sábado, 15 de setembro de 2018

NOTÍCIA: SEM OLHOS NOS OLHOS, NAMORO POR INTERNET FICA SÓ NA FANTASIA - JAIRO BOUER - COM QUESTÕES GABARITADAS


TEXTO:Sem olhos nos olhos, namoro por internet fica só na fantasia
   
JAIRO BOUER, COLUNISTA DA FOLHA

        "Sou uma garota de 18 anos e estou gostando de um cara que conheci em uma sala de bate-papo. Namoramos virtualmente e terminamos há quatro meses. Gosto muito dele, mesmo sem saber como ele é. Tenho certeza do que sinto. Já fiquei com outro carinha, mas não deu certo porque ele tinha ciúmes do meu ex-namorado do chat. O que faço?"
        Você acredita mesmo em um namoro que acabou sem nunca ter começado? Não dá para a gente dizer que teve um namorado sem nunca ter conhecido essa pessoa, não acha? Esse é o exemplo de uma situação que se tornou mais comum com a chegada da internet e das salas de bate-papo em nossas vidas.
        Você entrou em uma sala de bate-papo, "teclou" com um cara e deve ter continuado a "falar" com ele por e-mails, chats e, talvez, até pelo telefone. Só que você nunca conseguiu encontrar-se com ele. A comunicação e a relação entre vocês sempre foi virtual.
        Pode ser que você tenha até trocado fotos e imagens com ele, mas nunca rolou aquela história de olhos nos olhos, tão importante para você poder sentir se há mesmo uma atração e um sentimento especial entre vocês. Vamos combinar que isso é uma das coisas que não têm como acontecer pelo computador.
        Nada contra a internet! Hoje, milhares ou até milhões de pessoas se encontram pela primeira vez pelo computador, quebram o limite do virtual e acabam tendo um contato real. As salas de bate-papo se tornaram uma espécie de ponto de encontro, como praça de cidade do interior ou área de lazer de shopping center.
        É lógico que esses encontros virtuais exigem um cuidado especial porque, afinal de contas, você não sabe quem está do outro lado da tela. Pode ser uma pessoa muito legal que também procura alguém bacana, mas pode ser também alguém que está perdido na vida e usa a internet apenas para passar seu tempo.
        A maior parte dos encontros virtuais não dá em nada (nem sempre o real é a tradução daquilo que a gente tinha imaginado), muitos acabam em sexo (tem gente que entra nas salas de bate-papo apenas para isso), mas também há encontros que podem transformar-se em relações muito legais. Muitos casais que estão por aí, andando de mãos dadas pelas ruas, conheceram-se na rede.
        O seu "quase-namoro" não vingou! Vocês ficaram se falando e "teclando" por algum tempo, mas não conseguiram transpor a barreira do virtual. Ficou mais para a fantasia do que para a realidade. Acontece! Pode apostar que vocês não foram o primeiro casal a passar por isso nem serão o último!
        O importante é superar essa história e não deixar que ela atrapalhe sua vida afetiva. É a hora de pesar se é possível conhecer de verdade esse cara do chat ou se é melhor esquecer essa história e partir para outra. Você até conheceu um outro garoto e a história não foi para a frente por causa desse "ex-namorado" que ainda está na sua cabeça! Pode apostar que aqui, no lado real, tem um monte de gente legal procurando um namoro. É só estar aberta para isso.
                                      Folha de São Paulo. Folhateen, 15 jul. 2002. 
Entendendo o texto:
01 – Observe os provérbios abaixo:
“Quem ama o feio bonito lhe parece.”
“Longe dos olhos, perto do coração.”
“O que os olhos não veem o coração não sente.”
“Amor com amor se paga.”
Quais desses provérbios podem ser aplicados ao texto?
      Todos, menos o segundo provérbio.

02 – Com a chegada da Internet e das salas de bate-papo (chat), surgiram novas formas de escrita de várias palavras. Muitas pessoas, por não concordarem ou desconhecerem seus significados, condenam esta prática. Como você avalia esta evolução linguística?
      Resposta pessoal do aluno.

03 – A respeito da pergunta anterior, que palavras do texto exemplificam esta situação?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Você conhece outras palavras próprias do vocabulário das salas de bate-papo? Quais?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – A linguagem jornalística apresenta aspectos específicos como, por exemplo, a manchete, que é o título mais importante da “primeira página” do jornal e de seus cadernos. Lead é um resumo prévio da notícia (o que, quem, quando, como, onde e por que). Reconheça os elementos acima no texto. 
      Lead: “Sou uma garota... faço?”
      Manchete: “Seu olhos... fantasia.”

06 – Reescreva os trechos a seguir, substituindo a expressão popular “a gente” pelo pronome nós, fazendo as devidas concordâncias do verbo.
“Nem sempre o real é a tradução daquilo que a gente tinha imaginado.”
      Nem sempre o real é a tradução daquilo que nós tínhamos imaginado.

“Não dá para a gente dizer que teve um namorado sem nunca ter conhecido essa pessoa.”
      Não dá para nós dizermos que tivemos um namorado sem nunca termos conhecido essa pessoa.    

07-Observe o emprego de e a nestas frases.
a)   Namoramos virtualmente e terminamos quatro meses.
b)   Daqui a dois dias vou encontrar meu namorado.
Qual das duas frases expressa tempo passado? Qual indica tempo futuro? Em qual se empregou o verbo haver? Em qual se usou a preposição a para indicar tempo futuro?
a)   Tempo passado. Verbo haver.
b)   Tempo futuro. Preposição a.

08 – Reescreva as frases, completando com ou a:
a)   O rapaz está alguns dias desempregado.
b)   muito tempo não tiro férias.
c)   Partiremos daqui a uma semana.
d)   De hoje a três dias eles voltam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário