Filme(ATIVIDADES): A MENINA E O PORQUINHO
Direção: Gary Winick
Elenco: Dakota
Fanning, André
Benjamin, Sam
Shepard mais
SINOPSE
E DETALHES
Fern (Dakota Fanning) é uma das poucas
pessoas a perceber que o porquinho Wilbur (Dominic Scott Kay) é um animal muito
especial. Com seu carinho e atenção ela ajuda a tornar Wilbur, que era o menor
dos irmãos, em um porco vistoso e radiante. Quando se muda para um novo
celeiro, Wilbur faz amizade com a aranha Charlotte (Julia Roberts). Os laços de
amizade dos dois fazem com que os demais animais vivam como se fizessem parte
de uma família. Porém quando surge a notícia de que Wilbur em breve será morto,
Charlotte busca um meio de convencer o fazendeiro que ele merece ser salvo.
Entendendo o filme:
01 – Ao ler a sinopse e o
cartaz você ficou com vontade de assistir ao filme? Qual dos dois chamou mas a
sua atenção para a história? Por quê?
Resposta pessoal
do aluno.
02 – Você leu a sinopse e a
um cartaz do filme “A menina e o porquinho, o que permite saber de que ele
trata, mesmo sem tê-lo assistido. Então, qual é o assunto do filme?
A amizade entre
uma menina e um porquinho.
03 – Quem são os personagens
que aparecem no centro do cartaz?
A menina Fern, o
porquinho Wilbur e aranha Charlotte.
04 – Descubram o que
significa cada um dos itens que antecedem a sinopse.
·
Direção: apresenta o nome de quem
dirigiu o filme.
·
Roteiro: apresenta o nome de quem
transformou a história do livro em um texto par o cinema.
·
Gênero: explicita o tipo de filme,
dependendo de seu objetivo.
·
Origem: local onde foi produzido.
·
Duração: tempo total do filme.
05 – O que você acha que
poderia acontecer de ruim com o porquinho Wilbur?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: a inferência mais próxima ao filme é que o porquinho
poderia ser morto para virar alimento.
06 – Sinopses, como a que
você leu, resumem a história de um filme ou de um livro. Onde esse tipo de
texto pode ser encontrado?
Em sites de
cinema, em jornais.
07 – Indique a finalidade
das sinopses:
(X) Apresentar a obra para atrair o
público.
( ) Contar a história da obra.
08 – Releia os itens que
estão no início da sinopse e responda:
a)
Quem dirigiu o filme?
Gari Winick.
b)
Em que país o filme foi feito?
Estados Unidos.
c)
O filme tem duração maior que duas horas? Por
quê?
Não. Porque dura 113 minutos, e cada hora tem 60 minutos.
d)
Um expectador que goste de suspense e de
terror vai se interessar por esse filme?
Provavelmente não, porque esse é um filme de comédia / drama / fantasia.
09 – No cartaz, o título do
filme está escrito na teia. Pensando no que você leu na sinopse, explique por
que esse recurso foi usado no cartaz.
O fato de Charlotte, a aranha, tecer
mensagens em sua teia para salvar Wilbur.
10 – O que a aranha
Charlotte pode ter escrito na sua teia para convencer o fazendeiro de que
Wilbur é diferente?
Que o Wilbur é um
porco diferente e merece ser salvo.
11 – Releia este trecho da
sinopse:
“Mas,
com a notícia de que os dias de Wilbur estão contados, parece que apenas um
milagre poderá salvá-lo.”
Agora, este trecho do
cartaz:
“O milagre acontece quando menos se
espera.”
Considerando essas frases, é
possível supor que nesse filme:
( ) Apenas coisas ruins acontecem.
( ) Não acontecem milagres.
( ) O problema de Wilbur será resolvido com o
tempo.
(X) É preciso um milagre para salvar
Wilbur.
12 – O efeito seria o mesmo
se o título do filme tivesse sido traduzido como A menina e o porco? E, se
fosse A menina e o pequeno porco? Por quê?
Não. Porque o uso do diminutivo, nesse caso, denota / indica,
além do tamanho do porco, a amizade, o carinho entre a menina e o animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário