livre.

05 – Como o vira-lata, trata as pessoas?
      Trata as pessoas com diplomacia, de longe.
        
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário