quinta-feira, 27 de setembro de 2018

FILME(ATIVIDADES): A MENINA E O PORQUINHO - GARY WINICK - COM GABARITO

Filme(ATIVIDADES): A MENINA E O PORQUINHO


 Data de lançamento 5 de janeiro de 2007 (1h 37min)
Direção: Gary Winick
Gêneros Fantasia, Comédia, Família
Nacionalidades EUAAlemanha

SINOPSE E DETALHES

        Fern (Dakota Fanning) é uma das poucas pessoas a perceber que o porquinho Wilbur (Dominic Scott Kay) é um animal muito especial. Com seu carinho e atenção ela ajuda a tornar Wilbur, que era o menor dos irmãos, em um porco vistoso e radiante. Quando se muda para um novo celeiro, Wilbur faz amizade com a aranha Charlotte (Julia Roberts). Os laços de amizade dos dois fazem com que os demais animais vivam como se fizessem parte de uma família. Porém quando surge a notícia de que Wilbur em breve será morto, Charlotte busca um meio de convencer o fazendeiro que ele merece ser salvo.

Entendendo o filme:
01 – Ao ler a sinopse e o cartaz você ficou com vontade de assistir ao filme? Qual dos dois chamou mas a sua atenção para a história? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Você leu a sinopse e a um cartaz do filme “A menina e o porquinho, o que permite saber de que ele trata, mesmo sem tê-lo assistido. Então, qual é o assunto do filme?
      A amizade entre uma menina e um porquinho.

03 – Quem são os personagens que aparecem no centro do cartaz?
      A menina Fern, o porquinho Wilbur e aranha Charlotte.

04 – Descubram o que significa cada um dos itens que antecedem a sinopse.
·        Direção: apresenta o nome de quem dirigiu o filme.
·        Roteiro: apresenta o nome de quem transformou a história do livro em um texto par o cinema.
·        Gênero: explicita o tipo de filme, dependendo de seu objetivo.
·        Origem: local onde foi produzido.
·        Duração: tempo total do filme.

05 – O que você acha que poderia acontecer de ruim com o porquinho Wilbur?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: a inferência mais próxima ao filme é que o porquinho poderia ser morto para virar alimento.

06 – Sinopses, como a que você leu, resumem a história de um filme ou de um livro. Onde esse tipo de texto pode ser encontrado?
      Em sites de cinema, em jornais.

07 – Indique a finalidade das sinopses:
(X) Apresentar a obra para atrair o público.
(   ) Contar a história da obra.

08 – Releia os itens que estão no início da sinopse e responda:
a)   Quem dirigiu o filme?
Gari Winick.

b)   Em que país o filme foi feito?
Estados Unidos.

c)   O filme tem duração maior que duas horas? Por quê?
Não. Porque dura 113 minutos, e cada hora tem 60 minutos.

d)   Um expectador que goste de suspense e de terror vai se interessar por esse filme?
Provavelmente não, porque esse é um filme de comédia / drama / fantasia.

09 – No cartaz, o título do filme está escrito na teia. Pensando no que você leu na sinopse, explique por que esse recurso foi usado no cartaz.
      O fato de Charlotte, a aranha, tecer mensagens em sua teia para salvar Wilbur.

10 – O que a aranha Charlotte pode ter escrito na sua teia para convencer o fazendeiro de que Wilbur é diferente?
      Que o Wilbur é um porco diferente e merece ser salvo.

11 – Releia este trecho da sinopse:
      “Mas, com a notícia de que os dias de Wilbur estão contados, parece que apenas um milagre poderá salvá-lo.”
Agora, este trecho do cartaz:
        “O milagre acontece quando menos se espera.”
Considerando essas frases, é possível supor que nesse filme:
(   ) Apenas coisas ruins acontecem.
(   ) Não acontecem milagres.
(   ) O problema de Wilbur será resolvido com o tempo.
(X) É preciso um milagre para salvar Wilbur.

12 – O efeito seria o mesmo se o título do filme tivesse sido traduzido como A menina e o porco? E, se fosse A menina e o pequeno porco? Por quê?
      Não. Porque o uso do diminutivo, nesse caso, denota / indica, além do tamanho do porco, a amizade, o carinho entre a menina e o animal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário