segunda-feira, 10 de setembro de 2018

FÁBULA: O ASNO E A CARGA DE SAL - ESOPO - COM GABARITO

Fábula: O Asno e a carga de sal
          ESOPO


        Um asno carregado de sal atravessava um rio. Um passo em falso e ei-lo dentro da água. O sal então derreteu e o asno se levantou mais leve. Ficou todo feliz. Um pouco depois, estando carregado de esponja às margens do mesmo rio, pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas. O que aconteceu? As esponjas ficaram encharcadas e, impossibilitado de se erguer, o asno morreu afogado.
   

  MORAL: Algumas pessoas são vítimas de suas próprias artimanhas.

 Fonte: Esopo. Fábulas. Porto Alegre: L&M Pocket, 1997, p. 139-140.

Entendendo a fábula:
01 – Na expressão retirada do texto, “... pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas...”, a expressão em negrito pode significar também:
a) Casualmente
b) Intencionalmente.
c) Coincidentemente.
d) Proporcionalmente.

02 – As ações do Asno dão ideia de:
a) Certeza.
b) Fraqueza.
c) Estranheza.
d) Esperteza.

03 – Por que o Asno morreu afogado?
      Porque as esponjas ficaram encharcadas, e ficou muito pesado e ele não conseguiu sair do rio.


18 comentários:

  1. nossa e a mesma liçao que eu estou fazendo. ate as perguntas sao iguais.
    fico ate mais facil pra mim

    ResponderExcluir
  2. Qual o significado algumas pessoas são vítimas de sua própria artimanhas?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela ajuda eu vou melhor muito com ajuda de vcs

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA PELA SUA RESPOSTA, EU DOU NOTA 100000 ☺️👍

    ResponderExcluir
  5. Essa é a atividade que eu tô fazendo
    Muito obrigado pela resposta
    Mim ajudou muito 😊

    ResponderExcluir
  6. Nesse texto
    Qual é a moral que o texto nos ensina ?

    ResponderExcluir
  7. As pessoas tentam fazer as coisas com preguiça e se lascam

    Praticamente essa e a moral...

    ResponderExcluir
  8. Qual à moral que o texto nos ensina?

    ResponderExcluir
  9. Nesse texto, no trecho O q aconteceu? O ponto de exclamação foi usado para indicar

    ResponderExcluir