segunda-feira, 10 de setembro de 2018

POEMA DE SETE FACES - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

Poema: Poema de Sete Faces
                    
     Carlos Drummond de Andrade


Quando nasci, um anjo torto
Desses que vivem na sombra
Disse: Vai, Carlos! Ser gauche na vida

As casas espiam os homens
Que correm atrás de mulheres
A tarde talvez fosse azul
Não houvesse tantos desejos

O bonde passa cheio de pernas
Pernas brancas pretas amarelas
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração
Porém meus olhos
Não perguntam nada

O homem atrás do bigode
É sério, simples e forte
Quase não conversa
Tem poucos, raros amigos
O homem atrás dos óculos e do bigode  

Meu Deus, por que me abandonaste
Se sabias que eu não era Deus
Se sabias que eu era fraco

Mundo mundo vasto mundo
Se eu me chamasse Raimundo
Seria uma rima, não seria uma solução
Mundo mundo vasto mundo
Mais vasto é meu coração

Eu não devia te dizer
Mas essa lua
Mas esse conhaque
Botam a gente comovido como o diabo.

                                  Composição: Carlos Drummond de Andrade

Entendendo o poema:
01 – Que relação se pode estabelecer entre o título do poema e o número de estrofes? 
      O título é "Poema de Sete Faces" e o poema tem sete estrofes, e cada estrofe corresponderia a uma "face" ou ponto de vista. 

02 – Que elemento comum identifica o poeta e o anjo? 
     O adjetivo "torto". 

03 – Há uma aparente desconexão entre as várias estrofes, como se o poeta registrasse flashes da realidade. Identifique cada uma das estrofes, a partir da ideia básica de cada uma delas, que assinalam a seguir: 
a) flash do adulto sério, reservado: 
      3ª estrofe.

b) nascimento do poeta: 
      1ª estrofe.

c) percepção de um mundo inquieto, que poderia ser mais belo: 
      2ª estrofe.

d) desajustamento entre a realidade interior e a exterior, aliado à percepção da sexualidade: 
      6ª estrofe.

04 – Em que verso o poeta utiliza uma passagem bíblica? 
      "Meu Deus, por que me abandonaste".

05 – Em que estrofe o poeta descobre-se impotente diante do mundo? Transcreva o verso que evidencia essa sensação. 
      6ª estrofe; "seria uma rima, não seria uma solução."

06 – Na 4ª estrofe: “O homem atrás dos óculos e do bigode.” Qual é o sentimento do autor?
      Ele se sente isolado por ser sério de poucas palavras e poucos amigos.

07 – De acordo com a 5ª estrofe, o que o autor questiona a Deus?
      Porque Deus deixou ele no caminho errante, por isso ele é um fracasso diante da vida.

08 – O que o eu lírico confessa na última estrofe?
      O eu lírico confessa que fez tais revelações sobre si mesmo devido ter-se embriagado.

09 – Apesar de publicado em 1930, o poema apresenta certas características que o associam à produção dos primeiros modernistas, como a construção fragmentada, os flashes e a falta de pontuação no 2° verso da 3ª estrofe. Que correntes de vanguarda se associam a essas características?
      Cubismo e futurismo, principalmente. A imagem do bonde “cheio de pernas” lembra o Surrealismo.

10 – O gauchismo do eu lírico é anunciado por um “anjo torto”. Os anjos são comuns nas histórias religiosas, como na do anjo Gabriel, que aparece a José e ordena a ele que fuja de Jerusalém com o menino Jesus. O que diferencia os anjos das histórias religiosas do anjo do poema?
      Os anjos bíblicos são anjos de luz: são bons, prenunciam coisas boas e auxiliam as pessoas, Já o anjo que apareceu no eu lírico é “torto” e vive “na sombra”. Como um anjo do mal, prevê-lhe um futuro gauche, lançando sobre ele uma espécie de maldição.

11 – Releia a 2ª estrofe. Nela o mundo exterior é descrito pela ótica do eu lírico.
a)O eu lírico participa diretamente do mundo que descreve?
      Não.

b) O que parece interessar mais às pessoas que fazem parte do mundo exterior?
      As relações humanas parecem se reduzir ao desejo sexual, a uma espécie de “caça sexual”. 

12 – Na última estrofe, é introduzido um interlocutor, até então ausente, identificado pelo pronome te.
a)Levante hipóteses: Quem poderia ser esse interlocutor?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Entre elas a de que seja o leitor e, considerando-se o cenário romântico, a pessoa amada.

b) De acordo com a estrofe, o conhaque e a atmosfera noturna deixaram o eu lírico comovido. É como se todo o poema fosse fruto de bebedeira, não fosse coisa séria. Na sua opinião, o eu lírico estaria falando a sério ou blefando? Por quê?
      Blefando, pois os assuntos de que trata são profundos, existenciais, universais.

13 – O poema está organizado em sete estrofes. Observe a relação existente entre elas.
a)Por que o poema se intitula “Poema de sete faces”?
      Porque o poema apresenta sete estrofes, aparentemente sem relação umas com as outras.

b) Apesar de não explícito, existe um fio condutor que liga, no plano do conteúdo, todas as estrofes do poema. Qual é esse fio?
      É o gauchismo.

c) Alguns críticos defendem o ponto de vista que as estrofes do poema ilustram as faces da vida do eu lírico. Aceita essa hipótese, responda: Que estrofe corresponde à infância? Quais correspondem à adolescência? Quais correspondem à fase da maturidade e da reflexão sobre o “estar-no-mundo”?
      A 1ª estrofe corresponde à infância; a 2ª e a 3ª correspondem à adolescência; da 4ª estrofe em diante, haveria a fase da maturidade.

14 – Na 1ª estrofe, a introdução do nome Carlos parece situar o poema e o gauchismo no plano autobiográfico. Contudo, os temas abordados – o estar-no-mundo, o eu perante os valores sociais, a comunicação com o outro, etc. – São universais, e não particulares. Por que tais temas são universais?
      Porque todos nós, de alguma forma, estamos envolvidos com os problemas da adequação social, do papel social, do relacionamento com outras pessoas.










8 comentários:

  1. Indiquei o número de versos e estrofes do poema

    ResponderExcluir
  2. A primeira estrofe refere-se ao nascimento do poeta. Nela aparece um anjo que o condena a ser gauche ( do francês " esquerdo " ), isto é desajeitado, inadequado na vida. Que características desse anjo nos permite considera nada convencional

    ResponderExcluir
  3. A primeira estrofe refere-se ao nascimento do poeta. Nela aparece um anjo que o condena a ser gauche ( do francês " esquerdo " ), isto é desajeitado, inadequado na vida. Que características desse anjo nos permite considera nada convencional

    ResponderExcluir
  4. Na estrofe seguinte, é descreto o'' homem atrás dos óculos é do Bigode''. É possível afirmar que ele é Gauche? Porque?

    ResponderExcluir
  5. Big Day 👍KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Muito bom as respostas,me ajudou bastante, obrigada ❤️

    ResponderExcluir