quarta-feira, 12 de setembro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): NOTURNO(CORAÇÃO ALADO) FAGNER - COM QUESTÕES GABARITADAS

ATIVIDADES COM A Música: Noturno (Coração Alado)

                                                         Fagner
O aço dos meus olhos
E o fel das minhas palavras
Acalmaram meu silêncio
Mas deixaram suas marcas...

Se hoje sou deserto
É que eu não sabia
Que as flores com o tempo
Perdem a força
E a ventania
Vem mais forte...

Hoje só acredito
No pulsar das minhas veias
E aquela luz que havia
Em cada ponto de partida
Há muito me deixou
Há muito me deixou...

Ai, Coração alado
Desfolharei meus olhos
Nesse escuro véu
Não acredito mais
No fogo ingênuo, da paixão
São tantas ilusões
Perdidas na lembrança...

Nessa estrada
Só quem pode me seguir
Sou eu!
Sou eu! Sou eu! ...

Hoje só acredito
No pulsar das minhas veias
E aquela luz que havia
Em cada ponto de partida
Há muito me deixou
Há muito me deixou...

Ai, Coração alado
Desfolharei meus olhos
Nesse escuro véu
Não acredito mais
No fogo ingênuo, da paixão
São tantas ilusões
Perdidas na lembrança...

Nessa estrada
Só quem pode me seguir
Sou eu!
Sou eu! Sou eu! Sou eu! ...

Ai, Coração alado
Desfolharei meus olhos
Nesse escuro véu
Não acredito mais
No fôgo ingênuo, da paixão
São tantas ilusões
Perdidas na lembrança...

Nessa estrada
Só quem pode me seguir
Sou eu!
Sou eu! Sou eu! Sou eu! ...
                                                         Composição: Graco
Entendendo a canção:

01 – Analise os versos da primeira estrofe.
·        “O aço dos meus olhos”
Olhar firme, frio e preciso.

·        “E o fel das minhas palavras”
Palavras amargas, duras, ásperas, tristes, (escuras).

·        “Acalmaram meu silêncio”
Fizeram com que eu ficasse mudo, mas calmo, frio, inerte.

·        “Mas deixaram suas marcas...”
Apesar de eu não ter dito nada, o que vi, e senti, e não disse, deixaram marcas em mim ou no outro.

02 – Do que se trata esta canção?
      De uma pessoa decepcionada com alguém e que amplia essa frustação para o resto do mundo.

03 – Em que versos o eu lírico se sente só?
      “Nessa estrada
       Só quem pode me seguir
       Sou eu!
       Sou eu! Sou eu! ...”

04 – Nestes versos:
“Hoje só acredito
No pulsar das minhas veias
E aquela luz que havia
Em cada ponto de partida
Há muito me deixou
Há muito me deixou...”

        Como o eu lírico está se sentindo?
      Triste decepcionado e descrente do resto da humanidade.

05 – Explique o título da canção.
      “Noturno”, por si só, já nos dá uma certa ideia, ainda que um tanto superficial a respeito do sentido da letra dessa canção, pois a noite, em relação ao dia, nos remete a solidão, ao cenário mais deserto, mais vazio, e consequentemente, mais solitário.

06 – Que mensagem o poeta nos transmite?
      Que construímos nossos sonhos...
      E não realiza-los gera desilusão...
      Mas tantos novos caminhos surgem...
      Precisamos ter coragem para enxerga-los.





2 comentários:

  1. Na verdade a música trata de amadurecimento forjado na dor que leva a quebra com o vínculo mitológico e a percepção de uma nova realidade pautada pela razão.

    ResponderExcluir
  2. Estava eu aqui meditando com Fagner, e fiquei pensando na letra que me passou inicialmente essa coisa de nao sabermos lidar com a raiva muito bem ... mas com o tempo, as coisas mudam ... no final das contas, temos mesmo é que contar com o que temos, ou com o que somos, e embora tenhamos perdido a esperança, o sonho ... seguimos em frente ... tentando ver além da dor, além das ilusões da vida, e só nós mesmos podemos fazer isso, porque são nossas decisões que determinam muito do que vamos encontrar ao longo da vida.

    ResponderExcluir