sábado, 15 de setembro de 2018

TEXTO:CONECTANDO-SE COM O PLANETA - ROSA MARIA PAOLETTI S.SILVA


Texto: Conectando-se com o planeta

  Na sociedade globalizada, os países aos poucos vão se interligando, enfraquecendo as fronteiras, o que torna difícil distinguir os limites entre o nacional e o internacional.
        Ser um país moderno, hoje, é ser capitalista e estar inserido no mercado mundial. Não se adaptar a essa nova dinâmica significa ficar à margem do processo de desenvolvimento.
        No processo de globalização, o mundo se tornou um grande mercado, onde ocorre a comercialização de produtos e os investimentos na indústria e no financeiro, como o das bolsas de valores.
        Por meio da internet, os investidores podem se conectar instantaneamente com qualquer parte do planeta, tomando conhecimento de tudo o que acontece no mercado mundial. Se a economia estiver enfraquecida em determinado país, o investidor rapidamente transfere seu capital para outro onde haja maior estabilidade e maior retorno. Assim, o capital pode “voar” de um local para outro com grande velocidade – é a chamada volatilidade de capitais.
      As empresas multinacionais procuram se instalar onde haja isenção de tributos por parte do governo ou onde possam dispor de mão-de-obra barata, e depois vendem seus produtos para o mundo todo.
      As mercadorias se desnacionalizam. Um automóvel pode ter as diferentes partes que o compõem fabricadas por países diversos. E a globalização se manifesta como uma grande rede, que entrelaça velozmente capital, tecnologia e produção, desconhecendo fronteiras.
        Com o extraordinário desenvolvimento das telecomunicações, as notícias, as informações e a troca de conhecimentos chegam rapidamente a qualquer parte do mundo, promovendo a difusão de culturas, usos e costumes, interferindo nos modos de vestir, de pensar e agir das pessoas. Exemplos atuais são a Coca-Cola e a rede McDonald’s, que leva fast food até o Japão e os antigos países comunistas.
        Essa globalização cultural e econômica faz surgir uma sociedade planetária, transnacional, comandada pelos países ricos e pelas poderosas empresas multinacionais. E os países que não conseguem entrar nesse ritmo frenético do mercado global estarão em desvantagem na competição.
        No caso do Brasil, há um esforço para marcar presença nesse cenário. Mas, para que o Brasil prossiga o desenvolvimento, é necessário que sua participação no mercado global não se dê de forma submissa e subordinada, e sim com autonomia que é própria de um país cheio de perspectivas e reais potencialidades.
                                     Rosa Maria Paoletti de Siqueira e Silva
                                        (Socióloga, pedagoga e escritora).
Entendendo o texto:
01 – A palavra Internet é composta e vem do latim (inter: “entre”) e do inglês (net.). Pesquise num dicionário de inglês o sentido da palavra net.
        Net: rede, malha.
        Agora dê o significado da palavra relacionada à comunicação:
        Internet: rede de comunicação entre pessoas, empresas, países.

02 – Também as palavras fast e food vêm do inglês. O que significam?
        Fast: rápido, ligeiro.
        Food: comida, alimento.
        Portanto, fast food significa: comida rápida, refeição rápida.

03 – Reúna o seu grupo e faça um levantamento das palavras mais difíceis do texto, escrevendo ao lado de cada uma seu(s) significado(s).
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Existem, no nosso dia-a-dia, várias palavras de origem inglesa que usamos quando nos comunicamos. Escreva abaixo algumas que você conheça:
      Resposta pessoal do aluno.

05 – De acordo com o texto, o que torna difícil, hoje em dia, distinguir o nacional do internacional?
      Na sociedade globalizada, os países vão se interligando e diluindo as fronteiras. As multinacionais, a Internet e os meios de comunicação estão fazendo surgir uma sociedade planetária.

06 – Por que a autora usou aspas em “voar”?
      Para chamar a atenção sobre o uso incomum da palavra, isto é, um sentido especial no texto.

07 – De acordo com o texto, qual é o papel da mídia e das telecomunicações no processo de globalização?
      A mídia desconhece fronteiras: notícias e informações chegam a qualquer parte do mundo, alterando usos, costumes, difundindo culturas, interferindo na movimentação das bolsas de valores etc.

08 – Explique, do seu modo, o que você entendeu por globalização.
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Você acha que a globalização enfraquece o sentimento patriótico? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

10 – Como você vê o papel das empresas multinacionais na vida dos países em que se instalam?
      Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário