segunda-feira, 24 de setembro de 2018

ATIVIDADES DE VERBOS - SER - ESTAR - TER - COM GABARITO


ATIVIDADES DE VERBOS – SER / ESTAR / TER


VERBO – SER                     VERBO – ESTAR       VERBO – TER
Eu – sou                                Eu – estou                  Eu – tenho
Tu – és                                  Tu – estás                   Tu – tens
Ele/Ela – é                             Ele/Ela – está              Ele/Ela – tem
Nós – somos                        Nós – estamos            Nós – temos
Vós – sois                             Vós – estais                Vós – tendes
Eles/Elas – são                     Eles/Elas – estão         Eles/Elas – têm

1) Complete com os verbos ESTAR, TER ou SER, em qualquer tempo verbal.
a) Carlos está muito preocupado porque tem uma prova amanhã de manhã!
b) Maria tem vinte anos e já tem dois filhos.
c) Minha esposa é muito bonita, mas hoje ela está mais ainda com esse vestido preto.
d) Eu estou cansado de esperar e fui embora!
e) Desculpe, você é chileno ou peruano?
f) Eu já estou de férias na próxima semana!
g) Ana está muito doente, tem uma febre de 39ºC e está de cama!
h) Aquele restaurante é perto da estação de metrô, basta seguir em frente.
i) O bebê está chorando porque está com muita sede.
j) Eu tenho quase certeza que ela não gostou da comida.
l) O hipopótamo é um animal gigante, e tem dentes muito grandes!
m) Eles estão quase morrendo quando o jogo acabar. Quem mandou jogar nesse sol?
n) Vocês não estão com frio? Por que saíram só com uma camiseta?
o) Garçom, essa sopa está muito fria, não poderia esquentar?
2) Leia o texto e depois coloque todos os verbos destacados no infinitivo e separe-os nas colunas abaixo de acordo com a conjugação a que pertencem.

A ROTAÇÃO DA TERRA

O Sol não se movimenta e sim a própria Terra. A Terra está sempre girando sobre si mesma como se fosse um pião. E ao girar, faz com que o Sol surja de um lado e desapareça de outro. Esse movimento é a rotação. O tempo que a Terra gasta para dar um volta sobre si mesma foi chamado de dia. O tempo da rotação então é de vinte e quatro horas (um dia). Já sabemos que a Terra não possui luz própria, afinal é um planeta. Quem dá luz e aquece a Terra é o Sol, que é uma estrela. Quando a face da Terra recebe luz do Sol, é dia. Na outra face escura, onde há sombra, é noite.

INFINITIVO
 1ª conjugação (AR): movimentar / girar / gastar / chamar.
2ª conjugação (ER): desaparecer / saber / receber.
3ª conjugação (IR): surgir / possuir.

3) Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
a) chegarei: chegar.
b) subiram: subir.
c) coube: caber.
d) fizeste: fazer.
e) pusesses: pôr.
f) sumiu: sumir.
g) estávamos: estar.
h) amássemos: amar.
i) polirmos: polir.
j) é: ser.

4) Identifique a conjugação a que pertence cada um dos verbos do exercício anterior:
1ª conjugação (AR): estar / amar / chegar.
 2ª conjugação (ER): caber / fazer/ ser / pôr (poer).
 3ª conjugação (IR): sumir / polir / subir.

5) Complete as frases com o VERBO TER no presente do indicativo.
a) Eu tenho vinte e cinco anos.
b) O carroceiro tem que fazer um frete.
c) As crianças têm que irem ao parque hoje.
d) Tu tens que trabalhar no sábado.
e) Nós temos muito para conversar.
f) Os políticos têm que pararem de fazer promessas falsas.


Um comentário: